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Gestão de bares e restaurantes: dicas de como montar e estruturar um negócio lucrativo

Maísa Lopes

Gestão de bares e restaurantes: dicas de como montar e estruturar um negócio lucrativo

Papo Raiz*
03/08/2022 18:31
Como muitos outros setores do empreendedorismo, para abrir um bar ou restaurante que obtenha sucesso é preciso ter um bom planejamento. Para falar sobre o assunto, o podcast Papo Raiz convidou a empreendedora Maísa Lopes, que deu dicas de como montar e estruturar um negócio gastronômico lucrativo. Com mais de 10 anos de experiência na manutenção para cozinhas industriais, Maísa fundou o blog Chef Planet que, hoje, tornou-se um negócio de sucesso e conta com mais de 150 mil inscritos no YouTube, mais de 20 mil seguidores na plataforma do Instagram, além de ofertar cursos na área da gastronomia e já ter atendido mais de 100 empresas.
Um dos primeiros pontos levantados pela empresária no início da entrevista foi que muito mais que gostar ou saber cozinhar, para abrir um negócio no ramo gastronômico, a pessoa deve conhecer as vantagens e desvantagens do mercado.
“Saber cozinhar é uma parte do negócio, mas nem todo cozinheiro vai ser um bom empreendedor”, afirmou Maísa Lopes.
Com uma trajetória de sucesso, Maísa contou que a gastronomia entrou em sua vida quando ela era ainda muito nova, em especial, no momento em que sua família começou a trabalhar com manutenção de peças utilizadas em restaurantes e cozinhas.
“Eu sempre fui muito empreendedora e acho que isso vem muito de família também. A minha história com a gastronomia, eu digo que ela me escolheu de fato e, hoje, o meu canal é o mais completo da área”, revelou.
Após alguns anos trabalhando na empresa da família, Maísa Lopes decidiu abrir um e-commerce para vender equipamentos, mas, com o tempo viu que não daria conta de fazer todas as vendas dos produtos com esse modelo empresarial. Foi então que ela teve a ideia de gravar vídeos no YouTube explicando como funcionava cada tipo de equipamento e de compartilhar mais informações com o público-alvo do negócio e até mesmo alcançar outras pessoas.
Com o tempo, a profissão de consultoria através das plataformas digitais foi se estabelecendo na vida da empresária, que enxergou a necessidade de buscar mais aprendizado na área. “Quando eu comecei a fazer as consultorias, eu percebi que precisava saber mais de cozinha, para que eu entendesse a dor também do público. Eu tive que me especializar muito para hoje sentar e falar sobre isso”, disse Maísa Lopes.
Graças à tecnologia e à proximidade que sempre teve com a área, a criadora do Chef Planet conseguiu desenvolver novas soluções de consultoria e hoje ajuda empreendedores gastronômicos a organizar, planejar, executar e lucrar com os seus negócios, mas sempre deixando claro que existem abordagens diferentes para cada tipo de empresa e que a satisfação do cliente é o que também vai definir  quais estratégias devem ser adotadas pelo negócio, seja um bar ou restaurante.

Qual é o melhor sistema para bares e restaurantes?

Para quem quer empreender, investir em ferramentas tecnológicas é essencial, pois essas soluções podem trazer não só bons resultados financeiros para um empreendimento, como também uma experiência única para consumidores. No caso de bares e restaurantes, para Maísa Lopes, o Saipos é um dos melhores softwares para incrementar os negócios.
“Tecnologia tem que ser usada nos negócios e os sistemas vêm para aproximar você do cliente. O Saipos é um sistema que domina hoje o mercado e é bem completo, tem bastante integração com outras plataformas e outros atendimentos”, avaliou a empresária.
Segundo Maísa, ferramentas como essa vão ajudar a unificar demandas diárias da equipe ao trazer soluções práticas e eficazes para o empreendimento, além de criar um setor financeiro saudável para o negócio, a partir do equilíbrio entre faturamento e custos.

O que é gestão de restaurante?

Totalmente voltada para o ramo gastronômico, a gestão de restaurantes assim como outras áreas precisa estar atenta às atividades diárias e às finanças do negócio, e essa supervisão só vai ser bem desempenhada se houver um alinhamento de rotina em cada etapa desse processo, como esclareceu a empresária Maísa Lopes durante a entrevista ao Papo Raiz.
“A rotina é fundamental e a maioria não tem. Geralmente, na segunda-feira é o dia em que o restaurante fecha, então, é nesse dia que você vai receber a compra da semana e vai poder pegar, pesar, verificar se veio exatamente o que se pediu e conferir nota fiscal, por exemplo. Você vai separando os dias e as horas para melhorar o desempenho”, aconselhou Maísa.
Ela também destacou que nesse tipo de gestão uma das tarefas mais difíceis e que merecem atenção é o estoque de insumos, que deve ser adequado às demandas do restaurante, evitando assim desperdício de produtos que possuem determinado tempo de validade.

Qual é a margem de lucro de um restaurante?

No papel da administração de qualquer negócio está a análise de quanto o empreendimento está ganhando mensalmente. No caso de um restaurante, por exemplo, Maísa Lopes explicou que o faturamento vai depender muito da qualidade da margem de lucro, que varia de uma empresa para outra.
“A margem de lucro depende muito do tipo de negócio e do serviço que ele disponibiliza. Mas hoje, em uma margem saudável, um restaurante fica entre 20% e 30% de lucro” (Maísa Lopes, fundadora do blog Chef Planet).
Ela ainda ressaltou que, para ter êxito na lucratividade, o dono de um negócio gastronômico deve investir no setor e acompanhar os preços do mercado para saber o que fazer para manter a fidelidade dos clientes e, consequentemente, um percentual de ganhos favoráveis ao negócio.

O impacto da pandemia no segmento de restaurante

Com a crise ocasionada pelo novo coronavírus, o mundo teve de se reinventar e aprender a viver sob uma nova realidade. Nesse cenário, além da área da saúde, um dos setores que também foram bastante afetados foi o empresarial, que precisou lidar com questões como quedas em vendas, fechamento de atendimentos presenciais e, num geral, tiveram que criar estratégias para recuperar a gestão empresarial.
Sobre esse impacto da pandemia de Covid-19 nos estabelecimentos de gastronomia, Maísa Lopes disse que foi um período de grande lição para todo mundo, principalmente, para os empreendedores. “A gente aprendeu que não podemos ficar presos a uma única forma de venda, que multicanais são fundamentais num empreendimento, além da importância em se ter uma reserva financeira para manter o negócio”, destacou.

Como liderar uma equipe em um restaurante?

Ter habilidades de liderança é uma das características fundamentais para quem quer gerir um empreendimento no ramo gastronômico. Mas como isso deve ser feito? Seja em grandes, médios ou pequenos empreendimentos, existem alguns pilares para a liderança, entre eles estão: ser uma pessoa flexível às situações que surjam no dia-a-dia; incentivar o aprendizado de colaboradores; definir metas; seja um exemplo de como se relacionar com as pessoas no ambiente de trabalho.
Além de evitar problemas de relacionamentos futuros, seja com os funcionários, seja com clientes, essas estratégias certamente contribuirão para o bem-estar da empresa.

Como administrar um restaurante delivery?

Para saber administrar um restaurante delivery, além de aderir aos aplicativos para receber os pedidos e fazer as entregas, Maísa Lopes enfatizou que é importante ter uma padronização do negócio. “A gente vai criando um método dentro do negócio para não errar de novo e é importante não entrar no empreendedorismo com uma visão romântica”, disse.
A consultora gastronômica ainda afirmou que observar o público também é essencial para alinhar bem o atendimento. “Existem públicos diferentes e é através de um público que você define tua marca, a linguagem, o tipo de produto, preço, então, entender quem é teu público-alvo já é um passo”, orientou Maísa.
*Artigo produzido pelo Papo Raiz – uma conversa descontraída e divertida sobre empreendedorismo e assuntos em alta na sociedade.