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Segundo dados de 2023 da Squid, uma das principais plataformas de marketing de influência no Brasil, os nano influencers geram uma taxa de engajamento média de 8,7%, muito superior aos 1,5% obtidos por macro influenciadores em campanhas tradicionais. Crédito: weedezign/Bigstock.

Rafael Gamba Bettoni

Rafael Gamba Bettoni

Rafael Gamba Bettoni é sócio e diretor de planejamento da iOn live.

GazzConecta Colab

Nano influencers, macro retorno

25/10/2024 16:34
Parabéns! Se você tem entre 1 mil e 10 mil seguidores nas redes e influencia diretamente decisões dentro da sua bolha, grandes marcas podem estar de olho em você. Isso porque esses influenciadores com bases menores são chamados de nano influencers. No Brasil, seu uso em ações de marketing - nas quais a autenticidade e a proximidade são essenciais - vem crescendo significativamente.
É o que ajuda a explicar por que 80% das marcas trabalham com criadores de conteúdo, conforme dados obtidos no estudo “Creator POV 2024”, promovido pela plataforma LTK em parceria com o Retail Analytics Council da Universidade Northwestern.
A razão é simples: os nano influencers conseguem impactar nichos específicos, promovendo interações genuínas e altamente engajadas. Segundo a Squid, uma das principais plataformas de marketing de influência no Brasil, esses pequenos influenciadores geram uma taxa de engajamento média de 8,7%, muito superior aos 1,5% obtidos por macro influenciadores em campanhas tradicionais (dados de 2023).
Foi o que marcas como Santander e Avon puderam experimentar em suas ações. Para o lançamento da sua nova conta PJ voltada para microempreendedores, o gigante bancário apostou forte em nano influencers em fevereiro deste ano. A partir de eventos presenciais que aconteceram em coworkings de São Paulo e Recife, os nano selecionados compartilharam experiências pessoais sobre empreendedorismo e como o novo produto poderia facilitar a vida dos empresários. A abordagem gerou discussões orgânicas sobre a conta do Santander, trazendo mais de 10 mil novos cadastros em menos de um mês após o lançamento, segundo a assessoria do banco. 
Uma comunicação extremamente alinhada com o público-alvo da campanha, a exemplo do que também aconteceu com a Skol Puro Malte no Rock in Rio 2024. Para ativar seu produto no festival, a marca da AMBEV decidiu utilizar pequenos influenciadores com perfis ligados ao lifestyle jovem e ao universo da música. Os nano influencers participaram de ativações ao vivo, como jogos e desafios que aconteciam no stand da Skol. Os seguidores, por sua vez, acompanhavam os bastidores e interações em tempo real. A combinação entre o live marketing e a atuação desses influenciadores desceu mais do que redondo para a marca: segundo dados da companhia, um aumento de 15% nas vendas de Skol durante o festival.
No Brasil, o aumento na audiência de plataformas como TikTok e Instagram Reels, que valorizam conteúdo autêntico, favorecem esses pequenos influenciadores de potencial gigantesco. Não por acaso, 95% das empresas pretendem aumentar os investimentos no mercado de influência nos próximos anos, conforme apontam dados divulgados pela BrandLovrs no estudo “Creator POV 2024”.
No mundo do marketing, nem tudo se faz em escalas grandiosas e no superlativo. O que influencia o verdadeiro elo entre empresas e consumidores são os detalhes, como em uma conversa íntima, como em um papo de amigos. Nesse sentido, os nano influencers não são apenas “garotos-propaganda”; são personas de confiança que entregam a mensagem da marca com a relevância de quem entende o outro.