Thumbnail

Grande parte das pessoas que chegam a funções de liderança não estão bem preparadas para promover as transformações necessárias.

Julio Cezar Agostini

Julio Cezar Agostini

Júlio Cezar Agostini é Coordenador Nacional do Polo de Lideranças do Sistema Sebrae. Compartilha seu conhecimento pelo perfil no Instagram e também pelo canal no YouTube.

Capacidades de liderança

O verdadeiro desafio para as lideranças é gerar impacto positivo

27/01/2023 11:58
Qualquer que seja o contexto em que o líder esteja inserido, seja urbano, rural, tecnológico entre outros, um de seus principais papéis será o de promover mudanças que gerem benefícios para seus liderados. Existe uma clara correlação entre o valor dos benefícios gerados por suas iniciativas e a respectiva avaliação de seu desempenho junto aos liderados.
Mas, como gerar esse valor e fazer as transformações acontecerem na vida dos liderados?  Chamo essa questão de o “verdadeiro desafio das lideranças” pois posiciona o líder para longe dos proselitismos e das barganhas pobres que levam a realização de ações convenientes e a mediocridade para focar no essencial, naquilo que vai fazer a diferença.
Grande parte das pessoas que chegam a funções de liderança não estão bem-preparadas para promover as transformações necessárias. Atuam muitas vezes de forma pífia e com desempenho abaixo do esperado, o que leva as inciativas, se não ao fracasso, apenas ao atingimento de resultados medianos. Em suma cria-se um ciclo vicioso entre ação e resultados de baixo impacto.

Esse quadro precisa ser revertido

E é exatamente para reverter esse quadro que o Polo Nacional de Lideranças do Sistema Sebrae se propõe a desenvolver um conjunto de ações que propiciem uma jornada de aprendizado e crescimento para que líderes que atuam no ambiente dos pequenos negócios possam ser agentes condutores das transformações da realidade atual e gerar impactos positivos na vida de seus liderados. A experiencia acontecerá não só através de cursos e capacitações, mas também na prática aplicada em projetos reais. É através da prática que de fato a liderança é desenvolvida.
Ron Ashkenas e Brook Manville (Harvard) definem seis capacidades que o líder precisa desenvolver e aplicar para potencializar a liderança transformadora:
  1. Criar uma visão estimulante e desafiadora; 
  2. Transformar visão em uma estratégia consistente;
  3. Constituir um time competente;
  4. Focar em resultados mensuráveis;
  5. Fomentar a inovação, o aprendizado, inclusive no desenvolvimento de novos líderes; 
  6. Buscar conhecer melhor a si mesmo e se aperfeiçoar dia a dia; 
É a aplicação prática destas capacidades em projetos da vida real que farão as transformações que geram impacto positivo na vida dos liderados acontecerem.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão