Thumbnail

Uso do ChatGPT no Brasil cresceu em janeiro de 2024, alcançando 123 milhões de acessos por mês. Crédito: Reprodução.

IA generativa

Pesquisa: Brasil é o 4º país que mais usa ChatGPT

André Nunes, especial para o GazzConecta
12/03/2024 09:32
Pesquisa do Traffic Analytics, divulgada pela plataforma Semrush, de visibilidade online, revela que as plataformas de inteligência artificial (IA) da OpenAI tiveram 2,4 bilhões de acessos em todo o mundo, somente em janeiro de 2024. O Brasil ficou em quarto lugar no ranking dos países que mais usam a IA, responsável por 5,16% do tráfego total do ChatGPT.
Os 2,4 bilhões de acessos representam um aumento de mais de 178% no número de acessos nas plataformas da OpenAI, em comparação com janeiro de 2023. Dentre a quantidade total, 123 milhões de acessos aconteceram no Brasil.
Enquanto isso, no primeiro lugar do ranking, os EUA aparecem com cerca de 475 milhões de acessos no primeiro mês de 2024. A coleta de informações pelo Traffic Analytics foi realizada por meio da ferramenta de análise de tráfego na web da Semrush, que abrange mais de 200 milhões de usuários pelo mundo.

"Acelerar o trabalho, não substituir pessoas"

Durante a SXSW, que acontece esta semana em Austin, nos Estados Unidos, o executivo Peter Deng, que comanda a divisão do ChatGPT na OpenAI afirmou que a IA vai acelerar o trabalho das pessoas, funcionando como um "professor incansável" para tirar dúvidas, mas que não irá substituir pessoas.
"Se pensarmos que cada pessoa pode acelerar seu trabalho com a IA, as pessoas que dedicarem um tempo para refinar o uso da IA, terão um impulso com a ferramenta", disse Deng, a um auditório lotado, com mais de 1.755 pessoas, nesta segunda-feira (11).
O executivo citou ainda uma pesquisa do BCG entre pessoas que usam IA, que não usam e quem usa ferramentas com treinamento. "Dependendo do nível de trabalho, a produtividade pode aumentar 43% em níveis mais básicos e 17% em funções de alta performance. Então a IA é um grande equalizador de aprendizado", ressaltou.

Os 10 países que mais usam ChatGPT

Em 2024, o Brasil superou a Alemanha e a França em uso do ChatGPT. No ranking geral, o país ficou atrás apenas dos Estados Unidos, Índia e Indonésia. Confira:
1) Estados Unidos (19,78%);
2) Índia (11,62%);
3) Indonésia (6,17%);
4) Brasil (5,16%);
5) Filipinas (4,72%);
6) Alemanha (2,85%);
7) Canadá (2,7%);
8) Reino Unido (2,67%);
9) França (2,35%);
10) Espanha (2,01%).
Na pesquisa anterior do Traffic Analytics, realizada no meio de 2023, a Alemanha e França estavam à frente do Brasil no ranking, respectivamente em segundo e terceiro lugares. Ainda de acordo com o levantamento, os homens representam a maioria (67,5%) dos usuários da ferramenta. Além disso, usuários de 25 a 34 anos são as que mais usam o chatbot de IA.

E vem aí o GazzSummit

O GazzSummit Agro & Foodtechs é uma iniciativa pioneira do GazzConecta para debater o cenário de inovação em dois setores de grande relevância para o país. O evento será realizado nos dias 8 e 9 de maio de 2024 com o propósito de conectar e promover conhecimento para geração de novos negócios, discussão de problemas e desafios, além de propor soluções para o setor.
O GazzSummit promove a disseminação de tecnologias e práticas de inovação que possam levar a cadeira produtiva ainda mais longe. Uma super estrutura espera os participantes, que poderão conferir mais de 30 palestrantes e mais de 300 empresas. O evento vai reunir players importantes do ecossistema como grandes empresas, cooperativas, produtores, entidades públicas, startups e inovadores. Garanta já a sua inscrição no site.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão