Thumbnail

Vista do Jardim Botânico, em Curitiba (PR).

Julio Cezar Agostini*

Inovação no Paraná

A efervescência dos ecossistemas de inovação paranaenses

20/10/2022 19:13
O Paraná é um estado inovador e a agenda da inovação crescerá cada dia mais nos próximos anos. Evidência disso é a forte dinâmica que encontramos nos diversos ecossistemas de inovação paranaenses que promovem uma efervescência do empreendedorismo inovador. Para se ter uma ideia da magnitude dessa dinâmica, dos 17 ecossistemas semifinalistas do prêmio nacional da Inovação 2022, concedido pela Confederação Nacional da indústria e Sistema SEBRAE Nacional (trata-se do principal prêmio de inovação brasileiro) 8 ecossistemas eram paranaenses e, para nosso orgulho, das 3 categorias premiadas 2 foram vencidos pelo Paraná. Para surpresa de muitos, não da minha, na categoria ecossistema inicial o campeão nacional foi o SRI Norte Pioneiro, e na categoria ecossistema consolidado o campeão nacional foi Iguassu Valey (ecossistema do oeste do Paraná). Em outro ambiente de reconhecimento, Curitiba já foi apontado recentemente pelo GENOMA (empresa internacional que faz o ranking global dos principais ecossistema do mundo) como ecossistema emergente em classe mundial.
Numa visão panorâmica, os principais ecossistemas de inovação paranaense estão localizados em Curitiba e RMC (Vale do Pinhão), Londrina, Maringá, Oeste do Paraná (Iguassu Valey), Sudoeste (Pato Branco, Francisco Beltrão e Dois Vizinhos) e Ponta Grossa, mas outros ecossistemas estão surgindo e aparecendo no mapa tais como o norte pioneiro, litoral, Guarapuava, Campo Mourão, Vale do Ivaí, Umuarama, Cornélio Procópio.
A Inovação é considerada o principal fator de competitividade das empresas que trabalham na nova economia, a economia do futuro, pois insere o fator conhecimento em produtos e serviços, o que gera mais valor à economia. Dificilmente qualquer sociedade, país ou região será próspera se não adotar estratégias claras para a geração de produtos de mais valor, pois caso não faça isso ficará fadada a produção de commodities.
São os ecossistemas de inovação que criam, por exemplo, as principais condições para o surgimento de novas empresas inovadoras, as chamadas startups. Dados do mapeamento do SEBRAE PR apontam que no estado o número de startups tem crescido em média 36% ao ano nos últimos 5 anos. Se continuarmos nesse ritmo, daríamos um salto das atuais 1.956 startups para cerca de 6.500 nos próximos 4 anos. Os concorrentes que se cuidem pois o Paraná possui condições sustentáveis de crescimento.
Também são os ecossistemas de inovação que formam o ambiente para que as empresas inovadoras já existentes no território cresçam. Um bom exemplo é o Tech by SEBRAE, programa de aceleração de empresas do SEBRARE PR que acelerou 723 empresas inovadoras de diversas verticais em todo estado, que aponta que o faturamento médio das empresas inovadoras cresceu 36% ao ano enquanto o PIB país cresceu 4,5% em 2021. As empresas inovadoras apresentam mais riscos, mas tendem a crescer bem mais que as tradicionais.
Cabe também aos ecossistemas de inovação estabelecer estratégias para atrair empresas inovadoras de outras regiões para a base de seu território. Ecossistemas de inovação mais maduros fazem isso com maestria pois nesse quesito trata-se de clara estratégia de captura de valor de ecossistemas menores.
É deste adensamento de empresas inovadoras que surgirão não só novos produtos e serviços de mais alto valor, mas também a melhoria da qualidade vida das pessoas através da geração de empregos mais qualificados. Geralmente um emprego no mundo da inovação remunera cerca de 3,5 vezes mais que na economia tradicional. A geração de impostos na nova economia também é importante para que os governos local, estadual ou federal possam gerar diversos tipos de benefícios para a comunidade.
A estratégia de gerar mais valor à economia paranaense passa por termos ecossistemas de inovação cada vez mais fortalecidos. Aproveitar o bom momento para reforçar as ações atuais, bem como propor novos instrumentos que potencializam os ecossistemas de inovação transformará uma política inteligente em resultados fantásticos para nova economia do estado do Paraná.
*Julio Cezar Agostini é diretor de operações do Sebrae PR, diretor do Polo Nacional Lideranças do Sistema Sebrae Nacional e membro do conselho consultivo do Polo Nacional de Startups. Compartilha seu conhecimento pelo perfil no Instagram e também pelo canal no YouTube.