Thumbnail

Larissa Fontaine, Chief Product Officer (CPO) do QuintoAndar, em evento em São Paulo. Crédito: Marcelo Gripa.

Marcelo Gripa

Marcelo Gripa

Marcelo Gripa é jornalista, especialista em comunicação corporativa e co-fundador da Futuros Possíveis, plataforma que gera discussões e inteligência sobre futuros.

De olho no futuro

Caro, barato ou na média? Como o QuintoAndar quer melhorar a precificação e a busca de imóveis com tecnologia

06/02/2025 17:44
A decisão de comprar um imóvel é das mais importantes, especialmente em uma sociedade que cultiva o sonho da casa própria. Mas, acertar o preço na negociação é desafiador, uma dor que a plataforma imobiliária QuintoAndar quer sanar com o lançamento da calculadora QPreço.
Apresentada em um evento na última quinta-feira (30 de janeiro) em São Paulo (SP), a ferramenta combina tecnologia avançada com dados públicos e históricos de mercado para informar estimativas detalhadas do valor de uma transação, seja na aquisição, venda ou no aluguel.
O objetivo da empresa é gerar análises confiáveis para que as pessoas possam tomar decisões transparentes e embasadas. De acordo com pesquisa realizada Datafolha em conjunto com o QuintoAndar, dois em cada três brasileiros já desistiram de fechar contratos por medo de pagar preços injustos e 84% afirmaram enfrentar dificuldades no acesso a informações precisas sobre os valores adequados de imóveis. “Sem uma base de dados confiável, proprietários cometem erros, compradores desconfiam e o mercado perde eficiência”, pontuou Lucas Lima, vice-presidente do QuintoAndar.
Para estimar os valores dos imóveis, a QPreço utiliza dados reais, como transações realizadas, registros públicos de IPTU e ITBI e milhares de anúncios ativos nas plataformas da empresa. As informações são centralizadas, com acesso gratuito. “Nosso objetivo é eliminar a insegurança e a sobrecarga de informações, utilizando a tecnologia a nosso favor e criando uma experiência mais confiável para quem está prestes a fazer uma transação imobiliária", disse Larissa Fontaine, CPO (Chief Product Officer) do QuintoAndar. Segundo ela, a funcionalidade traz transparência não apenas para proprietários, compradores ou inquilinos, mas também para as corretoras de imóveis.

Hiperpersonalização

Na mesma ocasião, o QuintoAndar anunciou uma ferramenta de inteligência artificial generativa que refina a busca de imóveis para consumidores finais. Os clientes podem escrever ou falar o tipo de imóvel que procuram, incluindo características específicas como “apartamento com chão de taco” ou “cozinha com conceito aberto", que são “lidas” por machine learning (aprendizado de máquina). Com base nas buscas e nas tags aplicadas, os resultados incluem mensagens como “tem tudo o que você busca” ou “não tem vaga coberta", por exemplo. “Pela primeira vez, será possível descrever a casa dos sonhos de maneira tão natural quanto conversar com um amigo", resumiu Fontaine.

De olho no futuro

As novas ferramentas refletem a visão do QuintoAndar para a experiência da moradia nos próximos anos. Como afirmou o CEO e cofundador, Gabriel Braga, tratam-se de recursos que a empresa gostaria que se tornassem óbvios na busca por imóveis no futuro, como o uso da IA generativa. Para Lucas Lima, as necessidades dos clientes daqui a 10 anos serão as mesmas de 10 anos atrás: ter uma boa jornada na missão de encontrar o imóvel desejado, aliada a um estoque satisfatório de opções e um produto com preços justos, tudo isso via tecnologia. “A obsessão pelo cliente é a melhor vantagem competitiva porque os competidores, investidores e o mercado mudam ao longo do tempo", analisou.

Lideranças do agro e food no GazzSummit Agro e Foodtechs

O GazzSummit Agro e Foodtechs vem para ocupar um lugar de destaque nas discussões sobre inovação no agronegócio e no setor de food, conectando especialistas, empresas e startups para debater tendências, tecnologias e os principais desafios desses segmentos, fortalecendo o debate em torno da cadeia produtiva que leva os produtos do campo à mesa do consumidor.
Entre os palestrantes já confirmados estão Dilvo Grolli, presidente da Coopavel; Paulo Maximo, diretor de planejamento e operações de vendas LATAM da CNH Industrial; e Mirella Lisboa, head AgroStart LATAM da BASF. O evento também contará com três grandes nomes do setor supermercadista paranaense: Carlos Beal, sócio-proprietário do Festval; Everton Muffato, diretor do Super Muffato; e Pedro Joanir Zonta, fundador da Rede Condor e presidente do Grupo Zonta.
Promovido pelo GazzConecta, o GazzSummit mantém seu pioneirismo ao abordar, conjuntamente, o agro e o setor de food service, tendo as agrotechs e foodtechs como norteadoras das discussões.
Apresentado pela Gedisa, referência em geração distribuída de energia, e com o patrocínio da Urso Consultoria Empresarial, o GazzSummit será realizado nos dias 26 e 27 de março como parte do Smart City Expo Curitiba, segundo maior evento sobre cidades inteligentes do mundo. Os ingressos já estão disponíveis no site oficial do GazzSummit Agro e Foodtechs.