Problemas e melhorias
Telefonia móvel: Pesquisa aponta que preço e problemas de sinal são os principais motivos que fariam usuários trocar de plano
Em novembro, a Gazeta do Povo iniciou uma pesquisa para mapear problemas e melhorias do setor de telefonia móvel e provedores de internet no Paraná. A pesquisa para avaliar o mercado de telefonia móvel no estado foi encerrada nesta terça-feira (17) e sorteou um iPhone 15 dentre os participantes que responderam à enquete. A vencedora do sorteio foi Edimarcia Cardozo.
A partir das opiniões e experiências dos paranaenses, a pesquisa identificou aspectos sobre a qualidade dos serviços de telefonia móvel, além dos principais gargalos neste sentido. O estudo investigou o conhecimento, interesse e satisfação com as marcas de telefonia móvel no Paraná, com total de 1.042 entrevistas, reduzindo a margem de erro para 3%.
A enquete conduzida pela Gazeta do Povo traz uma visão clara sobre este cenário promissor e desafiador, que oferece um serviço fundamental para o dia a dia dos cidadãos. Com os dados coletados, é possível mapear o mercado de telefonia em todo o estado, compreendendo o comportamento, as demandas e as insatisfações dos usuários.
Entre os insights revelados pela pesquisa estão os fatores de troca de operadora: 53,5% declararam problemas de sinal, enquanto 49,7% apontaram vantagens financeiras na motivação principal. Nas respostas qualitativas, são apontados como pedidos de melhorias o reforço do sinal em áreas remotas, a melhoria do sinal de 5G em regiões urbanas e rodovias, bem como a expansão da cobertura em periferias e zonas rurais do Paraná.
A pesquisa abordou questionamentos como a experiência geral com os provedores de internet; os principais desafios enfrentados pelos consumidores; as expectativas quanto às melhorias no setor; a relevância de novas tecnologias, como o 5G; e os serviços mais acessados pelos usuários, como streaming e redes sociais.
Como os paranaenses se conectam à internet
Os avanços tecnológicos têm transformado o mercado de telecomunicações ao longo dos anos, especialmente o setor de provedores de internet e redes de celular. Esse segmento tem se consolidado como um dos mais fundamentais para o dia a dia das pessoas. Dessa forma, a ideia da pesquisa é entender a forma como os paranaenses se conectam e, também, como a operação das empresas colaboram para isso.
Segundo a pesquisa, 44,5% dos entrevistados utilizam plano pós-pago, 33,3% plano controle e 22,2% plano pré-pago. A maioria (65,83%) utiliza plano individual, seguida de 24,41% planos familiares, e apenas 8,71% planos empresariais (1,06% não souberam dizer qual o tipo de plano). A pesquisa também levantou dados sobre as marcas e modelos mais utilizados pelos paranaenses.
O mercado de telecom desempenha um papel crucial para o desenvolvimento da cidade, viabilizando as conexões que impulsionam negócios locais, além de permitir que empresas e empreendedores utilizem a internet para expandir suas operações e alcançar novos clientes.
Dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) reforçam essa relevância. O Brasil encerrou 2023 com 47,9 milhões de acessos de banda larga fixa e, em 2022, 87,2% da população brasileira já estava conectada à internet, representando um aumento de 21,1 pontos percentuais em comparação com 2016. Além disso, os provedores regionais, que, juntos, representam 53,2% do mercado, exercem uma função relevante, como mostra um estudo da consultoria Telecom, divulgado pelo Telesíntese.
Esses números comprovam o valor do setor como um dos principais pilares para a conectividade e comunicação no país, reforçando a importância de iniciativas como a pesquisa da Gazeta do Povo.