Julio Cezar Agostini
Júlio Cezar Agostini é Coordenador Nacional do Polo de Lideranças do Sistema Sebrae. Compartilha seu conhecimento pelo perfil no Instagram e também pelo canal no YouTube.
Empreendedores e Expansão
9 dicas para fazer sua empresa crescer em 2023
- Manter o foco do negócio. Como as mudanças econômicas ocorrem de forma muito rápida, os recursos devem ser canalizados para a modernização e aperfeiçoamento do negócio. Desfocar significa dispersar recursos e potencial falta de investimentos na atividade central (o negócio tenderá a perder competitividade logo).
- Se falhar, falhar rápido e apreender para fazer o certo o mais rápido possível. Não deve haver compromisso com o erro. Livrar-se de todo tipo de custos ou de coisas que provocam perdas. Se algo deu errado, foco na solução.
- Modelos de negócios podem ficar obsoletos. Novas tecnologias surgem a todo momento que podem impactar nos negócios. Concorrentes fazem movimentos rápidos. É necessário revisitar e, se necessário, modernizar o modelo de negócios. Se há algo de novo, deve ser analisado sua adoção pois pode ser um fator determinante na capacidade da empresa competir.
- Identificar claramente e desenvolver as habilidades e competências que farão o empreendimento crescer. Focar no desenvolvimento das habilidades mais importantes e de forma paulatina, uma a uma, e não muitas de uma vez só.
- Adotar uma Liderança focada em resultados com tomada de decisão assertiva. Cabe ao líder assumir a responsabilidade pelos resultados e empregar os meios para obtê-los. Nesse sentido é indispensável ter claro os principais números e indicadores que a empresa precisa atingir (vendas, margens, rentabilidade etc.)
- Ofereça aos seus clientes um produto ou serviço com elevada qualidade. Seja obcecado pela melhoria contínua da qualidade (na forma como seu cliente a define). Melhore seus produtos/serviços todos os dias. No desenvolvimento de produtos adote a filosofia das startups (MVP – mínimo produto viável) e se possível busque a colaboração dos clientes no seu desenvolvimento.
- Faça seus clientes felizes. Levante todos os dias para isso. Busque ter um NPS (net promoter score) elevado. O círculo virtuoso é fazer o cliente satisfeito, que volta a comprar e fica tão satisfeito que depois indica os produtos aos amigos. Quanto mais forte esse círculo for, melhor para a empresa.
- Planejamento sim. Importante ter plano de negócios, plano de marketing e plano de vendas. Todos esses instrumentos têm funções diferentes e são complementares.
- Melhore todos os dias a experiência do cliente com seu empreendimento. Busque que em todos os contatos com a empresa, que o cliente sinta plena satisfação, facilidade e conveniência em fazer negócios com você.