CEO da TechInvestor, fundo de investimento direcionada a empreendimentos tecnológicos para o agronegócio, founder da VIASOFT, um dos mais importantes grupos de empresas de tecnologia e gestão empresarial do Brasil, com nove empresas no portfólio e 30 anos de história. Investidor Anjo da Curitiba Angels, Palestrante, Administrador, Analista de Sistemas, especialista em Inovação e Economia Digital - difusor de conceitos ligados à inovação disruptiva, sociedade conectada, colaboração humana, economia criativa e megatendências do futuro. Em 2019 idealizou o VIASOFT CONNECT, o maior evento de inovação em gestão do Brasil realizado anualmente há 5 anos. Co-Criador do Rocket Startup, reality show do Grupo RPC - Afiliada a Rede Globo no Paraná.
Sua empresa é inovadora? É assim que a sua marca é vista pelo mercado? (Parte 2)
26/05/2022 18:15
Na matéria passada, abordamos técnicas para uma empresa iniciar no mundo da inovação e se manter inovadora, sendo isso essencial para assumir a dianteira em um nicho de negócio. É porque mesmo que o cliente esteja relativamente satisfeito com o serviço ou produto e que a empresa tenha certa estabilidade, é necessário mostrar ao seu público que você acompanha o mercado e a velocidade de evolução do mundo atual. Esse é o bônus da Inovação!
Os clientes de hoje possuem muito menos dificuldades em trocar de marca de um produto ou serviço. Estamos num mundo onde a informação corre rápido. E quando surge uma proposta inovadora de outra empresa e que apresenta uma nova experiência, que vai oferecer o mesmo produto mas melhorado, qual a dificuldade das pessoas em trocar de marca/empresa? Geralmente nenhuma .
As regras de competitividade são outras. E organizações que querem permanecer vivas devem criar estratégias inovadoras para continuar satisfazendo os consumidores. Isso vai além da qualidade e excelência do produto em si. O valor de uma empresa está hoje muito ligado à sua capacidade de desenvolver processos de evolução que se retroalimentam e constantemente se atualizam.
As formas de gerar riquezas também são diferentes. Estamos presenciando vendas de produtos digitais e até tokenizados, milhões de fãs se mobilizando nas redes sociais e manipulando o algoritmo em favor de seus ídolos, espaços no metaverso que ninguém sabe se vão vingar ou virar pó... Isso tudo nos informa que o modo de criar capital está em rápida mutação.
É óbvio que inovação empresarial sozinha não é sinônimo de sucesso garantido. Claro que você já deve saber disso. Ideias não são nada se não forem executadas, postas em prática, e o sucesso empresarial é um conjunto de inúmeros fatores elaborados e direcionados estrategicamente (para resumir de forma brevíssima). Muitas vezes não é fácil construir uma empresa que deixa os clientes satisfeitos e que tem estabilidade. Porém isso é o mínimo. O que vai garantir sobrevivência e longevidade ao seu negócio é a busca incansável por ferramentas de melhoria contínua, que reinventem o processo, fazendo melhor o que já se fazia.
Na matéria anterior, dei o exemplo de como a Viasoft usa estratégias internas e a metodologia que engloba o nosso departamento de inovação chamado Pesquisa e Desenvolvimento. Claro que não existem formas fáceis para lidar com os processos internos de uma organização. Cada empresa é única, seus clientes, colaboradores e o ambiente interno e externo exigem cada uma uma análise aprofundada e diferenciada para que se possa traçar o planejamento estratégico de inovação de uma empresa.
É preciso também possibilitar que seu time experimente outras funções em outros departamentos, ver coisas que raramente veriam, ou que a empresa competidora não vê. Ter uma visão do todo, do que está sendo feito, de como as empresas ao nosso redor se destacam com ideias e programas inovadores, e isso pode ser alcançado através da participação em projetos e programas de Inovação.
Trago aqui um exemplo do Prêmio Empresa Inovadora, construído pelo Viasoft Connect em parceria com a Haze Shift e Assespro, que oferece às organizações um Diagnóstico de Inovação e premia as empresas mais inovadoras do estado.
Além de projetos como esses existem programas de Inovação aberta e outros exemplos. Para falar sobre isso, convidei o Luiz Frederico da Haze Shift, que é especialista na área para falar sobre isso!
Para nós da Haze Shift, o Prêmio Empresa Inovadora traz um olhar das organizações sobre como tratam e permitem a inovação e transformação digital como um todo. Tivemos a oportunidade de compreender como as participantes do Prêmio percebem a inovação em seu dia a dia, como a sentem e o que sonham com olhares para o futuro. Dentro de nossas ações em clientes e fortalecidas pelas etapas já realizadas, pudemos perceber que a maioria delas já adotam a Cultura da Inovação como estratégia organizacional e estão em estágios diversos de fortalecimento dessa cultura. Isso sustenta toda e qualquer prática de inovação que a empresa adotará durante a sua jornada: desde uma melhoria de seus processos; redução de silos organizacionais; participação em programas de inovação; criação de seus próprios desafios de inovação; desenvolvimento de produtos ou serviços; criação de novos negócios e o que tiver relação com o segmento no qual ela está inserida, sempre buscando um ambiente propício e organizado que possibilite essas ações por seus colaboradores.
Isso confirma a nossa crença de que a inovação começa de dentro para fora, o que significa ter uma cultura pró inovação, o que chamamos de Cultura da Inovação. O fortalecimento dela ao longo do ciclo de vida de cada empresa, lhe trará maior capacidade de tornar a inovação perene e transversal em todos os níveis organizacionais, projetando a sua inovação para o mercado de forma muito natural. Consequentemente isso levará a empresa ser reconhecida como uma marca inovadora.
A primeira edição de premiação do Prêmio Empresa Inovadora será no IV Viasoft Connect, de 22 a 24/06/22. Vale conferir o que foi apurado, o diagnóstico de inovação que será feito pelos jurados e observar como está sendo esse movimento aqui no nosso estado, quais empresas se destacam e por que. Reitero aqui a importância dos programas que promovem, destacam e premiam a Inovação, que é bastante forte no nosso estado mas que muitas vezes não chegam ao nosso conhecimento.
Abrir os horizontes e olhar o mundo com possibilidades é importantíssimo para aprender a inovar. Testar plataformas digitais novas, se aproximar da linguagem jovem, do universo digital que se renova a cada dia é também uma ótima forma de expandir as ideias de forma mais contida, mais rápida e divertida.
Precisamos estar ligados nos movimentos ao nosso redor para conhecer verdadeiramente as necessidades do cliente e até prevê-las. É assim que se faz inovação.