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Muitos empreendedores possuem o anseio de receber aportes de investidores como um sonho de crescimento acelerado de seus negócios.

Itamir Viola

Itamir Viola

CEO da TechInvestor, fundo de investimento direcionada a empreendimentos tecnológicos para o agronegócio, founder da VIASOFT, um dos mais importantes grupos de empresas de tecnologia e gestão empresarial do Brasil, com nove empresas no portfólio e 30 anos de história. Investidor Anjo da Curitiba Angels, Palestrante, Administrador, Analista de Sistemas, especialista em Inovação e Economia Digital - difusor de conceitos ligados à inovação disruptiva, sociedade conectada, colaboração humana, economia criativa e megatendências do futuro. Em 2019 idealizou o VIASOFT CONNECT, o maior evento de inovação em gestão do Brasil realizado anualmente há 5 anos. Co-Criador do Rocket Startup, reality show do Grupo RPC - Afiliada a Rede Globo no Paraná.

Mergers and Aquisitions

Uma estratégia vencedora: como executar a captação em uma transação de M&A

24/08/2023 20:50
No último artigo, pudemos analisar dados recentes do uso de estratégias de aquisições e fusões, conhecidas no mercado como Mergers and Acquisitions (ou simplesmente M&A), que mostram o gigante crescimento inorgânico que vem acontecendo em empresas por meio delas. Vimos também um panorama na história desse tipo de transação no Brasil e no mundo.
Muitos empreendedores possuem o anseio de receber aportes de investidores como um sonho de crescimento acelerado de seus negócios. Mas, então, como entrar em uma jornada de captação de investimento?
Sendo assim, que tal preparar a sua empresa para se beneficiar do crescimento inorgânico? Para falar sobre isso, gostaria de guiá-los por uma análise do que faz um investidor se interessar por uma empresa ao invés de outra e qual o caminho para receber investimento.
Primeiro, é preciso entender que os benefícios de uma atração de investimento não se limita somente ao financeiro. Além desse aspecto, ela também pode ser acompanhada da atração de pessoas com experiências específicas, que podem contribuir com estratégias importantes para a escalabilidade dos negócios e ainda com a abertura de uma rede de relacionamentos, realizando um smart money.
De fato o smart money é algo a que se deve estar atento, pois ele é o recurso que traz experiência acompanhada de conhecimento. Saber escolher o perfil de investidor é essencial para sua estratégia de crescimento acelerado. O smart money pode acontecer de algumas formas diferentes.
Você pode, por exemplo, buscar um investidor que tenha relacionamentos com possíveis clientes e que irá lhe ajudar na jornada de construção e venda do produto. Há, também, a possibilidade de escolher um investidor que atue no mesmo setor do mercado que você, que vai agregar em insights específicos do mercado e ajudar no seu crescimento. Podem ser também investidores que possuem conhecimento regulatório e que vão acelerar a sua jornada de compreensão dos caminhos necessários para acessar novos mercados.
Agora, do outro lado da moeda, o que de fato chama atenção do investidor?
O mais importante é saber vender o seu negócio. Geralmente, o primeiro contato que um investidor terá com uma possível investida é uma apresentação sobre o business. Uma apresentação mal-feita pode significar o encerramento imediato de uma oportunidade. Assim, saber para quem você vai falar e adaptar a sua apresentação de acordo com o ouvinte é essencial.
Também é necessário que, na apresentação, você traduza de forma simples a solução que o negócio gera e os diferenciais do seu produto no mercado. Além disso, incluir informações técnicas da solução, dados financeiros e cases de sucesso ajudam a compreender a oportunidade que está sendo apresentada.
Um item que faz a diferença toda é o know-how, networking, liderança e outros atributos presentes no CEO e Founder do negócio. Suas experiências, inclusive de fracassos anteriores são importantes nesse compêndio de qualidades. Um líder pode transformar o time, pode atingir resultados mais expressivos, pode, enfim, dar sucesso ao negócio, ao cabo de que outro líder desqualificado, no mesmo setor e momento, pode pôr tudo a perder ou ter desempenhos muito pequenos.
Outro ponto importantíssimo é o plano ou um racional do negócio bem estruturado. Na minha jornada de análise de investimento, deparei-me com várias empresas com produtos muito bem desenvolvidos, mas sem um plano de negócios adequado. Saber qual é a dor do cliente que o seu produto irá solucionar, onde a empresa captura valor, entender o perfil ideal de cliente, o tamanho de mercado, as métricas de desempenho e qualidade, entre outros pontos estratégicos são essenciais para a atração de investimento. Além disso, conhecer profundamente seu mercado e produto irá auxiliar na escolha do perfil ideal de investidor que mencionamos.
Mas não basta ter um ótimo ppt e um bom plano de negócio se eles não estão acompanhados de uma governança adequada. Governança gera um valor intrínseco ao negócio. Estar bem estruturado societariamente, com a presença de uma organização administrativa e financeira, regularidade fiscal e tributária e relações trabalhistas formais são pontos que demonstram a saúde operacional das empresas e imprimem o potencial de sustentabilidade do negócio. Afinal, uma má governança pode pôr em risco a continuidade do negócio.
São esses os pontos gerais e mais importantes que podem guiá-lo em uma jornada de captação com uma grande assertividade, que de fato irá colher os benefícios de um aporte que contribua para a aceleração do seu negócio.
A estratégia de captação, como disse anteriormente é, sim, a meu ver, um potencializador super qualificado para dar tração a negócios inovadores e escaláveis.
No próximo artigo, trataremos sobre o ecossistema empresarial do futuro e os impactos deste novo modelo no mercado.
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