
Julio Cezar Agostini
Júlio Cezar Agostini é Coordenador Nacional do Polo de Lideranças do Sistema Sebrae. Compartilha seu conhecimento pelo perfil no Instagram e também pelo canal no YouTube.
Liderança e personal branding
Líderes devem buscar ter sua marca pessoal
Todos os líderes possuem uma marca pessoal que deve ser cuidadosamente elaborada para ser percebida de forma distinta pelos seus colaboradores, pares e pela sociedade de uma forma geral. A marca individual do líder evidencia sua identidade, capacidades e realizações e como é reconhecido. Possibilita ao líder definir seus próprios objetivos de liderança e então posicioná-lo apropriadamente conforme a necessidade e situação. Uma marca de liderança ajuda a diferenciar líderes e suas abordagens, valores, crenças e visão.
Quatro elementos importantes que contribuem para o desenvolvimento da marca do líder:
1) O estabelecimento dos resultados que pretende atingir num determinado período;
2) Desenvolver as características distintas com as quais ele quer ser reconhecido;
3) Definir sua identidade;
4) Fazer um manifesto de liderança com uma descrição sobre o que o líder quer, como quer ser reconhecido e aonde quer chegar.
Também é importante que os líderes obtenham opiniões sobre sua marca de liderança junto aos executivos seniores, subordinados e outros stakeholders para entender suas expectativas. Um líder precisa colocar os interesses da organização e dos stackholders antes das ambições e objetivos dele próprio.
Outro aspecto importante é a necessidade de entender que a marca da liderança pessoal não pode ser criada instantaneamente, mas que a credibilidade é conquistada através de trabalho duro e que sua aceitação acontecerá e somente será reconhecida depois que seus resultados forem atingidos.