Thumbnail

São notáveis os benefícios que a IA pode oferecer para esse mercado, incluindo a otimização da exploração mineral. Crédito: Parilov.

André Ribeiro Chaves

André Ribeiro Chaves

André é VP para Indústria de Base e Bens de Capital da Falconi.

GazzConecta Colab

IA na mineração: tecnologia amplia alcance do setor, mas ainda enfrenta obstáculos

31/07/2025 12:58
A inteligência artificial (IA) está se tornando uma ferramenta essencial para mercados no mundo todo, e a mineração não está fora dessa realidade, sendo impulsionada pelo aumento da produtividade, da eficiência e na sustentabilidade das operações. 
Com uma evolução já clara, estudos apontam que o mercado global de IA na mineração deverá crescer a uma taxa anual de 42,4% entre 2023 e 2026, segundo a GlobalData. Ao olhar para o Brasil, um levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI) revela que 74% dos investimentos no último ano feito por grandes empresas do setor industrial, tiveram como objetivo a inovação tecnológica.
São notáveis os benefícios que a IA pode oferecer para esse mercado, incluindo a otimização da exploração mineral, a automatização de tarefas repetitivas, a manutenção preditiva de equipamentos e a logística de transporte. Por meio da análise de dados e do aprendizado de máquina, a tecnologia pode até identificar padrões e gerar insights que auxiliam na tomada de decisões estratégicas, aumentando a produtividade e reduzindo custos em toda a cadeia produtiva.
Esse é apenas o começo da transformação vivida pela indústria de mineração brasileira. Que deve avançar com a ajuda de fatores como a evolução do 5G e a crescente maturidade do setor. Podemos esperar soluções ainda mais inovadoras para os próximos anos, que impulsionarão a produtividade, a eficiência e a sustentabilidade da mineração brasileira, garantindo um futuro promissor para o país.
Vale ressaltar que a IA emerge como um componente fundamental para contribuir com a segurança dos trabalhadores e promover a preservação ambiental. Por meio da análise de dados em tempo real, sistemas de IA têm a capacidade de antecipar e mitigar riscos operacionais, contribuindo assim para a redução de acidentes e incidentes em minas, por exemplo. Além disso, essa tecnologia é empregada na otimização do uso de recursos naturais, como água e energia, bem como na implementação de práticas sustentáveis, tais como a gestão eficiente de resíduos e a minimização das emissões poluentes no meio ambiente.
Apesar da rápida evolução, ainda há lacunas que precisam ser preenchidas para que a inovação não se torne um limitador nos negócios na mineração. Uma implementação que envolva IA e que exija uma mudança de cultura nas empresas, partindo das lideranças, deve incluir desafios como integração com sistemas já existentes, regulamentações que ainda estão em construção, treinamento das equipes que por muitas vezes ainda não está acostumada com novas tecnologias, além de prever os custos de implementação e definição de metas e objetivos a serem alcançados.
Há mais de uma década esse mercado vem se digitalizando, mas ainda é preciso focar em planejamentos estratégicos eficientes para garantir que as mudanças serão efetivas e irão gerar valor para os negócios. Os benefícios são claros, mas é preciso respeitar o processo.