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Lojistas podem aumentar suas margens de lucro aproveitando ferramentas de inteligência artificial para melhorar seus processos na Black Friday.

Thiago Muniz

Thiago Muniz

Thiago Muniz é CEO da Receita Previsível Consultoria, professor na FGV em todo o Brasil de marketing e vendas e mentor de negócios.

IA nas vendas

Como os lojistas podem usar a inteligência artificial na Black Friday

21/09/2023 18:46
Em relação a 2021, no último ano as vendas durante a Black Friday caíram 23% de acordo com informações divulgadas pela NielsenIQIEbit. Mesmo após o fim da pandemia, tivemos um momento de retração no último ano. Já em 2023, com o avanço nos últimos meses do uso da inteligência artificial, lojistas podem se preparar para aumentar suas margens de lucro aproveitando ferramentas de inteligência artificial para melhorar seus processos. Separamos uma lista rápida de formas de uso práticas que melhoram a experiência do cliente e melhoram os resultados de compras com apoio da tecnologia:
  • Recomendações personalizadas de produtos: o uso da IA ajuda os clientes a sentir que sua marca entende suas necessidades e desejos, aumentando a fidelidade da marca. Sugestões únicas ajudam a aumentar a rentabilidade e o ticket médio dos pedidos.
  • Melhorar a retenção de clientes: após a compra, temos dados suficientes para gerar recomendações de acordo com as suas preferências, fazendo com que o consumidor retorne ao site ou aplicativo para compras futuras. Isso reduz o custo de aquisição e é uma forma de fugir da grande competitividade durante esse período.
  • Gere vendas depois da Black Friday: outra vantagem é que mesmo novos usuários que não compraram produtos durante o período de Black Friday podem mais facilmente retornar ao seu site e realizar a primeira compra desde que sejam lembrados pela sua marca com conteúdos personalizados. Em vez de gastar dinheiro em falar com pessoas que ainda não conhecem sua marca, relembrar quem ainda não decidiu pela compra pode ser uma alternativa a ser considerada.
  • Chatbots com IA: analisar dúvidas dos clientes em tempo real pode gerar insights para treinar ferramentas para realizar respostas instantâneas. Além disso, podem ser gerados insights sobre produtos e serviços que podem melhorar a experiência do usuário e também a relação de produtos vendidos.
  • Descubra falhas mais rapidamente: em um momento de grandes compras no varejo, é natural que existam falhas nas plataformas como lentidão ou até mesmo problemas para acessar recursos do site. A IA pode ser usada para gerar alertas de desempenho técnico e até mesmo acionar um cliente por outro canal caso o atendimento seja interrompido. Por exemplo, você está comprando uma passagem aérea e com o site lotado a tela congela. Na mesma hora, um bot usando IA retoma a venda por Whatsapp, dando continuidade de onde você parou no site.
  • Criar conteúdos de forma personalizada: com base em todos os insights citados, um consumidor da sua marca pode ser impactado por um conteúdo feito especialmente para ele de forma totalmente personalizada.
Utilizar todas as ferramentas citadas sem antes determinar um objetivo é como comprar um quimono e acreditar que se transformou em especialista de karatê e faixa preta. Os objetivos mais comuns são: aumentar o faturamento, conquistar novos clientes, lançar novos produtos e até mesmo de fato fazer uma queima de estoque.
Outro ponto importante é que o investimento em mídia digital durante o período que antecede a Black Friday começa a se tornar alto devido à grande concorrência. Por isso é fundamental não perder o olhar para monitorar e realizar a manutenção de campanhas e estratégias.
A gestão não pode ser substituída por robôs. Por isso, realizar um gerenciamento de estoque em tempo real e até mesmo preços dinâmicos fica mais fácil também utilizando KPIs de inteligência na sua operação.

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