Thumbnail

Ainda que não esteja na pauta da sua empresa, já está na hora de pensar em tecnologias quânticas e seu desdobramento para os negócios. Crédito: Imagem gerada por IA por Vecstock/Freepik.

Cris Alessi

Cris Alessi

Cris Alessi é consultora de inovação e transformação digital, conselheira, palestrante, investidora-anjo e autora do livro "Gestão de Startups: desafios e oportunidades”.

computação quântica

Criando vantagens quânticas

27/05/2024 18:16
Na semana passada, realizamos em Curitiba um evento do WTC (World Trade Center) sobre computação quântica. Foi mais uma oportunidade de conversar em altíssimo nível sobre como a tecnologia quântica está evoluindo e a pauta se aproximando do nosso cotidiano.
Nesta semana, uma das primeiras matérias que li foi precisamente sobre Quantum Hacking - que é, justamente, a utilização das tecnologias de computação quântica para explorar vulnerabilidades em sistemas de comunicação e criptografias. Assim como os computadores quânticos, a ameaça do hackeamento quântico não é para hoje ou amanhã, mas é considerada uma ameaça potencial no futuro - e o grande ponto de atenção é sobre o tempo que as empresas precisam para se preparar para ela.
A dificuldade que os computadores clássicos têm em “fatorar” números muito grandes é o que permite a criptografia moderna. O computador que usamos hoje levaria milênios para descriptografar senhas e códigos de segurança, por isso estamos relativamente “seguros” com nossas assinaturas digitais, senhas de bancos digitais etc. Um computador quântico fará esse processo em dias ou até mesmo horas - e essa relativa facilidade de realizar os cálculos envolvidos na descriptografia é um exemplo daquilo que esperamos que exista em relação a uma vantagem quântica no futuro.
Já existem estudos de como proteger a segurança na Era Quântica, mas há estimativa que empresas que possuam em média 100 sistemas de aplicações rodando (o que é normal para médias empresas) levam cerca de 5 a 7 anos para se adequar a novos processos. Considerando que se espera grandes mudanças para os próximos 5 a 10 anos, talvez de fato seja hora de pensarmos sobre o assunto com seriedade.
Vale a pena colocar o tema da computação quântica na pauta não apenas pelo risco cibernético, mas pelas vantagens que as empresas podem ter. A computação quântica resolve o problema “impossível”, ou seja, um problema que um computador clássico não pode resolver dentro de um período viável. Imagine, por exemplo, rodar a inteligência artificial em um computador quântico. Quais não seriam as possibilidades de resolução de problemas complexos!
Pense em como seria se pudéssemos concluir um cálculo de valor em risco de um investimento em segundos em vez de horas. Como isso mudaria uma decisão de investimento em tempo real? O sistema financeiro usa cálculos de risco para estimar a probabilidade e o tamanho das perdas potenciais. Imagina a assertividade em tempo real?
Mas não é só o setor financeiro. Pense na indústria farmacêutica que poderia reduzir anos do tempo de pesquisa para criar novos medicamentos. Se as empresas conseguissem encontrar tratamentos de doenças muito mais rapidamente, que impacto isso teria na vida das pessoas? Ou imagine calcular TODAS as possíveis rotas logísticas para a entrega de um produto ao mesmo tempo e decidir em segundos a melhor opção. Que aumento de eficiência e redução de custos para o mercado?
Quase todo problema que exija decisão de combinação de fatores complexos pode ser resolvido rapidamente na Era Quântica. Planejamento diário ou estratégico. O varejo pode avaliar em que lugar colocar os produtos em sua loja de acordo com o fluxo de pessoas, por exemplo.
Então, ainda que não esteja na sua pauta, é sim hora de pensar em tecnologias quânticas e seu desdobramento para o seu negócio. Pelo menos se familiarizar com Qubit, o bit quântico e seus conceitos. Pelo menos levantar quais e quantos sistemas, equipamentos seriam afetados em uma mudança futura. Pelo menos ter algum profissional de tecnologia se atualizando e acompanhando a discussão que já está acontecendo.
E, falando em profissões: o mundo precisará de muitos profissionais para essa jornada, e eles estarão ainda mais escassos. Essa é uma daquelas profissões que nascerá a partir da tecnologia no lugar de tantas que irão mudar por causa dela.

E vem aí o GazzSummit Agrotechs

O GazzSummit Agrotechs é uma iniciativa pioneira do GazzConecta para debater o cenário de inovação em um dos setores mais relevantes do país. O evento será realizado no dia 15 de agosto de 2024 com o propósito de conectar e promover conhecimento para geração de novos negócios, discussão de problemas e desafios, além de propor soluções para o setor.
O GazzSummit promove a disseminação de tecnologias e práticas de inovação que possam levar a cadeia produtiva ainda mais longe. Uma programação intensa de 12 horas de conteúdo, e mais de 25 palestrantes, espera os participantes que poderão interagir com players importantes do ecossistema como grandes empresas, cooperativas, produtores, entidades públicas, startups e inovadores. Garanta já a sua vaga.