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AMA é um das finalistas de um desafio global de sustentabilidade para cidades promovido pela ONU-Habitat.

Infraestrutura e tecnologia

Rede social ambiental criada por empreendedor curitibano quer levar sustentabilidade para pequenos bairros

Maria Clara Dias, especial para o GazzConecta
01/07/2022 16:58
Alguns anos trabalhando na área de saneamento levaram Marcelo Crivano a desenvolver um certo desejo de criar um negócio próprio dedicado à sustentabilidade. A ideia era fundar um empreendimento capaz de suprir algumas carências básicas na infraestrutura das grandes cidades a partir de tecnologia de ponta. Dessa vontade nasceu a Smart Citizen, uma empresa desenvolvedora de software para soluções ambientais e precursora das smart cities — ou cidades inteligentes.
Para tirar as intenções do papel, um dos primeiros alvos foi a limpeza urbana. Diante disso, a Smart Citizen criou, em 2019, um projeto para melhorar o monitoramento e gestão de resíduos nas cidades.
O primeiro produto, ainda em forma de teste, procurava entender como funcionavam os trabalhos de garis, os varredores das cidades. A intenção era aposentar as pranchetas e digitalizar o dia a dia desses profissionais, mapeando suas rotas e mensurando os resultados das coletas por meio de fotos. O piloto aconteceu nas cidades de Curitiba e Maringá, com o objetivo de provar um modelo de negócio vantajoso para as prefeituras locais.
Na ponta, no entanto, o que a empresa percebeu foi um gargalo de produtividade causado por alguns percalços na rotina desses varredores. “Tinha uma grande improdutividade e que nada tinha a ver com os funcionários”, conta Caetano Zagonel, gerente de projetos da Smart Citizen e um dos desenvolvedores do produto. “O problema real era o tempo gasto até que os profissionais fossem direcionados aos pontos de encontro, depois o deslocamento e todo o processo logístico envolvendo o serviço de varrição. Isso tudo queimava o tempo deles e reduzia o que era estabelecido contratualmente”, diz.
A conclusão dos empreendedores foi que, para ter mais eficiência, o caminho era criar mais braços para esse serviço. Assim surgiu o serviço de Zeladoria Ambiental Digital da Smart Citizen, um sistema que busca incentivar o engajamento de moradores em limpeza e gestão de resíduos em pequenos bairros nos quais a coleta pública não chega com tanta eficácia.
O aplicativo AMA é gratuito e está disponível para smartphones Android e IOs.
O aplicativo AMA é gratuito e está disponível para smartphones Android e IOs.
Por esse serviço, qualquer pessoa pode ser remunerada ao se tornar um “zelador ambiental”, ou seja, líder local responsável pelo controle das ações ambientais em seus bairros — áreas tradicionalmente debilitadas e com até 3 quilômetros de extensão. Esse zelador fica a cargo de localizar descartes indevidos, engajar a população da região e incentivar as boas práticas ambientais entre os moradores. “A mudança de comportamento nas comunidades foi algo surpreendente. Os vizinhos passaram a reconhecer aquele que é o responsável pelo cuidado ambiental no entorno e respeitá-lo”, conta Zagonel.
O acompanhamento do trabalho do zelador e os dados gerados pelo aplicativo são controlados pelas prefeituras municipais. “É uma maneira desses órgãos terem mais visibilidade dos serviços e também de moradores gerarem renda extra”, explica. A primeira cidade a adotar o serviço é a capital Florianópolis, em Santa Catarina.
Os testes também serviram para mostrar um grande engajamento da população, fomentando até mesmo o empreendedorismo local. “Ouvimos de alguns moradores que o contato diário com os vizinhos impulsiona até mesmo pessoas que tinham pequenos negócios. Foi algo bem legal o que descobrimos durante a experiência piloto”.

Uma rede social para quem ama a natureza

Com base neste e outros resultados, a Smart Citizen decidiu ampliar seu portfólio de produtos e criar a plataforma AMA (Agentes do Meio Ambiente), uma espécie de rede social socioambiental que já conta com 5 mil usuários.
O AMA pode ser baixado em lojas de aplicativos de forma gratuita. É uma rede social local para vizinhos interagirem e por onde a empresa transmite conteúdos de educação ambiental, promove ações em prol do meio ambiente, faz pesquisas e estimula moradores a compartilharem suas experiências e boas práticas em troca de pontos. “A ideia é multiplicar comportamentos sustentáveis e dar voz a micro influenciadores que precisam ser vistos e conhecidos pelas comunidades”, explica.
O aplicativo também é uma rede social e já conta com mais de 5 mil usuários.
O aplicativo também é uma rede social e já conta com mais de 5 mil usuários.
Na rede social, empresas privadas também podem criar ações com pequenas recompensas em cashback para programas de economia circular e gestão de resíduos, e o saldo é guardado a longo prazo na carteira digital individual de cada usuário.
A ideia já teve seus primeiros reconhecimentos. A plataforma é uma das finalistas de um desafio global de sustentabilidade para cidades promovido pela ONU-Habitat. Ao todo, foram mais de 200 inscrições, e a empresa foi selecionada como uma das cinco finalistas de Curitiba — também concorrem soluções nas cidades de Bogotá, na Colômbia; Bristol, no Reino Unido; e Ssabagabo, na Uganda.
Os vencedores globais serão anunciados durante o mês de junho e receberão 100 mil euros. Além do prêmio em dinheiro, os vencedores terão oportunidade de planejar a solução junto à ONU, que será apoiadora dos ganhadores e vai auxiliar as soluções na prospecção de fundos dedicados a financiar a execução dos projetos.