Thumbnail

Líderes que promovem a melhoria do ambiente de negócios são verdadeiros jardineiros do desenvolvimento.

Julio Cezar Agostini

Julio Cezar Agostini

Júlio Cezar Agostini é Coordenador Nacional do Polo de Lideranças do Sistema Sebrae. Compartilha seu conhecimento pelo perfil no Instagram e também pelo canal no YouTube.

O papel das lideranças

As cidades com os melhores ambientes de negócios do Paraná

17/11/2022 19:19
08 de novembro 2022, uma terça-feira, no hotel Carimã em Foz do Iguaçu, minha primeira atividade do dia foi a de realizar a palestra de abertura do encontro estadual dos agentes de desenvolvimento. No auditório lotado, cerca de 700 líderes representantes de 135 municípios e 24 territórios do estado do Paraná se reuniram para tratar de uma das temáticas mais relevantes no mundo empresarial: a melhoria do ambiente de negócios para as pequenas empresas. Aliás, um dos pontos altos do evento era exatamente o de reconhecer os municípios que apresentassem os melhores índices relacionados ao tema, segundo dados monitorados pelo SEBRAE.

Líderes como jardineiros do desenvolvimento

Líderes que promovem a melhoria do ambiente de negócios são verdadeiros jardineiros do desenvolvimento. Gosto de adotar a metáfora do jardineiro porque ela ilustra bem como desenvolver os pequenos negócios na economia.
O jardineiro não só trata da semente ou da muda (a empresa), mas também cuida do ambiente onde essa muda ou semente é plantada, se o solo possui nutrientes para que cresça e receba principalmente sol, luminosidade e água. Se tiver boas condições de ambiente a muda ou semente (a empresa) irá crescer de forma sustentável e vigorosa.
De forma similar, isso também ocorre no mundo empresarial. Para que possamos criar ou expandir empresas (as sementes ou mudas) precisamos ter um ambiente de negócios favorável caracterizado pela existência de certos tipos especiais de “nutrientes empresariais”. São eles a simplificação e a desburocratização na forma de registro e nas obrigações tributária das empresas, acesso ao crédito facilitado em condições favoráveis de mercado, acesso a inovação e tecnologia, ao associativismo, ao mercado das compras públicas, à justiça e a educação empreendedora.
Se as condições de ambiente de negócios forem favoráveis, as empresas terão mais facilidade para nascer e crescer entregando a sociedade seus produtos e serviços, além de ser a principal fonte geradora de emprego e renda. Dados do CAGED de outubro/22 mostram que 64,5% dos empregos gerados no Paraná no período janeiro/outubro 2022 no Paraná vieram dos pequenos negócios.  Grande parte do esforço empregado pelo SEBRAE em seu trabalho de desenvolvimento é o de dotar o ambiente aonde essas pequenas empresas estiverem inseridas das melhores condições para nascerem e crescerem saudáveis.
Nesse sentido o papel das lideranças locais é fundamental e o SEBRAE capacita e desenvolve as lideranças comunitárias para essa finalidade.

A estratégia para promover a melhoria do ambiente de negócios 

A estratégia de melhoria do ambiente de negócios tem sua consecução município a município através da adoção do programa chamado Cidade Empreendedora. Uma espécie de programa guarda-chuvas que trabalha as diversas temáticas do ambiente. O programa estimula o surgimento de comitês locais formados por líderes oriundos de diversas entidades públicas e privadas, entre as quais secretarias de desenvolvimento econômico dos municípios, associações comerciais, sindicatos, empresários, entre outros atores. São esses comitês formados por líderes locais que são preparados para o diagnosticar, planejar e fazer a gestão eficaz do processo de melhoria do ambiente de negócios. Os comitês recebem a assessoria permanente do SEBRAE, que também disponibiliza sistemas de gestão para que a agenda de trabalho seja planejada e monitorada de forma que possam impactar positivamente e fazer com que o indicador IDAN – M, índice de desenvolvimento de ambiente de negócios municipal, suba. Quanto maior melhor será o ambiente para as pequenas empresas.

Destaque para os municípios com melhor ambiente de negócios no estado do Paraná

Foz do Iguaçu aparece como primeiro lugar no ranking paranaense, portanto é o município com melhor ambiente para os pequenos negócios no Paraná, seguido por Ponta Grossa, Curitiba, Francisco Beltrão, Guarapuava e Cascavel. Outros 24 municípios também foram classificados como “ouro”, a faixa superior do ranking, que enquadra os municípios que possuam pontuação acima de 70 pontos numa escala que vai de 0 a 100.
Mas tão relevante quanto ter a lista dos municípios com as primeiras colocações é saber que todos os 135 municípios que participam do programa cidade empreendedora possuem grupo de líderes capacitados e com planos de ação para a melhoria de seus ambientes de negócios, uma importante contribuição para que pequenas empresas nasçam e cresçam e gerem seus fantásticos benefícios na forma de emprego e renda. O CAGED evidencia que já estamos colhendo os resultados por todos os cantos do estado do Paraná.

Enquete

Imagine a possibilidade de criar vídeos realistas com ferramentas de inteligência artificial, como o Sora. Você teria interesse em utilizar uma ferramenta como essa no futuro?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão