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Potencial Pleno: transformando pequenos e médios negócios em empresas de sucesso
E se uma empresa de pequeno ou médio porte pudesse operar com os processos claros e definidos como de um grande negócio? Geralmente, isso se constrói ao longo dos anos, conforme a empresa cresce. Mas atingir esse patamar pode ser um desafio e até mesmo uma batalha diária. De olho nessa lacuna do mercado, as irmãs Graciane Rissardi e Carol Costa fundaram a Potencial Pleno.
Para entender essa história de sucesso, no entanto, é preciso voltar um pouco no tempo. Pode-se dizer que as idealizadoras desse negócio nasceram com veia empreendedora. Desde muito jovens, elas vivenciaram esse universo e viram que poderiam fazer a diferença em pequenos e médios negócios por meio de uma metodologia própria, inédita no Brasil, que ajudaria o empresário a gerir melhor o seu time, aumentar o faturamento e tornar seu ambiente de trabalho um local de crescimento. "Acreditamos que a educação é a chave para o sucesso e criamos a Potencial Pleno para ajudar o empreendedor a alcançar o seu máximo potencial!", destaca Carol Costa.
Bagagem e aprendizado
O primeiro negócio das irmãs foi uma franquia de curso de idiomas. "Estivemos à frente da escola por mais de 20 anos e a unidade comandada por nós se destacou na corporação. Por conta de toda nossa expertise, em 2011, começamos a ministrar cursos para os franqueados mais próximos", afirma Graciane. Então, em 2015, Carol iniciou uma jornada no mundo dos treinamentos, viajou para a Itália e participou de várias edições do evento de Tony Robins – estrategista americano reconhecido como um dos melhores coachs do mundo e desenvolvedor de metodologias de desenvolvimento pessoal.
Com a bagagem que ambas possuíam, perceberam uma dor: empreendedores de pequenos e médios negócios não tinham respaldo e acesso a ferramentas de gestão, ao contrário das grandes empresas, que normalmente já possuem um modelo de negócios mais maduros e robustos.
"No final de 2017, quando fui para mais um treinamento do Tony, a Graciane já tinha conversado comigo que a gente poderia criar algo autoral, um negócio próprio. E, quando eu voltei, nós sentamos juntas e apresentei a minha ideia de criar uma escola de negócios pautada em três pilares: liderança, mentalidade empreendedora e formação de times e processos", conta Carol.
Em 2018, o projeto finalmente saiu do papel, e em 19 de março, a empresa abriu suas portas para receber os primeiros alunos. Desde então, a Potencial Pleno oferece treinamentos empresariais com foco nos proprietários. Além de treinamentos para liderança, cultura empresarial, vendas, construção de missão, visão e valores, finanças, mentorias individuais e capacitação personalizada para equipes de grandes empresas.
Crescimento e solidez
Hoje, a empresa conta com 20 colaboradores e já atendeu mais de 1,7 mil empresas, impactando 15 mil pessoas. No ano passado, o faturamento foi de R$ 4 milhões e a expectativa para este ano é alcançar R$ 5 milhões. "Em 2024, nosso objetivo é chegar a R$ 8 milhões", revela Carol. Outro dado que demonstra a solidez do negócio é que a média de crescimento dos clientes da Potencial Pleno é de 96%. Segundo Graciane, há clientes que dobram seu faturamento e outros aumentam em 10 vezes.
“Ao mesmo tempo, um dos diferenciais de todas as nossas soluções é que elas promovem o compartilhamento de conhecimento por meio do networking. Em todos os nossos programas, os participantes têm a oportunidade de construir uma rede de contatos sólida, com grandes chances de realizar novos negócios. Inclusive, sociedades e negócios já surgiram entre participantes dos nossos programas”, declara.
A sócia-fundadora ainda menciona que uma das suas soluções, o “Eleve-se - O Upgrade na sua Vida” está com a sua 5ª edição marcada para os dias 28 e 29 de outubro e acontece no Espaço Spot 105 Eventos. Nessa imersão, serão abordadas questões emocionais e comportamentais, com o objetivo de impulsionar tanto a vida profissional quanto a pessoal dos participantes. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site.
Expansão da atuação
Para os próximos anos, as sócias fundadoras têm como meta entrar no mercado nacional, começando por São Paulo e Balneário Camboriú. Primeiramente, planejam avaliar o mercado, oferecendo imersões e treinamentos de curta duração.
Em seguida, a intenção é impactar o maior número possível de pessoas, ajudando-as a trilhar o caminho do sucesso tanto em suas vidas profissionais quanto pessoais. Aumentar a presença digital da empresa também faz parte dessa estratégia de crescimento. “Acreditamos que a plenitude na vida é parte de uma jornada e queremos levar essa mensagem para outras regiões do Brasil”, ressalta Carol.