Market4u
Empresa de mercados autônomos quer quintuplicar o faturamento em dois anos
A jornada empreendedora de Eduardo Cordova marca uma trajetória de 16 anos. Ao longo desse período, já abriu mais de 40 CNPJs no ramo de varejo, tecnologia, marketing, franchising e vending machines (franquias e máquina de vendas, em português). Toda essa bagagem e aprendizados foram fundamentais para a criação do Market4u, uma das maiores empresas no segmento de minimercado autônomo da América Latina.
Porém, uma experiência que culminou de forma mais direta na fundação da empresa foi a sua atuação na Byke Station, uma empresa de produtos e serviços para ciclistas 24 horas. As estações de bicicletas eram instaladas principalmente em condomínios e, em uma das visitas, percebeu que a venda de alimentos nesses locais poderia ser uma oportunidade. Então, teve a ideia de criar uma solução exclusiva que suprisse essa demanda.
O Market4u, lançado em fevereiro de 2020, oferece comodidade e economia de tempo nas compras do dia a dia dos seus clientes. São mais de 500 itens disponíveis nas prateleiras e refrigeradores do minimercado autônomo que funciona 24 horas por dia, sem a presença de funcionários. Todo o processo é feito diretamente pelo cliente de maneira fácil e rápida no aplicativo da loja. Para efetuar a compra, basta usar a câmera do celular para escanear os produtos que deseja e escolher a forma de pagamento.
Números e potencial de expansão
No ano passado, a empresa se tornou líder no setor de mercados autônomos na América Latina e ocupa o 4º lugar no ranking da ABF (Associação Brasileira de Franchising) de microfranquias no Brasil.
Em setembro de 2023, a Market4u bateu alguns recordes. Registraram a venda de 35 franquias em um único mês, ou seja, mais de uma por dia. Além disso, atingiram o maior faturamento e a maior soma de novos condomínios atendidos - hoje, já ultrapassaram mais de 2.100 lojas em 150 cidades brasileiras. Outro marco foi a abertura de um Market4u no maior condomínio da América Latina, o Único Guarulhos.
Eduardo estima ainda um faturamento de R$ 170 milhões para a empresa até o fim do ano. O objetivo para depois de 2 anos é mais que quintuplicar o valor - quer fechar 2025 com R$ 1 bilhão em receita.
Hoje, estima-se que 12 mil unidades de mercados autônomos já estão instalados no Brasil, sendo que o tamanho do mercado condominial supera 400 mil unidades, além das companhias sem esse serviço. Então, ele reconhece que mais de 95% dos condomínios e empresas no país ainda não possuem essa facilidade, o que indica um enorme potencial de crescimento.
"Sabemos o tamanho do mercado e o potencial de crescimento para os próximos anos. Tudo isso está planejado e pautado em objetivos que alcançaremos dia após dia, junto do nosso time e da nossa rede de franqueados", destaca.
Desafios e redirecionamento de equipe
Durante a pandemia da covid-19, em 2020, diversas empresas que Eduardo administrava foram impactadas. Teve lojas fechadas e outras que tiveram queda de 50% nas vendas.
Do dia para a noite, vi 40 colaboradores, que dependiam de seus empregos, sem ter o que fazer. Nesse momento, pude cumprir um discurso que sempre usei em minhas empresas, de que as pessoas vinham em primeiro lugar, explica.
Tendo isso em vista, não realizou nenhuma demissão e direcionou todo o time para o Market4u, que naquele momento estava começando. A reestruturação deu tão certo que, em três meses, estavam com novas vagas abertas. "Hoje. muitos daqueles colaboradores são pilares do sucesso do Market4u", afirma.
Para ele, a cultura que criaram é dos seus maiores ativos. Possui um time engajado, que tem consciência clara de todas as metas e objetivos da empresa. De acordo com ele, construíram esse ambiente por meio do incentivo à inovação, permitindo que a equipe realizasse testes e sugestões, com foco no aprendizado.
"Promovemos um ambiente empreendedor no qual os colaboradores possuem ‘stock options’, ou seja, ganham significativamente com a valorização da empresa. Oferecemos oportunidade para o nosso time se desenvolver e crescer junto, por meio de feedbacks constantes, assim como alinhamentos diários com toda a empresa", conclui.