Não há inovação sem troca. Mergulhado em um ambiente que valoriza a inovação aberta no dia a dia, vi minha participação no último GazzSummit Agrotechs como uma chance de exercitar essa colaboração em meio a grandes mentes do mercado. O evento,
realizado em 15 de agosto de 2024, proporcionou uma rica troca de experiências com pessoas e empresas que enfrentam desafios diariamente e os encaram como oportunidades de evolução. O agronegócio, dada sua relevância estratégica, ocupa posição central nos debates sobre o futuro. Minha contribuição para o evento foi compartilhar a visão da CNH, que detém marcas como a New Holland, sobre esse cenário.
O setor agrícola tem experimentado mudanças profundas nos últimos anos, impulsionadas pela transformação digital. Diante da agilidade desse movimento, a inovação passou a ser vista não mais apenas como tendência, mas como uma necessidade estratégica para o agronegócio, um setor que precisa conciliar a crescente demanda por alimentos com a preservação dos recursos naturais, especialmente em um contexto de mudanças climáticas.
São inúmeros os desafios, mas gostaria de me concentrar em alguns pilares principais que considero cruciais. Em primeiro lugar, cito a necessidade da descarbonização. Há diversas novidades em torno dos combustíveis alternativos, como a utilização do biometano, motores movidos a etanol e a eletrificação. Esse movimento é urgente para reduzir a emissão de gases do efeito estufa e frear as consequências do aquecimento global.
Outro desafio passa pela conectividade. O Indicador de Conectividade Rural (ICR), desenvolvido pela Conectar AGRO - associação que tem por objetivo viabilizar a internet 4G em todas as áreas rurais do país -, mostra que apenas 23% das propriedades rurais possuem conexão com a internet. Esse número evidencia que, apesar de toda a evolução tecnológica no campo, a conectividade ainda é um gargalo que precisa ser superado para que mais regiões consigam inovar.
Por último, quero destacar a importância da capacitação. Assim como em outros setores, a qualificação da mão de obra é um desafio no campo. Não basta desenvolver tecnologias e equipamentos melhores; é fundamental que os profissionais acompanhem essas inovações e saibam a melhor forma de usufruir desses novos recursos.
Por isso, valorizo iniciativas como o GazzSummit, que fomentam a cultura de inovação e criam espaços para a colaboração entre diferentes perspectivas na busca por soluções para os desafios atuais. Agora, o evento cresce, ampliando seu escopo para além do agronegócio. O GazzSummit Agro e Foodtechs trará novas abordagens, e fico entusiasmado em repetir minha participação, considerando o potencial do evento.
Lideranças do agro e food no GazzSummit Agro e Foodtechs
O GazzSummit Agro e Foodtechs vem para ocupar um lugar de destaque nas discussões sobre inovação no agronegócio e no setor de food, conectando especialistas, empresas e startups para debater tendências, tecnologias e os principais desafios desses segmentos, fortalecendo o debate em torno da cadeia produtiva que leva os produtos do campo à mesa do consumidor.
Entre os palestrantes já confirmados estão Dilvo Grolli, presidente da Coopavel; Paulo Maximo, diretor de planejamento e operações de vendas LATAM da CNH Industrial; Mirella Lisboa, head AgroStart LATAM da BASF; Pedro Henrique Ferroni, sócio-diretor da gestora de investimentos Quartzo Capital; Rafael Malacco, gerente de novos negócios da Syngenta Digital; Claudio Nessralla, sócio e head equities da Ceres Investimentos; Giovani Ferreira, diretor-proprietário da afiliada Sul do Canal Rural; e Michell Longhi, gerente executivo de arquitetura tech e Digital Lab da BRF.
O evento também contará com três grandes nomes do setor supermercadista paranaense: Carlos Beal, sócio-proprietário do Festval; Everton Muffato, diretor do Super Muffato; e Pedro Joanir Zonta, fundador da Rede Condor e presidente do Grupo Zonta.
Promovido pelo
GazzConecta, o GazzSummit mantém seu pioneirismo ao abordar, conjuntamente, o agro e o setor de food service, tendo as agrotechs e foodtechs como norteadoras das discussões.
Apresentado pela
Gedisa, referência em geração distribuída de energia, e com o patrocínio da
ESPM,
Jarilo e
Urso Consultoria Empresarial, o GazzSummit será realizado nos dias
26 e 27 de março como parte do
Smart City Expo Curitiba, segundo maior evento sobre cidades inteligentes do mundo.
Os ingressos já estão disponíveis no site oficial do GazzSummit Agro e Foodtechs.