Thumbnail

O LabSeg será um vínculo de colaboração, experimentação e desenvolvimento de soluções para a segurança pública entre as forças policiais e a academia, a iniciativa privada de inovação e organismos internacionais. Crédito: Geraldo Bubniak / AEN.

LabSeg Paraná

SESP anuncia a criação de laboratório de inovação em segurança pública

GazzConecta
25/09/2025 10:37
A Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná (SESP) foi uma das três instituições selecionadas pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). A aprovação, no âmbito da chamada pública “Janela de Desafios 2025”, resultou na criação do Laboratório de Inovação em Segurança Pública (LabSeg Paraná). Os outros projetos contemplados foram o Ativa.Ce, do Ceará, e o Conecta Correios, da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.  
O LabSeg Paraná foi concebido para ser um espaço de conexão entre as forças policiais, órgãos da SESP, universidades, startups e organizações da sociedade civil. O Secretário de Estado da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, destacou: “a escolha demonstra a confiança da ENAP, instituição reconhecida nacionalmente na capacitação de gestores públicos, na competência do Paraná para liderar soluções inovadoras, em especial na área de segurança pública”. Ele ressaltou que o projeto fortalecerá a integração entre tecnologia e gestão, trazendo mais sinergia entre as forças de segurança, inteligência na aplicação de recursos públicos, e proximidade com o cidadão.
O laboratório será um ambiente de colaboração para o desenvolvimento de soluções. Suas áreas de foco incluem inovação aberta, capacitação em cultura de inovação e tecnologias para segurança integrada, com ênfase em desafios de fronteira. O Diretor de Gestão de Políticas Públicas da SESP, coronel Saulo de Tarso Sanson Silva, reforçou que o LabSeg permitirá ao Paraná testar, validar e aplicar soluções inovadoras em segurança pública, com atenção especial para a fiscalização de fronteiras.
O próximo passo é formalizar a parceria com a ENAP e o Impact Hub. O ciclo de inovação aberta, que terá apoio técnico e metodológico, prevê um investimento inicial de R$ 275,7 mil em contrapartida do estado. A Coordenadora-Geral de Inovação Aberta da ENAP, Keicielle Schimidt, repercutiu o anúncio. “Com a Janela de Desafios 2025, reforçamos a missão da Enap de apoiar estados e instituições públicas a avançarem em agendas estratégicas de inovação", disse. "O LabSeg Paraná é um exemplo de como a segurança pública pode se beneficiar da conexão entre governo, academia, sociedade civil e setor produtivo, ampliando a capacidade do Estado de testar e implementar soluções que gerem impacto real para os cidadãos."