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Evento "O Poder da Marca" vai debater o papel do Customer Intelligence. Crédito: Prot56/Bigstock.

Instituto Connect

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Espaço que dá voz aos executivos do Instituto Connect para compartilhar sua expertise, visão crítica e principalmente inteligência coletiva de temas ligado à liderança, transformação digital e inovação.

O poder da marca

ESPM e Connect Executive Hub organizam evento para discutir tendências de consumo em São Paulo

22/10/2024 14:58
No dia 25 de setembro, a ESPM, em parceria com o Instituto Connect, realizou a palestra "Tendências de Consumo", que trouxe ao público importantes discussões sobre as mudanças no comportamento do consumidor e as novas direções do mercado. 
Os executivos, de maneira global, são os articuladores e orquestradores de grandes movimentos organizacionais. Então, nada mais estratégico do que se manter relevante nesse cenário cada vez mais volátil e buscar conectar a produção de conhecimento acadêmico aplicado às práticas de mercado para estarmos à frente das necessidades dos nossos consumidores. 
O evento contou com a participação de três grandes especialistas: a Professora Roberta Campos, que abriu a palestra com uma análise profunda sobre as transformações digitais, o  futuro e como elas impactam a forma como as pessoas consomem e se relacionam com as marcas; Paloma di Santo, Diretora de Marketing da Mondelez, que trouxe insights práticos sobre como as empresas estão inovando para se adaptar às demandas de um consumidor cada vez mais exigente e consciente; e Luciana Bulau, Head de Brand da Sadia, que compartilhou suas experiências sobre a construção de marcas sólidas em um cenário de constante evolução.
A palestra abordou temas como o crescimento do e-commerce, a personalização da experiência do cliente e a valorização de marcas que se comprometem com causas sociais e ambientais. As convidadas destacaram, também, a importância de se manter uma comunicação clara e autêntica com o público, além de investir em tecnologias que proporcionem uma experiência de compra mais fluida e satisfatória.
Customer Insights como alavanca estratégica
Nos últimos anos, o conceito de Customer Insights evoluiu consideravelmente, impulsionado por tecnologias avançadas e uma maior capacidade de coleta e análise de dados. As empresas passaram a adotar uma abordagem centrada no cliente, reconhecendo que entender as motivações e comportamentos dos consumidores é fundamental para o sucesso. Um estudo recente revelou que 70% das empresas acreditam promover uma cultura centrada no cliente, embora apenas 54% dos funcionários percebam isso na prática. 
A pandemia acelerou essa transformação, forçando as marcas a se adaptarem a um ambiente de consumo em constante mudança. Dados da pesquisa da PwC indicam que 97% dos consumidores brasileiros planejam rever seus hábitos de compra devido à inflação e ao clima econômico incerto. Isso demonstra a necessidade urgente de insights precisos para guiar decisões estratégicas. Mas viver no Brasil, não é para amadores, cada vez mais utilizar-se do universo de dados para gerar informações valiosas e que otimizem a força de vendas, recursos e estratégias, para de fato fazer subir o ponteiro.
Participar deste evento nos ajuda a romper a bolha e ampliar não só nosso conhecimento como também entender diferentes perspectivas do consumo e como podemos colocá-las em prática, diz a Ingrid Jurgensen que orquestrou a recepção dos convidados ao evento.
Impacto no fortalecimento de marcas
Para Renata Ferraz de Souza executiva de Insights Estratégicos e Analytics, Customer Insights têm um papel crucial na alavancagem das marcas "Customer insights são a espinha dorsal de qualquer estratégia de crescimento bem-sucedida das marcas”. 
Não é mais sobre monitorar vendas ou acompanhar tendências apenas; trata-se de conectar essas duas disciplinas e garantir que a estratégia de portfólio, inovação e branding andem de mãos dadas com a performance de mercado e as métricas financeiras
, diz Renata Ferraz de Souza, Executiva de Insights Estratégicos & Analytics.
Compreender as preferências e preocupações dos consumidores permite que as empresas criem ofertas mais relevantes e personalizadas. 
Além disso, as marcas que utilizam dados para moldar suas estratégias têm mais chances de se destacar em um mercado competitivo. A capacidade de oferecer experiências descomplicadas e imersivas é cada vez mais valorizada pelos consumidores, com 34% afirmando que seriam atraídos por entretenimento nas lojas. Essa tendência reforça a ideia de que experiências memoráveis podem fortalecer a lealdade à marca.
O poder da marca
Os dados demonstram que marcas com forte reconhecimento e reputação são mais resilientes em tempos de crise. O estudo "Global Consumer Insights Pulse Survey" revelou que os consumidores estão dispostos a pagar mais por produtos de marcas em que confiam. Isso evidencia o poder da marca não apenas como um identificador, mas como um ativo estratégico que pode influenciar decisões de compra. Essa pesquisa de fato, só corrobora o que todos sentem no dia a dia, somos apaixonados por marcas, experiências e transmitimos isso de geração a geração e contagiamos quem nos cerca. 
Connect Executivo Hub promove mais um evento em parceria com a ESPM: "O Poder da Marca – Como Customer Intelligence tem sido alavanca para estratégia de expansão e fortalecimento de marca"
Você deve estar se perguntando o que faz um hub de conexões executivas debater temas como tendências de consumo ou "Poder das Marcas". Mas temos a crença na jornada de aprendizagem contínua e acelerada pelas trocas através da inteligência coletiva.
Estar imersos em ecossistemas como da ESPM e grandes outros parceiros, fazem com que o debate tenha profundidade e repertório prático de grandes executivos.
Para aprofundar ainda mais sua visão sistêmica de como dados tem sido cruciais para a construção das estratégias comerciais e fortalecimento da Marca. Teremos mais um evento em parceria com a ESPM, dessa vez, contaremos com a Isabela Massola Mendes Global de Marketing na Natura e a Renata Ferraz de Souza, executiva com passagens em empresas como Mondelez, Lòreal, GFK Consumer Experiences. E com a Daniele Rodrigues Diretora de Criação na Hypera e Professora na ESPM. O Painel será moderado pela Silvana Pampu HR General Manager na Renault e Founder do Connect Executive Hub.
Um dos parceiros estratégicos será a MJV Tecnology & Innovation, a qual esta presente em mais de 25 países e que cuja atuação é acelerar negócios através da inovação. Encontros como esses fazem parte do seu DNA de instigar novas reflexões e aportar nesses movimentos de transformação.
Este encontro reunirá especialistas do setor para compartilhar conhecimentos valiosos e práticas inovadoras que podem transformar sua abordagem ao consumidor. Ele acontece nesta quarta-feira (23) na sede da ESPM em São Paulo. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo site.
Exploração de dados para alavancar vendas e fortalecer imagem de marca
Os dados têm sido explorados de maneira inovadora para impulsionar vendas e fortalecer a imagem das marcas. Uma pesquisa da Kantar IBOPE Media mostrou que 67% dos consumidores brasileiros baseiam suas decisões de compra em anúncios online. Além disso, 92% dos anunciantes planejam aumentar seus investimentos em mídia digital em 2024, reconhecendo seu papel vital na construção da relação entre público e marcas. 
Para Renata, estratégias baseadas em dados são essenciais em diversos setores, pois permitem que executivos tomem decisões estratégicas com maior precisão. No e-commerce, empresas utilizam análise preditiva para monitorar o comportamento de compra e personalizar recomendações de produtos, aumentando significativamente as taxas de conversão. No varejo físico, o uso de dados de vendas e comportamento do shopper para otimizar a disposição de produtos nas prateleiras é igualmente eficaz. Ao analisar a missão de compra, a cesta e a árvore de decisão do shopper, os varejistas podem organizar suas prateleiras e destacar produtos relevantes em épocas específicas. Essa abordagem maximiza a exposição de itens populares e reduz o estoque de produtos menos procurados, melhorando a eficiência de vendas e a experiência do cliente.
Customer insights fornece uma base sólida para definir estratégias de crescimento, equilibrando fatores internos e externos e alinhando as capacidades da empresa à demanda do mercado. No entanto, muitas organizações enfrentam dificuldades na implementação eficaz dessa prática, o que representa uma oportunidade significativa para aqueles que conseguem superar esse desafio.
Convidamos você a participar do evento na ESPM, onde especialistas discutirão essas tendências e compartilharão insights valiosos sobre como alavancar sua marca por meio do uso inteligente dos dados e investimentos em mídia. Não perca essa oportunidade de se atualizar e conectar-se com profissionais do setor!
Confira nossos próximos eventos:
  • Dia 24 de outubro: MIEXPO – "Etarismo e Longevidade no Novo Cenário Industrial" com Alain Tissier, membro do Connect Executive Hub; Walter Feldman, Presidente da Longevidade; e Mauro Wainstock, Colunista da Exame e Founder do Hub +40. Link de inscrição.
  • Dia 24 de outubro: MIEXPO – "Painel Connect: O papel do executivo como agente de transformação". Link de inscrição.
  • Dia 24 de outubro: MIEXPO – "Qual o perfil do profissional da Industria?", com Marcelo Tas, Jornalista e Educador; Silvana Pampu, HR General Manager na Renault e Founder do Connect Executive Hub; e Felipe Morgado, Superintendente do Senai – Link de inscrição.
Connect Executive Hub, promovido pelo Instituto Connect, fomenta uma Confraria de Executivo com membros de diversos segmentos, estados e países. É um ecossistema que permite uma jornada de conexões e desenvolvimento executivo. Agende um bate papo para saber como fazer parte. Inscreva-se no site.