Thumbnail

O Masterboard expandiu seu negócio para lançar o modelo de franquias.

Masterboard

De olho em expansão nacional, Masterboard lança modelo de franquias e chega a Balneário Camboriú

GazzConecta
27/06/2023 12:04
Há uma máxima no mundo do empreendedorismo de que abrir o próprio negócio pode ser, muitas vezes, uma jornada solitária. A ausência de conexões estratégicas e trocas constantes com empresários que compartilhem experiências e segredos para a superação de desafios pode resultar em problemas de gestão possivelmente evitáveis.
Pensando nisso, o empreendedor Guilherme Barbosa criou, em 2017, a Masterboard, organização que se propõe a ser o ponto de conexão entre executivos de longa data e empresários em busca de inspiração em suas trajetórias empreendedoras.
Criada como uma organização sem fins lucrativos, a Masterboard nasceu em Curitiba com o propósito de reunir empresários que, assim como Barbosa, sentiam na pele os efeitos da ausência de geração de negócios após encontros presenciais de networking.
O ponto de partida para criação da Masterboard foi o incômodo de Barbosa e outros empreendedores após a participação no Empretec, programa de fomento ao empreendedorismo organizado pelo Sebrae. “Percebemos, eu e outros empreendedores, que as conexões acabam ali. Não conseguíamos gerar negócios e não íamos adiante após os encontros”, conta.
A Masterboard começou como uma pequena confraria de empreendedores selecionados a dedo e que se encontravam mensalmente em locais como salões de festa de condomínio, bares e churrascarias de Curitiba, locais informais e regados a uma boa gastronomia. “A ideia sempre foi promover conexão em ambientes descontraídos”, diz. 

Expansão nacional

Com o crescimento da rede, logo surgiu a necessidade de transformar a iniciativa em um negócio formal. A partir daí, a Masterboard passou a cobrar valores mensais a empreendedores que desejavam ter livre acesso aos encontros mensais, além de obter benefícios como mentorias e conexão direta com outros membros da rede.
Desde a sua fundação, o Masterboard já reuniu mais de 2 mil empreendedores em mais de 70 diferentes ocasiões. Juntos, os negócios já geraram mais de R$ 150 milhões em faturamento graças ao networking viabilizado durante os eventos.
Agora, para escalar a monetização do negócio e ampliar as fontes de receita, a Masterboard está lançando um modelo de franquias para levar seus eventos de empreendedorismo a todo o Brasil. A primeira abertura acontecerá em Balneário Camboriú, em Santa Catarina, com a aquisição da primeira unidade franqueada por Rodrigo Wayhs, fundador e CEO da construtora GROUP WS.
Para Wayhs, o principal atrativo no modelo de negócio está no fomento das relações entre empreendedores de forma descontraída e a partir da seleção criteriosa de palestrantes. “É um clube onde todas as pessoas podem fazer negócio e elevando o valor nessas trocas”, avalia.
Já de acordo com Barbosa, a principal vantagem do novo modelo de negócio está em fomentar a conexão entre os empresários de diferentes cidades. “Recebemos muitos pedidos para levar os encontros a outras cidades. Os empreendedores querem estar próximos, gerar negócios e vimos isso como uma oportunidade em escala nacional”, afirma. “Com o maior número de pessoas trabalhando, pensando em projetos para escalar o negócio, surgiu a ideia da franquia — já que agora precisamos de rentabilidade".
No modelo de franquia da Masterboard, a franqueadora fica a cargo de toda a operacionalização e organização dos eventos. Já com os franqueados está a responsabilidade de divulgar e apoiar os encontros presenciais em cada uma das cidades.
De acordo com Barbosa, além da possibilidade de ampliar as redes de contato para empresários de diversas localidades do país, o formato de franquia também atende à necessidade pontual de empresas que estão em busca de novos clientes e geração de valor. “São empresários que sabem que networking é fundamental, e encontram na Masterboard uma maneira de fomentar isso e estar em evidência”, diz.
O mesmo é observado por Wayhs, que afirma que os encontros serão uma “oportunidade de aproximar a Masterboard e seus sócios à WS, o que deixa mais íntimo o relacionamento com clientes e membros, facilitando novos negócios”.
Agora preparada para uma expansão nacional, a Masterboard quer estar presente nas principais cidades do Sul e Sudeste. Neste primeiro momento, o foco está nos municípios de São Paulo, Cascavel, Londrina e Joinville.