Thumbnail

Considerado a "epidemia do século XXI", o estresse tem impactos diretos nas relações profissionais e pessoas, e também nos negócios. Crédito: Drazen Zigic/Freepik.

Thiago Ayres

Thiago Ayres

Thiago Ayres é pai, empresário e empreendedor serial, investidor e especialista em crescimento de negócios através de gestão inteligente. Rodou mais de 20 países ajudando dezenas de empresas a faturarem mais de 1 bilhão e centenas de empresários a terem mais riqueza e liberdade.

Estresse sob controle

Como reduzir o estresse de gerir o próprio negócio?

29/05/2024 18:17
O estresse é coisa séria. Considerado a “epidemia do século XXI” pela Organização Mundial da Saúde (OMS), ele custa bilhões em dias de trabalho perdidos anualmente, reduz a produtividade, aumenta o absenteísmo e impacta as relações profissionais e pessoais. Além disso, é como um gatilho que, quando disparado, eleva as chances de desenvolvimento de distúrbios do sono, doenças cardiovasculares, ansiedade, depressão e até suicídio.
Para o empresário que ganha com o cérebro, estar em exposição prolongada ao estresse crônico pode impactar o hipocampo, região importante para a formação de memórias e regulação emocional, afetando o aprendizado e absorção de informações, por exemplo, e o córtex pré-frontal, envolvido no pensamento racional e tomada de decisões.
Ao longo da minha jornada como empresário, aprendi algumas táticas para que pudesse aguentar a pressão e manter o estresse sob controle. Listo aqui: 
1) Organizar prioridades e agendas: a assertividade e a economia de tempo são bem-vindas aqui. Estabeleça metas realistas, levando em consideração o tempo de execução de cada tarefa, deixando sempre um intervalo entre uma e outra com margem para imprevistos e deslocamento, por exemplo. Recrute ferramentas virtuais disponíveis para facilitar o acesso às suas anotações e ao que precisa ser cumprido. Aposte no check list diário. Evite distrações e aprenda a dizer NÃO nos momentos certos.
2) Delegar mais: identifique as responsabilidades que podem ser repassadas a membros da equipe e quem tem o potencial para exercê-las com maestria. Busque centralizar sua energia nas áreas mais importantes do seu negócio e em que sua participação é essencial. Em resumo: não seja o polvo da sua empresa. Querer abraçar tudo ao mesmo tempo só vai ampliar as chances de um burnout.
3) Impor limites e recompensas para metas ou entregas cumpridas: isso vale não só para estratégias de longo prazo, mas também para as de curto e médio, justamente para manter o estímulo e o comprometimento da equipe. Pense em traçar metas individuais e coletivas, até mesmo no desenvolvimento de um programa de premiação. O mesmo vale para você, gestor. Diariamente, faça um check list de suas atividades e, a cada uma executada, permita-se ser recompensado.
4) Cuidar da máquina: o equilíbrio na alimentação, boas noites de sono e uma rotina de exercícios não são apenas conselhos de especialistas para vender a fórmula do emagrecimento. Essa é a tríade do sucesso para manter também o corpo - e a mente - em funcionamento ativo durante as atividades profissionais. Atividades de mindfulness também são aliadas desse processo.
5) Preparo constante: estar preparado dá confiança, reduz ansiedade e dá a sensação de que podemos nos adaptar ao que vier. Esteja bem informado e tenha planos de contingência atualizados - tanto para si mesmo quanto para a empresa. Não espere a crise surgir para gerenciá-la. Por isso é tão importante exercer os outros quatros itens, pois eles são fatores de prevenção e adaptabilidade que descartam a hipótese de se desenvolver grandes picos de estresse.
E você, quais táticas utiliza para escapar do acúmulo de estresse diário proporcionado pelo compromisso de gerir sua empresa? Conta pra mim lá no Instagram (@_oayres) ou no LinkedIn (oayres).

E vem aí o GazzSummit Agrotechs

O GazzSummit Agrotechs é uma iniciativa pioneira do GazzConecta para debater o cenário de inovação em um dos setores mais relevantes do país. O evento será realizado no dia 15 de agosto de 2024 com o propósito de conectar e promover conhecimento para geração de novos negócios, discussão de problemas e desafios, além de propor soluções para o setor.
O GazzSummit promove a disseminação de tecnologias e práticas de inovação que possam levar a cadeia produtiva ainda mais longe. Uma programação intensa de 12 horas de conteúdo, e mais de 25 palestrantes, espera os participantes que poderão interagir com players importantes do ecossistema como grandes empresas, cooperativas, produtores, entidades públicas, startups e inovadores. Garanta já a sua vaga.