Thumbnail

O Canal da Música, em Curitiba, será o palco do 2º Seminário Estadual de Contratação de Inovação pelo Setor Público do Paraná nos dias 13 e 14 de agosto. Crédito: José Fernando Ogura/AEN.

Saiba como participar

Últimas vagas: Seminário de Contratação de Inovação do Paraná destaca como a iniciativa privada pode impulsionar o setor público com cases de sucesso

André Nunes
André Nunes
02/08/2024 14:10
Curitiba vai sediar, no próximo dia 13 de agosto (terça-feira), a segunda edição do Seminário Estadual de Contratação de Inovação pelo Setor Público, evento que busca fomentar a cultura da inovação no Paraná. O seminário é destinado a gestores públicos, startups, estudantes e demais interessados. 
Com nove horas de programação, o evento, que terá como palco o Canal da Música, vai reunir palestras e painéis com especialistas nacionais. O seminário está com as últimas vagas disponíveis. As inscrições podem ser realizadas pelo site (CLIQUE AQUI).
Cases de cidades brasileiras que vêm se destacando em inovação vão ocupar grande parte do programa do evento. Um dos exemplos é o projeto E.I.T.A! Recife, que identifica desafios da cidade e cria um ambiente propício para realizar conexões capazes de implementar soluções inovadoras.
O E.I.T.A! Recife já rendeu mais de 30 prêmios para a capital pernambucana, que recebeu, pelo case, o título Cidade Mais Inteligente do Brasil na primeira edição da premiação nacional promovida pelo Smart City Expo Curitiba 2024. Breno Alencar, diretor de inovação aberta e governança de dados da Empresa Municipal de Informática do Recife (Emprel) é quem apresentará os resultados do projeto durante o seminário.
“São muitos os desafios do setor público que podem ser solucionados via inovação aberta. Em Recife, estamos no segundo ciclo de cinco desafios que impactam a vida dos cidadãos, um deles reduzindo custos na área da saúde”, revela Alencar.
“A iniciativa já impactou cerca de 45% da população, que foi reconhecida como a primeira cidade do Brasil a usar o Marco Legal das Startups. Em Curitiba, vamos contar um pouco dessa história na mesa redonda do seminário. A ideia é que isso possa ser replicado via startups em cidades de todo o Brasil”, antecipa.

Contratações públicas de inovação

Um dos palestrantes do Seminário Estadual de Contratação de Inovação pelo Setor Público é André Rauen, pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), doutor em Política Científica e Tecnológica e coordenador de Estudos em Estratégias de Crescimento das Firmas no Ipea. Rauen irá apresentar os instrumentos de compras públicas para inovação no Brasil e pela Plataforma de Compras Públicas para Inovação (Inova CPIN).
Um dos especialistas que retorna para a segunda edição do seminário é Rafael Fassio, procurador do Estado de São Paulo (PGE/SP). Segundo ele, a proposta do evento é dar um passo de maturidade “para que as contratações públicas de inovação consigam ser vistas não só sob um ponto de vista mais teórico do que a legislação permite, mas, sobretudo, olhando para os casos concretos de aplicação desses instrumentos no país”. 
A programação continua na manhã do dia 14 de agosto (quarta-feira), quando serão realizadas oficinas técnicas. A oficina do Tribunal de Contas da União (TCU) é voltada aos técnicos do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) e órgãos de fiscalização como a Controladoria Geral do estado. 
Já a oficina mediada pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) é focada na alta gestão, com secretários, gestores e diretores que promovem a cultura de inovação. Eles vão trazer dores e desafios a serem superados.
O 2º Seminário Estadual de Contratação de Inovação pelo Setor Público é uma iniciativa do Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital, em conjunto com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), Escola de Gestão do Paraná, e o GazzConecta, maior plataforma de notícias especializada em inovação no Paraná. 
O evento conta, ainda, com patrocínio da Celepar, Sanepar e Fomento Paraná, além do apoio do Sebrae/PR, Tribunal de Contas da União (TCU), Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Fopeme), iCities, Connect Week e Instituto Synapse.