Criado para promover o desenvolvimento de líderes que apoiam os pequenos negócios no Brasil, o Polo Nacional de Liderança do Sistema SEBRAE, presente em 23 estados das cinco regiões brasileiras, iniciou em agosto uma nova fase em sua estratégia de atuação. A realização de atividades conjuntas sincronizadas e em rede.
Nesse tipo de ação, os 23 SEBRAE estaduais trabalham numa mesma ação ao mesmo tempo. A proposta dota o sistema SEBRAE de maior capacidade de gerar impactos em processos que visam o desenvolvimento de lideranças em ações em escala nacional.
Os 23 estados que fazem parte da rede nacional de liderança participam do projeto piloto. No total, são 46 líderes (escolhidos pelos próprios SEBRAE estaduais) que exercem uma diversidade de funções, entre prefeitos, líderes comunitários, territoriais, líderes de entidades empresariais, lideranças femininas, de cooperativas e de diferentes regiões e ambientes de atuação. O que todos têm em comum é que desenvolvem projetos que promovem os pequenos negócios em parceria com o SEBRAE.
A nova forma de atuação está sendo testada com a realização do programa ¨liderança consciente¨, que tem como objetivo conscientizar as lideranças de seu real papel e do impacto de suas ações junto aos liderados e à sociedade. São 46 líderes, sendo dois por estado integrante da rede que participam da atividade.
Aprimorar o desempenho das lideranças é fator chave para o êxito dos mais diversos projetos desenvolvidos pelo sistema SEBRAE, bem como para o cumprimento pleno de sua missão institucional. As pequenas empresas têm um papel relevante na economia como a principal geradora de emprego e renda do país.
Atualmente, cerca de 70% dos novos empregos gerados vêm da pequena empresa. Desenvolver líderes tem o potencial de aumentar os resultados e os benefícios gerados pelas ações e projetos realizados em prol dos pequenos negócios.
A nova abordagem está sendo pilotada por meio de uma atividade inicialmente simples, mas que, uma vez testada e aprovada, evidenciará seu potencial de escalabilidade pela atuação sincrônica e em rede, podendo adquirir caráter estratégico e sistêmico capaz de gerar impactos positivos nas ações e projetos de atuação do sistema SEBRAE em todas as regiões brasileiras.
As outras duas abordagens adotadas pelo Polo de Liderança em conjunto com os 23 SEBRAE são a realização de programas de capacitações presenciais e o acesso a programas digitais (família de produtos flow) e que, a partir de agora, serão complementadas com a abordagem de atividades conjuntas sincronizadas em rede. Uma combinação que se propõe a elevar a qualidade, a efetividade e impacto gerado pelos serviços de desenvolvimento de lideranças que apoiam os pequenos negócios no Brasil.