Thumbnail

Sam Adam Hoffmann, CEO e um dos sócios da Inveestindo, startup ganhadora da 12ª edição do Prêmio Legado de Empreendedorismo Social e, recentemente, aportada no Shark Tank Brasil. Crédito: Divulgação.

Empreendedorismo social

Startup que leva educação financeira para jovens de periferias vence Prêmio Legado e ganha mais um aporte de R$ 300 mil

GazzConecta
19/11/2024 17:56
A Investeendo, startup de impacto social e educacional focada em educação financeira e empreendedora para jovens de periferias brasileiras, foi a vencedora do 12º Prêmio Legado de Empreendedorismo Social, que inclui um investimento de 10 mil reais. A startup atua diretamente em escolas de áreas de vulnerabilidade socioeconômica, onde, por meio de um sistema gamificado com totens digitais e simuladores de tabuleiro, busca incentivar uma relação mais consciente com o dinheiro.
Além do Prêmio Legado, a Investeendo ganhou um super reforço no fim de outubro: um aporte de R$ 300 mil na última edição do Shark Tank Brasil, cedendo 30% de sua participação societária para expandir sua missão de transformação social. Sérgio Zimerman, fundador e CEO da Petz, e Monique Evelle, fundadora da Inventivos, são os novos sócios da startup curitibana.
Fundada por Sam Adam Hoffmann, Vanessa Cristiane Motta e Mariana Motta de Matos, a Investeendo nasceu do encontro de três profissionais apaixonados por educação: Sam, professor da rede pública do Paraná, encontrou nos jogos uma solução para engajar seus alunos, enquanto Vanessa e Mariana, ambas bancárias, ofereciam palestras gratuitas sobre educação financeira para jovens e adultos, devido à grande dificuldade que as pessoas têm em se relacionar com o dinheiro. Juntos, criaram uma metodologia inclusiva baseada em jogos analógicos, que já impactou mais de 6 mil jovens em três estados brasileiros, com o uso de mais de 40 jogos.
Com os novos investimentos, a startup quer intensificar esse impacto e expandir seu alcance a ainda mais jovens brasileiros.
"O nosso objetivo é alcançar 100 mil jovens das periferias até 2027, levando educação financeira e empreendedora de qualidade para as comunidades. Acreditamos que, dessa forma, vamos conseguir combater o endividamento precoce e o vício pelos aplicativos de aposta", afirma Hoffmann, também CEO da startup.

Soluções de educação financeira para empresas e escolas

A Investeendo transforma o aprendizado em escolas ao gamificar o ensino de educação financeira e competências empreendedoras. Com uma metodologia baseada em jogos, os estudantes vivenciam situações reais de negócios, desenvolvendo habilidades como resolução de problemas, tomada de decisões e trabalho em equipe.
O aplicativo da startup, disponível em forma de totem interativo, engaja os alunos de forma lúdica, permitindo que aprendam, na prática e no dia a dia, a se relacionar com o dinheiro por meio de uma moeda virtual. Eles ganham essas moedas ao realizar tarefas e cumprir missões definidas pelos professores, aprendem sobre investimentos e as aplicam para aumentar sua “renda”. Além disso, podem fazer transferências, adquirir direitos e comprar alguns produtos na “lojinha” disponível no próprio app.
Além do ambiente escolar, a Investeendo leva o aprendizado para outro nível ao transformar a experiência em um jogo educacional. Isso significa que os alunos têm a oportunidade de aprender sobre finanças, empreendedorismo e carreira ao gerenciar uma mini versão da empresa em um tabuleiro.
Além disso, a Investeendo oferece soluções personalizadas para empresas, integrando o aprendizado financeiro e o desenvolvimento humano em projetos de responsabilidade social e treinamentos de colaboradores. Os jogos educacionais tornam o aprendizado mais imersivo e interativo, aumentando o engajamento e alinhando-se às práticas de ESG (Ambiental, Social e Governança).

Empreendedorismo social

Realizado pelo Instituto Legado de Empreendedorismo Social, o Prêmio Legado é a premiação do Projeto Legado, programa de aceleração gratuito e uma das principais iniciativas de apoio ao empreendedorismo social e ambiental no Brasil. Em 2024, o projeto ofereceu mais de 140 horas de capacitação, mentorias e desafios avaliativos para 15 lideranças de negócios e organizações sociais de todo o país, incluindo a Investeendo. Após uma criteriosa seleção, com cerca de 60 organizações candidatas, 12 finalistas disputaram o prêmio que, além do reconhecimento, inclui o aporte financeiro de 10 mil reais para impulsionar suas iniciativas.
“Participar do Projeto Legado foi fundamental para o desenvolvimento da Investeendo como um negócio social, já que muitos conteúdos que foram trabalhados lá, como desenvolvimento de relatórios de impacto, planejamento estratégico e assuntos relacionados a marketing e vendas com propósito, algo que não são encontrados em outros lugares facilmente", completa Hoffmann.