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A Curitiba Mil Graus é uma das referências quando se fala em crescer digitalmente

Marlon Ramos

Curitiba Mil Graus: como se tornar um fenômeno da internet

Papo Raiz*
21/09/2022 19:17
As redes sociais revelaram diversos talentos e criaram inúmeras celebridades nos últimos anos, um deles foi o produtor audiovisual Marlon Ramos, que entrou para o radar dos famosos da internet ao idealizar o perfil “Curitiba Mil Graus”. Com um jeito simples e, ao mesmo tempo, inovador, a página que foi fundada em 2013 na plataforma do Facebook ficou popularmente conhecida ao fazer publicações cômicas e até mesmo polêmicas sobre a capital paranaense.
Em conversa com o podcast Papo Raiz, Marlon contou um pouco mais sobre esse sucesso estrondoso no universo digital. Segundo o criador de conteúdos, inicialmente a ideia de criar a página Curitiba Mil Graus foi apenas com o intuito de descontração e para mostrar ao público situações inusitadas e até mesmo engraçadas da cidade e, até então, não havia o desejo de tornar o perfil como algo profissional ou que rendesse lucro.
“Nunca tive a pretensão de virar empresa com isso ou virar influência, eu fazia para me divertir. No começo, a Curitiba Mil Graus era conhecida como a página da capivara e esse ‘mil graus’ foi inspirado em uma página chamada ‘Montagens Mil Grau’ e a gente é uma das segmentadas dela”, explicou Marlon Ramos.
Em seu ano de estreia e, apesar de ser um momento em que as mídias sociais ainda estavam começando a ganhar destaque entre os usuários, o perfil Curitiba Mil Graus conquistou 12 mil seguidores, mostrando que tinha potencial para divulgar as peculiaridades e cultura curitibanas por todo o país. A página, que se lançou no mundo virtual com apenas uma pessoa responsável por todo o seu gerenciamento, hoje conta com uma equipe especializada e engajada em mantê-la como uma das referências no ramo de entretenimento digital.

Como o Curitiba Mil Graus se consolidou na internet?

A internet é uma forte ferramenta para alavancar negócios e atrair audiência com a produção de conteúdos, no entanto, é preciso estar atento às mudanças que esse espaço sofre frequentemente para conseguir se manter e consolidar-se nesse meio e foi isso que Marlon Ramos fez para aumentar a presença e o engajamento da página que ele criou. “O Curitiba Mil Graus teve várias transições e eu sempre acompanhei a onda da internet que é uma coisa que vai sempre inovando. O que levantou a página foram os memes sobre Curitiba e sobre o Paraná”, disse.
Para que o perfil alcançasse hoje a marca de mais de 460 mil seguidores no Facebook e mais de 1 milhão somando todas as redes sociais em que está presente, tornando-se assim um fenômeno da internet, Marlon Ramos apostou em mais uma característica: a inovação de conteúdos.
“Nos primeiros sete anos eu sempre fui inovando e eu criei um segmento que virou um negócio, que são os vídeos que eu faço e visitas em lugares gastronômicos”, destacou o empresário.
Com as novas estratégias e a crescente no número de visualizações e alcance de público, a Curitiba Mil Graus foi conquistando ainda mais a presença digital e, após bombar com a publicação de uma matéria sobre um cachorro-quente curitibano gigante, Marlon Ramos decidiu que queria que as pessoas soubessem quem estava por trás da administração do perfil, foi aí que ele começou a aparecer em todas as produções audiovisuais da página. “Eu pensei em transformar essa matéria em vídeo e, logo após eu postar o vídeo mostrando a minha cara já estava com 100 mil views e foi aumentando até que hoje está com 1,5 milhão de visualizações. E foi aí que eu gostei desse negócio de aparecer mais”, contou.

Como crescer um perfil do zero e viralizar conteúdos na internet?

Começar do zero na internet e conseguir crescer no universo online é um desafio para muitos influenciadores digitais e empresas e, para o dono da Curitiba Mil Graus, esse cenário exige um esforço maior atualmente, principalmente devido ao aumento das disputas por um espaço de evidência que as mídias sociais têm gerado.
“Eu sou de uma época da internet em que a concorrência não era tão grande, mas hoje se tem uma concorrência gigantesca, então, primeiramente você tem que procurar o teu nicho, no que você é bom e do que você gosta, é importante ser original também e não fazer algo só pensando em quanto você vai ganhar”, ressaltou Marlon Ramos.
O produtor audiovisual ainda falou sobre a viralização de conteúdos, que é outro objetivo que muitas pessoas buscam atingir ao usar a internet, já que isso pode gerar mais visibilidade e novas oportunidades aos usuários das redes sociais. Para Marlon, não existe fórmula mágica para tornar um assunto ou conteúdo a “febre” do momento na internet, pois viralizar é algo imprevisível. “O viral é um mistério e é imprevisível, porque você nunca sabe quando vai acontecer. Eu já tentei repetir virais e não deu certo e, por isso, digo que é algo inesperado”, afirmou.

Como fazer parcerias e gerar lucro na internet?

O empreendedorismo digital ganha mais adeptos a cada dia que passa, mas para gerar uma renda com isso e construir parcerias é preciso estabelecer uma estrutura que sustente as iniciativas online.  No caso do Curitiba Mil Graus, que ao longo dos anos, e após ganhar notoriedade, transformou a identidade visual que possuía e se estabeleceu como uma marca, Marlon Ramos explicou que a precificação dos trabalhos depende do tipo de empresa com a qual eles fecham parceria e também do conteúdo a ser produzido. “A gente analisa todo o material antes de fechar uma publi e é dependendo do segmento do negócio que a gente estabelece todo o valor”, esclareceu.
Sobre as visualizações e o lucro gerado com as publicações tanto para a Curitiba Mil Graus quanto para as empresas com as quais é fechado um negócio, o produtor audiovisual ressaltou que tudo vai depender do público que será impactado com o conteúdo produzido e divulgado.
“Você tem que focar em algo que chama a atenção, e é importante pensar em estratégias para atingir as pessoas. Primeiramente a gente garante o alcance, porque a página tem um alcance bem legal, que na verdade são os seguidores, e são eles que vão olhar a página do cliente e se interessar pelo produto ou lugar”, disse Marlon Ramos.

Qual é o trabalho da Curitiba Mil Graus atualmente?

Consolidada como um exemplo de negócio bem sucedido e tornando Marlon Ramos uma das figuras da internet mais conhecidas da capital paranaense, o Curitiba Mil Graus encontra-se hoje muito além de apenas uma página no Facebook, como era no início de sua criação. Com um Canal do Youtube, perfil no Instagram e também como um portal de notícias, a marca trabalha atualmente com a divulgação em vídeos de eventos, locais e produtos, tendo como carro-chefe o setor gastronômico da cidade.
Segundo o assessor da marca, Guilherme Celin, a Curitiba Mil Graus deixou de ser apenas uma página de humor e cresceu de uma forma rápida a partir de conteúdos mais específicos, fazendo disso o seu rendimento, porque enxergou novas possibilidades na internet, além de investimentos comerciais e, para ele, é nisso que aqueles que querem empreender ou trabalhar com o universo digital devem se dedicar.
“Para se destacar nesse ramo comercial, você tem que ter algo que a maioria não vai ter e não é só a abordagem, nem o que você fala, mas como você fala. É preciso implantar um funil de vendas. Eu escuto mais o meu cliente e mostro que a ferramenta que a gente tem é o que ele precisa. O poder de prospecção que o Curitiba Mil Graus tem é devastador atualmente, é a plataforma de segmentação de conteúdos com liderança absoluta em Curitiba e região”, afirmou.
*Artigo produzido pelo Papo Raiz – uma conversa descontraída e divertida sobre empreendedorismo e assuntos em alta na sociedade.