Andre Inohara
Andre Inohara é cofundador e CEO da Inovasia, consultoria de educação executiva que ajuda empresas brasileiras a se conectar aos modelos mais disruptivos de negócios na Ásia. Antes de criar a Inovasia, André atuou como assessor de comunicação na Amcham, a Câmara Americana de Comércio para o Brasil, e ajudou a criar o conteúdo multiplataforma da entidade. É jornalista e administrador, com MBA em Informações Financeiras pela FIA (Fundação Instituto de Administração) e pós-graduação em Comunicação Digital pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing).
Tecnologia
Big techs chinesas competem para oferecer o melhor serviço de conexão para carros
comprar, ele vai ter, no mínimo, um GPS e conectividade com celular, tablet e
mídia. Pode ser também que você não tenha pressa e esteja esperando chegar por
aqui um modelo autônomo para chamar de seu.
ser potente e gastar pouco combustível. Também precisa ter direção elétrica, estabilidade
nas curvas, conforto e um belo design. Ou qualquer outro quesito. O fator
desempenho certamente é fundamental na escolha do carro, mas ele está perdendo
terreno na decisão de compra para a conectividade embarcada dos modelos.
ser assim – é a comodidade de conversar com amigos ou colegas de trabalho e até
fazer compras via comando de voz enquanto se está no trânsito. E dirigindo com atenção
e cautela, certamente.
com a maior penetração de rede 5G e onde estão sendo criados os softwares de interatividade
automotiva mais avançados do mundo. Mais chamativo ainda é que esse
desenvolvimento não está sendo liderado pelos fabricantes de carros.
BAT – Baidu (o Google chinês), Alibaba (maior e-commerce do mundo) e Tencent
(dona do app de conversas WeChat) e a telecom Huawei. Vindas de ramos diversos,
como mídias sociais e compras online, as techs se enfrentam em uma nova arena
mercadológica: o desenvolvimento de softwares de carro.
automotivo chinês. O Alibaba controla o principal sistema operacional para
carros conectados, o AliOS, que equipa cerca de 1 milhão de veículos. Mas Baidu
e Tencent têm sistemas operacionais próprios que ganham popularidade
rapidamente entre os motoristas.
de voz e está presente em mais de 600 modelos automotivos. Segundo o instituto
IHS Markit, esse sistema estará em 1,8 milhão de carros novos até 2022. É um
volume maior do que a soma dos sistemas da Tencent e Alibaba.
sociais, a Tencent usou sua expertise para criar serviços personalizados de entretenimento em veículos. Do
celular, os usuários podem sincronizar música e audiobooks, entre outras
mídias, e reproduzir o som a partir dos alto falantes do carro.
mídia, a Tencent nada de braçada. O WeChat é o app de mensagens mais popular da
China e as montadoras fazem questão de oferecer o acesso em seus carros. O apelo
de venda é forte e justificado. O modelo SUV CS75 Plus, da montadora Chang'an, foi
o primeiro a sair da fábrica com uma versão de WeChat operada por voz e vendeu 200
mil carros um ano após o lançamento. A montadora declarou que vai incorporar o
serviço em todos os modelos.
melhor serviço de conectividade de todas as big techs. Os recursos incluem comunicação 5G entre carro
e estação base de celular e cockpit digital de alta capacidade para processar
linguagem natural e classificação de objetos.
HiCar é semelhante ao CarPlay da Apple e ao Android Auto do Google, e permite espelhar
um dispositivo Huawei para o painel do carro. A telecom negocia com 20
montadoras, incluindo a BYD, o lançamento do sistema em 150 modelos, o que deve
somar 5 milhões de carros até o fim de 2021.
conectividade. Enquanto as grandes montadoras não aprenderem a desenvolver esse
tipo de solução, as empresas de tecnologia é que terão voz ativa no
desenvolvimento. Isso tem causado alguns conflitos entre montadoras e empresas
de tecnologia.
autônomos próprios, por enquanto nenhuma similar chinesa de tecnologia demonstrou
interesse em construir carros. Mas o que se vê é que, querendo ou não, montadoras
e techs parecem destinados a trabalhar juntos.