Thumbnail

Líderes tomam decisões a todo momento, uma boa parte dessas decisões podem gerar impacto gigante nos resultados das organizações.

Julio Cezar Agostini

Julio Cezar Agostini

Júlio Cezar Agostini é Coordenador Nacional do Polo de Lideranças do Sistema Sebrae. Compartilha seu conhecimento pelo perfil no Instagram e também pelo canal no YouTube.

Pensamento por polaridades

Polarity Thinking, um modelo que reúne sabedoria e tecnologia estará disponível para lideranças dos pequenos negócios

13/01/2023 17:37
O processo de tomada de decisão está no centro de qualquer modelo de gestão. Líderes tomam decisões a todo momento, e uma boa parte dessas decisões podem gerar impacto gigante nos resultados das organizações. Não se trata somente de decidir, mas é a qualidade da decisão que é essencial.
Em situações complexas ou de alto risco, a questão é ainda mais relevante. Situações em que existam paradoxos, crises, dilemas, conflitos ou polarização de propostas são geralmente mais delicadas porque, em grande parte das vezes em que acontecem, exigem escolhas difíceis por um dos lados da questão. Mas não precisa ser bem assim. Buscando sair dos velhos paradigmas e propor alternativas sustentáveis para situações desse tipo é que Barry Johnson, um guru da administração americano, cunhou o termo Polarity Thinking, um modelo que ajuda líderes no processo de tomada de decisão no qual buscasse gerar o máximo de valor e reduzir os efeitos negativos de ambos os lados da situação conflitante simultaneamente. Fantástico, não? E é isso que ele chama de saber construir e tomar decisões com sabedoria.
No modelo desenvolvido por Johnson, os líderes devem perceber que situações opostas (daí vem o nome do processo “Polarity Thinking”), quando observadas de maneira holística e interdependentes, são altamente complementares e impossíveis de serem totalmente eliminadas pois elas sempre coexistirão. Para tornar a filosofia em algo prático e acessível para todos, o modelo oferece um portal para avaliações individuais e de grupos de uma mesma organização, permitindo a análise 360º, o uso de uma matriz que organiza o mapeamento dos principais elementos envolvidos bem como o plano de ação para alavancar os resultados almejados. O processo oferece todas as facilidades da tecnologia para trabalhos presenciais ou online e para a construção de um processo de tomada de decisões consideradas sábias. Mas a verdadeira inovação e originalidade do modelo está no emprego da filosofia e da prática dos conhecimentos sobre as polaridades.
O SEBRAE PR já faz uso deste modelo em programas específicos para o desenvolvimento de lideranças rurais com excelentes resultados. Nesse momento, estou participando de um processo de certificação no modelo ofertado pelo Polarity Institute da Virginia, Estado Unidos. A proposta é de que em 2023 esse modelo seja empregado em programas que terão abrangência nacional ofertados pelo Polo Nacional de Lideranças do Sistema SEBRAE. Vamos capacitar as lideranças do ambiente dos pequenos negócios de todo o Brasil  para que possam tomar decisões cada vez mais sábias e contribuir com o desenvolvimento de um país mais justo e próspero.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão