Market4u
Minimercados autônomos apresentam potencial de crescimento no setor
A entrada no mundo do empreendedorismo veio por meio de um convite. Sandro Wuicik é advogado por formação e tinha o seu próprio escritório de advocacia, especializado em direito esportivo, umas de suas paixões. A empresa atendia grandes clubes, mas ele decidiu mudar de rumo e aceitou o pedido do seu atual sócio, Eduardo Cordova, hoje é cofundador e diretor comercial no Market4u.
Antes de fundarem o negócio, ambos atuaram na Byke Station, uma empresa de produtos e serviços para ciclistas 24 horas. Essas estações de bicicletas eram instaladas principalmente em condomínios e, nesse momento, perceberam que a venda de alimentos nesses locais poderia ser uma oportunidade.
"Essa experiência tornou-se um insight para a criação de uma solução exclusiva para a demanda desses ambientes, assim nasceu o Market4u", afirma Sandro.
O propósito do Market4u, lançado em fevereiro de 2020, é simplificar a vida de seus clientes, oferecendo comodidade e economia de tempo nas compras do dia a dia. São mais de 500 itens disponíveis nas prateleiras e refrigeradores do minimercado autônomo que funciona 24 horas por dia, sem a presença de funcionários.
Todo o processo é feito diretamente pelo cliente de maneira fácil e rápida no aplicativo da loja. Para efetuar a compra, basta usar a câmera do celular para escanear os produtos que deseja e escolher a forma de pagamento.
"O Market4u, com suas soluções inovadoras e tecnologia própria, faz parte de um movimento crescente de mercados autônomos em condomínios e empresas. O ecossistema oferecido vai além de ser apenas um ‘mercadinho 24 horas’, proporcionando uma experiência de compra mais completa", destaca Sandro.
Conquistas, recordes e equilíbrio com a vida pessoal
No ano passado, a empresa se tornou líder no setor de mercados autônomos na América Latina e ocupa o 4º lugar no ranking da ABF (Associação Brasileira de Franchising) de microfranquias no Brasil.
Em setembro de 2023, o Market4u bateu alguns recordes. A empresa registrou a venda de 35 franquias em um único mês, ou seja, mais de uma por dia. Além disso, atingiram o maior faturamento e a maior soma de novos condomínios atendidos - hoje, a marca já ultrapassou mais de 2.100 lojas em 150 cidades brasileiras. Outro marco foi a abertura de um Market4u no maior condomínio da América Latina, o Único Guarulhos.
Além de seu sucesso empresarial, Sandro é um homem de família, casado com Mariana e pai de Antônia e Helena. Uma das suas grandes fortalezas é passar tempo com elas.
Também é um entusiasta do esporte e pratica triatlo junto com seu sócio, Eduardo. "Eu sempre tento aliar família, esporte e trabalho. É uma maneira de fazer tudo o que eu gosto e conciliar a vida pessoal e profissional. Quando tenho uma prova do triatlo ou preciso visitar um franqueado, procuro levar minha família para poder também curtir com eles, conhecer novos lugares e, assim, vamos alinhando a rotina", conta ele.
Potencial de expansão
Em relação ao futuro, mesmo sendo a maior empresa do segmento na América Latina, Sandro acredita que a jornada está apenas começando. O cofundador vê que o mercado está bem consolidado em grandes centros urbanos e caminhando para o fortalecimento em cidades menores.
Hoje, estima-se que 12 mil unidades de mercados autônomos já estão instalados no Brasil, sendo que o tamanho do mercado condominial supera 400 mil unidades, além das companhias sem esse serviço. Então, ele reconhece que mais de 95% dos condomínios e empresas no país ainda não possuem essa facilidade, o que indica um enorme potencial de crescimento.