Novos caminhos
Luanna Toniolo encerra ciclo na TROC para impulsionar mulheres no empreendedorismo
Luanna Toniolo anunciou nesta terça-feira (9) que está deixando a TROC, brechó de luxo fundado por ela em 2016. A marca, que começou como um brechó online e se tornou a maior plataforma de moda circular do Brasil, foi adquirida pelo Grupo Arezzo&Co em 2020, do qual a empresária se tornou sócia. No ano passado, o grupo formalizou a fusão com o Grupo Soma e passou a se chamar Azzas 2154.
Luanna permaneceu como sócia da TROC até 2023 e, desde então, atuou como executiva da marca, da qual se despede oficialmente em fevereiro deste ano. Segundo ela, chegou o momento de encerrar um ciclo. “Talvez esta tenha sido uma das decisões profissionais mais difíceis que eu tive que tomar, mas é muito sobre alinhamento de propósitos, sobre controle da minha narrativa e do que eu acredito em relação aos valores que eu comunico”, declarou.
Sob sua liderança, a TROC consolidou-se como uma referência em moda circular, com resultados expressivos. Em 2024, a empresa alcançou um faturamento de R$ 39 milhões, um crescimento de 35% em relação ao ano anterior. “Só nos últimos quatro anos, a marca cresceu 800%. Ainda no último ano, atingimos um crescimento de 53% no EBITDA em comparação com 2022”, destacou. para ela, a empresa está preparada para seguir sem sua presença direta. “Liderança é isso: construir uma estrutura, um legado que não dependa somente de você”, completou.
Desde a sua fundação, a TROC já comercializou mais de 700 mil peças em sua plataforma, desempenhando um papel relevante na redução do desperdício têxtil. Por meio da ampliação do ciclo de vida das roupas, a empresa economizou quase 2 bilhões de litros de água, evitou a emissão de mais de 2 mil toneladas de CO₂ na atmosfera e reduziu o descarte de 260 toneladas de roupas em aterros sanitários, impactando diretamente cerca de 22 milhões de pessoas.
Novos planos — ou não tão novos assim
No radar de Luanna, agora, está a expansão da POMS - Educação por Inspiração, um projeto de mentorias criado durante a pandemia de Covid-19 com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de mulheres no mercado. “Eu sentia que havia uma lacuna que precisava ser preenchida. No ano passado, criei imersões presenciais e, nelas, além do feedback 100% positivo, percebi que poderia impactar a vida de muitas mulheres e ajudá-las a trilhar o caminho que merecem”, afirmou.
O público-alvo das imersões são empreendedoras. “São mulheres que já têm seus negócios ou uma ideia clara do que querem fazer. Gestão de negócios, gestão de tempo, marketing e outros temas fazem parte desses encontros, nos quais compartilho minha experiência e trago profissionais com grande bagagem para compartilhar”, explicou.
Paralelamente, Luanna lidera o The3Percent, iniciativa voltada para impulsionar e escalar negócios liderados por mulheres. O projeto, lançado no fim de 2024 em sociedade com Patrícia Lima, fundadora da Simple Organic, marca de produtos de beleza de alta performance fabricados com matérias primas naturais, orgânicas e veganas, vendida para a Hypera Pharma, e Manuela Bordasch, criadora da plataforma de moda Steal the Look, adquirida pelo Grupo Magalu, busca ampliar a representatividade feminina no mercado de investimentos.
A plataforma oferece suporte estratégico e, eventualmente, financeiro a negócios liderados por mulheres, considerando a baixa porcentagem de empresas investidas comandadas por elas. “O objetivo inicial é dedicar tempo e expertise, com a possibilidade de aporte financeiro no futuro, ajudando mais empresas a prosperarem e a se inserirem no mercado de investimentos, assim como aconteceu com as nossas”, concluiu Luanna.
Embora a decisão de deixar a TROC tenha sido difícil, Luanna acredita que faz parte de um processo de alinhamento com seus valores e propósitos. “A empresa continuará gerando impacto e mantendo seu propósito de forma clara e ampla no mercado, mesmo sem a minha gestão direta”, finalizou.