PMES
87% das PMES brasileiras consideram usar IA e automação nos próximos 12 meses, aponta estudo da Visa
Cerca de 9 entre 10 proprietários de pequenas e médias empresas brasileiras (87%) consideram provável a utilização de serviços de automação e inteligência artificial (IA), como o ChatGPT, nos próximos 12 meses, segundo o estudo global "Back to Business", divulgado nesta terça-feira (24) pela Visa. O uso das tecnologias tem como objetivo criar vantagens nos negócios em relação à concorrência.
Já o número de empresas que consideram muito ou extremamente provável o uso destas tecnologias também é elevado, chegando a 68%. As informações são da Visa.
O estudo ainda ressalta que os pagamentos digitais estão se tornando cada vez mais integrados à vida cotidiana, especialmente no Brasil, onde quase metade dos compradores brasileiros (47%) prevê que irão utilizar somente transações sem dinheiro físico nos próximos 2 anos, em comparação com 40% globalmente. Também, mais de dois terços dos compradores brasileiros (67%) preveem que usarão pagamentos digitais com mais frequência no próximo ano, em comparação com 55% globalmente.
O Back to Business, conduzido entre 2.250 entrevistados na Austrália, Brasil, Canadá, Alemanha, Hong Kong, Irlanda, Nova Zelândia, Singapura, Emirados Árabes Unidos (EAU) e nos Estados Unidos, também descobriu que os pagamentos digitais já fazem parte da vida das pequenas empresas e dos consumidores.
No Brasil, 58% das pequenas empresas já fizeram ou farão a transição para operarem sem dinheiro físico nos próximos dois anos (em comparação com 51% globalmente). Além disso, 92% dos empresários brasileiros entrevistados afirmam que farão a transição para operar totalmente digital eventualmente.
Oportunidades de crescimento para as empresas
Os resultados do novo estudo global “Back to Business” da Visa mostram que os consumidores estão se tornando mais sofisticados, com mais expectativas digitais do que nunca. Esses hábitos em mudança apresentam oportunidades de crescimento para as empresas, desde que consigam atender às expectativas mutáveis dos compradores. Outras informações do estudo importantes a respeito das PMEs brasileiras incluem:
1. Principais Oportunidades
Proprietários de negócios citaram o aumento da presença nas redes sociais (51%), a oferta de novos produtos ou serviços (45%) e o investimento maior em marketing (52%) como as principais oportunidades para alcançar novos clientes, sendo que 26% estão de olho em aceitar novas formas de pagamento como uma área crucial que pode ajudá-los a melhorar seus negócios.
2. Fator segurança
Mais da metade dos consumidores brasileiros apontam que métodos de pagamentos digitais apresentam mais sensação de segurança (44%, em comparação com 32% globalmente).
3. Exigindo sustentabilidade
Os consumidores estão se inclinando para produtos sustentáveis: 80% dos consumidores brasileiros entrevistados afirmam que as práticas de sustentabilidade de um negócio têm pelo menos algum impacto em sua decisão de compra. Um número expressivo de 84% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por produtos ou serviços para garantir que sejam sustentáveis, incluindo 64% que estão dispostos a pagar significativamente ou um pouco mais.
4. Expectativas para pagamentos
As principais opções de pagamento por aproximação ou digitais que os compradores esperam nas lojas físicas incluem aplicativos de pagamento móvel (56%), pagamento com cartão por aproximação (39%), pagamentos com carteira digital (35%) e autoatendimento (35%). Todos dados referentes ao mercado brasileiro.
5. Compras em pequenos negócios
51% dos consumidores brasileiros pretendem fazer mais compras em negócios locais este ano, buscando apoiar a economia local (65%) ou estabelecer uma conexão pessoal (48%) em sua comunidade.
Base da pesquisa
O estudo global da Visa “Back to Business” foi conduzido pela Wakefield Research em março/abril de 2023 e entrevistou 2.250 proprietários de pequenas empresas com 100 funcionários ou menos na Austrália, Brasil, Canadá, Alemanha, Hong Kong, Irlanda, Nova Zelândia, Singapura, Emirados Árabes Unidos (EAU) e nos Estados Unidos. 1.000 consumidores adultos com 18 anos ou mais nos Estados Unidos e 500 consumidores adultos com 18 anos ou mais na Austrália, Brasil, Canadá, Alemanha, Hong Kong, Irlanda, Nova Zelândia, Singapura e EAU.