João Kepler
João Kepler é escritor, educador, anjo-investidor, conferencista, apresentador do programa PIVOTANDO no SBT News. É autor de 11 livros, especialista em nova economia, equity, startups e negócios inovadores. Foi premiado quatro vezes como o Melhor Investidor Anjo do Brasil pelo Startup Awards. Também foi premiado pelo iBest como Top #1 do Brasil em Economia e Negócios. Kepler ainda é CVO da Bossa Invest - Venture Capital e CEO da Equity Fund - Private Equity.
Aprenda a se comunicar
5 dicas de comunicação para quem quer vender mais
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- Foco e atenção: quando digo postura, esteja atento aos pequenos detalhes que fazem toda diferença. Um aperto de mão. Um desvio de olhar. Tudo isso também é comunicação! E são estes detalhes que vão ajudar a transmitir confiança, insegurança - todos nós, inconscientemente, podemos reconhecer e interpretar esses sinais, e isso impacta diretamente na tomada de decisão final.
- Linguagem adequada: assim como se preocupar com o tom que dará a uma conversa podendo ser mais formal ou mais informal dependendo obviamente do contexto e público, ter consciência de adotar uma boa linguagem corporal é fundamental neste processo. Este ponto é tão importante que existem diversos cursos direcionados especificamente para esse tipo de treinamento que ensinam como se comunicar melhor por meio da linguagem corporal.
- Conecte-se de verdade: pessoas conversam o tempo todo, mas será que estão se comunicando de verdade? Embora essa pergunta pareça paradoxal, o fato é que, na maioria dos casos, falar não é sinônimo de se comunicar. E o grande detalhe aqui é que, se duas pessoas não estão em sintonia, dificilmente podem chegar a mesma conclusão. Não tem como se comunicar com o cliente sem entrar em sintonia com ele de verdade.
- Empatia gera resultado: e por falar em conexão real e atenção, procure descobrir quais são as necessidades do cliente, entenda os seus problemas e elabore respostas assertivas de acordo com a ocasião. Assim, sabendo como se comunicar bem com esse cliente especificamente, você conseguirá vender o que for e com qualidade e assertividade, que gera inclusive recorrência.
- Por fim, uma última dica tem a ver com uma importante característica: a objetividade. Em tempos de excesso de informações e acesso facilitado a serviços e produtos, seja o mais objetivo possível no sentido de mostrar o que você faz ou pretende fazer de forma clara e sincera. Bons comunicadores não dão muitas voltas e sabem exatamente onde pretendem chegar com um diálogo.