Thumbnail

Backoffice e EAD

Junto com startups, grupo educacional Cogna busca soluções de inovação aberta

Patrícia Basilio, especial para Gazeta do Povo
01/07/2020 21:21
A digitalização da educação é um caminho sem volta. Com a pandemia do novo coronavírus, escolas e universidades correm contra o tempo para se adaptar às tecnologias disponíveis no mercado e oferecer um ensino a distância de qualidade. Nesse contexto, a Cogna, considerada um dos maiores grupos educacionais do mundo, levantou 41 desafios de eficiência e educação relacionados à inovação, no último trimestre. E para solucioná-los, a companhia colocou em prática um projeto de inovação aberta em parceria com as startups do Cubo Itaú, maior hub de inovação da América Latina, onde é uma das 27 mantenedoras. Entre elas, estão Stoodi, Descola, Tutor Mundi, Linguix e Agenda Edu.
De acordo com Anieli Scandarolli, gerente de inovação da Cogna, a maioria dos desafios de inovação surpreendeu a equipe porque estava relacionada ao backoffice da empresa, não ao ensino a distância. “Houve pedidos sobre automação de processos e assinatura digital. Com a pandemia, demandas de processos internos ganharam relevância”, exemplificou ela.
Não à toa, 27% dos desafios levantados nas áreas estratégicas da companhia estão relacionados à pandemia do novo coronavírus. Ou seja, foram identificados após a quarentena ou por conta dela.
“No EAD, o desafio agora está na preparação dos jovens para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e para os vestibulares”, acrescentou a executiva.
O relatório trimestral, chamado de “Jornada da Inovação Aberta” aponta também que 56% dos problemas identificados pelo grupo estão sendo solucionados e 24% foram postergados.

Aprendizado de idiomas por vídeos 

Alice Pereira fundadora da Linguix.
Alice Pereira fundadora da Linguix.
A Linguix, startup franco-brasileira de ensino de inglês por meio de vídeos curtos, foi selecionada pela Cogna em março para integrar o Cubo pelo potencial alto de aprendizado entre estudantes do ensino básico. Lançada em janeiro pela jornalista Alice Pereira, a edtech possui parcerias com grandes empresas de conteúdo, como Nickelodeon, Reuters e recentemente, BBC Learning para oferta de pequenos trechos de desenhos, notícias e séries com foco educacional.
“O professor indica o vídeo para o aluno, de acordo com o nível de aprendizado dele. Há um catálogo de desenhos e notícias separado por vocabulário e tema da aula. Além disso, cada vídeo acompanha exercícios. A ideia é que a Linguix seja a Netflix do professor”, afirmou Alice.
Com 40 mil alunos cadastrados, a startup atua — por enquanto — no segmento B2B (entre empresas) e possui entre seus clientes a Pearson, dona da rede de idiomas Yázigi. No entanto, por conta da pandemia, a plataforma de aprendizado está aberta até o final de agosto. “Com a BBC Learning, vamos oferecer aulas de matemática, química e física em inglês. Em setembro, vamos lançar um app com um game e entraremos no segmento B2C [consumidor final]”, adiantou a jornalista, que deve buscar os primeiros investimentos a partir de 2021.
Plataforma de treinamento a distância para o ENEM e para vestibulares, a Stoodi cresceu 230% desde o início da pandemia, já que os cursinhos foram fechados com a quarentena decretada em todo país. A startup possui 5 milhões de alunos cadastrados e afirma trabalhar com algoritmos para oferecer um plano de estudo personalizado, de acordo com o curso que o usuário vai prestar, a faculdade que ele deseja passar e o tempo disponível para estudos.
Criada em 2013, a startup foi comprada pela Somos Educação em 2017 e hoje faz parte da Cogna. Desde março, o conteúdo da plataforma está liberado para os estudantes, embora correção de textos e aulas ao vivo sejam cobradas. “Para o final do ano, queremos ensinar cada vez melhor e investir em nossa nova unidade de negócio, voltada à orientação vocacional: o app Orientu. Nossa ideia é oferecer uma jornada completa ao jovem, com informação e autoconhecimento para que ele faça sua escolha e realize o sonho do ensino superior”, concluiu Bernardo Martins, CEO da Stoodi.
#mc_embed_signup{background:#fff; clear:left; font:14px Helvetica,Arial,sans-serif; width:100%;}
/* Add your own Mailchimp form style overrides in your site stylesheet or in this style block.
We recommend moving this block and the preceding CSS link to the HEAD of your HTML file. */