Thumbnail

Guilherme Mercúrio CTO da ROIT.

Guilherme Mercúrio*

ROIT

A Inteligência Artificial como core business

03/02/2023 19:40
A Inteligência Artificial como core business é, como você leu, o título deste artigo. E o que queremos dizer com isso? Isto é, como você empresário, executivo, gestor, deve entender essa afirmação? Na tradução literal mesmo: a Inteligência Artificial como coração da nossa empresa. Assim é na ROIT: nossos produtos foram construídos tendo a Inteligência Artificial como coração, ou seja, se nós tirássemos da operação nossos modelos de machine learning, nosso produto não seria operável.
É comum vermos o uso da Inteligência Artificial como um complemento ou assistente do processo, que muitas vezes pode ser contornado ou ignorado. Em nosso produto, temos a IA como principal componente, sendo ela responsável por gerar valor ao nosso cliente.
Aliás, um termo muito utilizado, o mais utilizado para descrever essa abordagem, é o “AI First”. Em tradução livre: a Inteligência Artificial primeiro. O uso da IA enraizado na empresa, presente em todos os nossos produtos.
Infelizmente, ainda há pessoas nas organizações que entendem a Inteligência Artificial como um investimento oneroso, algo distante… quase como ficção científica. Não. Inteligência Artificial repercute resultados, mostrando ser um investimento importante e necessário para corporações dos mais variados portes, e das mais diferentes atividades econômicas.
Elenco alguns desses resultados:
  • Redução de erro em processos, com resultados consistentes e sem variação por variáveis externas;
  • Redução do tempo de processamento, entrada e saída de dados de maneira digital com tempo de resposta conforme programado;
  • Processamento pode acontecer 24/7, isto é, 24 horas por dia, nos sete dias da semana. O sistema fica ativo o tempo que precisar;
  • Redução de custo operacional com redução de necessidade de mão de obra;
  • Ao automatizar tarefas operacionais com IA, seus colaboradores podem atuar em demandas mais estratégicas e que geram mais valor.
Nesse sentido, a Inteligência Artificial pode ser aplicada em quaisquer áreas de suas empresas, em quaisquer processos e procedimentos. Ela veio para revolucionar, talvez muito mais do que a própria internet, a qual impactou nossa vida nos apresentando o mundo digital e a maneira que entramos em contato com a informação, tornando a globalização possível. A IA rompe essa barreira.
Para empresas que estão começando, a sugestão é usar plataformas low code (quantidade mínima de códigos), para ganhar tração no uso da IA. Com essas plataformas, será possível gerar valor para sua organização a curto prazo, sem, obrigatoriamente, ter uma equipe de cientistas e engenheiros na sua empresa.
Caso você e sua empresa ainda não tenham começado… vamos dar a largada?
*Guilherme Mercúrio, CTO da ROIT, empresa de hiperautomação de gestão contábil, fiscal e financeira.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão