Thumbnail

Preparando líderes do futuro

Julio Cezar Agostini

Julio Cezar Agostini

Júlio Cezar Agostini é Coordenador Nacional do Polo de Lideranças do Sistema Sebrae. Compartilha seu conhecimento pelo perfil no Instagram e também pelo canal no YouTube.

Treinamento de lideranças

Preparando líderes do futuro

06/01/2023 14:14
Iniciei 2023 com uma nova atribuição dentro do sistema SEBRAE: desenvolver líderes que apoiam os pequenos negócios em todo o Brasil. Uma tarefa gigante face ao contexto continental de nosso país e a diversidade de ambientes aonde as micro e pequenas empresas estão inseridas.
Desenvolver líderes abrange um conjunto de competências técnicas e humanas que visam aumentar a eficácia de sua atuação para a geração de maior valor para a sociedade em diversos aspectos relevantes com a finalidade de construir uma sociedade mais desenvolvida e próspera.
Líderes são protagonistas do desenvolvimento e quando atuam em “alta performance” é que as transformações acontecem. Por isso é muito importante desenvolvê-los e tê-los como aliados.
Liderança não é cargo. A grande diferença entre chefe e líder é que chefe tem e ocupa um cargo (presidente, diretor etc.), já o líder tem uma causa que adota como missão e se compromete por inteiro, com estrema dedicação para sua consecução. O líder é um energizador de sua equipe e é essa energia humana, ativadora da coletividade e com intensidade e aplicação que fazem as transformações acontecerem
As pessoas se identificam com líderes autênticos, inspiradores, que lideram pelo exemplo e agregam emoção ao trabalho. Honra, dignidade, integridade, ética, visão são fatores indispensáveis. Fatores e resultados pragmáticos também ajudam a inspirar: Quantas pessoas de fato ajudou? Que trabalho realizou? Quais foram seus resultados e a quem, de fato beneficiou?
Desenvolver líderes é também muito sobre desenvolvimento de comportamentos: falar menos, fazer mais; de apresentar menos desculpas para focar mais em resultados; menos procrastinação e mais proatividade; menos distraído para mais focado, menos reclamação para mais busca de soluções; menos amadorismo para mais planejamento; menos medo do novo para mais inspiradores de mudanças, além de outros tantos comportamentos, inclusive de cunho cultural. Trata não só de desenvolver um novo “mindset” mas também um novo “heartset” parafraseando Robin Sherma. Em suma, desenvolver líderes é tratar sobre como servir as pessoas e a sociedade.
Outras habilidades técnicas e relacionais também são necessárias entre as quais a elaboração de projetos para obtenção de recursos, como fazer articulação, elaboração do pensamento estratégico e até mesmo competências instrumentais como falar em público, negociação etc., fazem parte da lista de competências necessárias para o bom exercício da liderança.
Saber identificar e reconhecer os diferentes perfis de lideranças em função de suas diferenças culturais, geográficas e estágio da maturidade pessoal será um dos desafios iniciais e criam as condições necessárias para uma atuação nacional. Nesse sentido, o Polo Nacional de Lideranças desenvolveu no ano de 2022 um mapeamento nacional com as principais competências que serão desenvolvidas junto as lideranças do ambiente institucional dos pequenos negócios no Brasil. Será um bom início.
Importantíssimo também reconhecer que a tarefa somente será possível em função da grande rede criada a partir dos SEBRAE estaduais. Atualmente, 10 estados já fazem parte dessa rede e com a pretensão de expansão para 18 até final de 2023 e de todos os 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal até dezembro de 2024.
A tarefa é árdua, mas a missão é nobre. Desenvolver as capacidades de milhares de líderes do ambiente dos pequenos negócios no Brasil possui um potencial transformador gigante e poderá contribuir para o desenvolvimento de uma nação mais próspera e justa, bem como beneficiar, de forma direta e indireta, a vida de milhares de brasileiros. Estou pessoalmente entusiasmado com a oportunidade de coordenar essa ação em âmbito nacional.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão