Thumbnail

Se você é o Líder, cabe a você tomar as decisões e adotar aquelas que fazem mais sentido para o desenvolvimento do seu empreendimento.

Julio Cezar Agostini

Julio Cezar Agostini

Júlio Cezar Agostini é Coordenador Nacional do Polo de Lideranças do Sistema Sebrae. Compartilha seu conhecimento pelo perfil no Instagram e também pelo canal no YouTube.

Empreendedores e Expansão

9 dicas para fazer sua empresa crescer em 2023

10/01/2023 14:13
No ano de 2022 tive a oportunidade de participar de mais de uma dezena de eventos de relacionamento organizados pelo SEBRAE PR voltados a atender pequenas empresas com potencial de crescimento (empresas que tendem ao crescimento e de se transformar em médias ou grandes empresas no futuro próximo).
Em cada evento conversei, de maneira informal, com cerca de 2 a 3 líderes dessas empresas buscando identificar quais as razões que eles atribuíam ao seu próprio êxito empresarial. A lista que se segue sintetiza esses relatos de suas principais motivações, os quais podem servir de dicas valiosas para os empreendedores de uma forma em geral. Vamos então conhecer as 9 dicas:
  1. Manter o foco do negócio. Como as mudanças econômicas ocorrem de forma muito rápida, os recursos devem ser canalizados para a modernização e aperfeiçoamento do negócio. Desfocar significa dispersar recursos e potencial falta de investimentos na atividade central (o negócio tenderá a perder competitividade logo). 
  2. Se falhar, falhar rápido e apreender para fazer o certo o mais rápido possível. Não deve haver compromisso com o erro. Livrar-se de todo tipo de custos ou de coisas que provocam perdas. Se algo deu errado, foco na solução.  
  3. Modelos de negócios podem ficar obsoletos. Novas tecnologias surgem a todo momento que podem impactar nos negócios. Concorrentes fazem movimentos rápidos. É necessário revisitar e, se necessário, modernizar o modelo de negócios. Se há algo de novo, deve ser analisado sua adoção pois pode ser um fator determinante na capacidade da empresa competir.  
  4. Identificar claramente e desenvolver as habilidades e competências que farão o empreendimento crescer. Focar no desenvolvimento das habilidades mais importantes e de forma paulatina, uma a uma, e não muitas de uma vez só. 
  5. Adotar uma Liderança focada em resultados com tomada de decisão assertiva. Cabe ao líder assumir a responsabilidade pelos resultados e empregar os meios para obtê-los. Nesse sentido é indispensável ter claro os principais números e indicadores que a empresa precisa atingir (vendas, margens, rentabilidade etc.)
  6. Ofereça aos seus clientes um produto ou serviço com elevada qualidade. Seja obcecado pela melhoria contínua da qualidade (na forma como seu cliente a define). Melhore seus produtos/serviços todos os dias. No desenvolvimento de produtos adote a filosofia das startups (MVP – mínimo produto viável) e se possível busque a colaboração dos clientes no seu desenvolvimento.
  7. Faça seus clientes felizes. Levante todos os dias para isso. Busque ter um NPS (net promoter score) elevado. O círculo virtuoso é fazer o cliente satisfeito, que volta a comprar e fica tão satisfeito que depois indica os produtos aos amigos. Quanto mais forte esse círculo for, melhor para a empresa. 
  8. Planejamento sim. Importante ter plano de negócios, plano de marketing e plano de vendas. Todos esses instrumentos têm funções diferentes e são complementares. 
  9. Melhore todos os dias a experiência do cliente com seu empreendimento. Busque que em todos os contatos com a empresa, que o cliente sinta plena satisfação, facilidade e conveniência em fazer negócios com você. 
E aí? As dicas foram boas?
Lembre-se de que, se você é o Líder, cabe a você tomar as decisões e adotar aquelas que fazem mais sentido para o desenvolvimento do seu empreendimento.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão