Thumbnail

Ricardo Chisman, presidente da Matera. Crédito: Divulgação.

Mais de 12 mil transações por segundo

Com cheque de R$ 500 milhões em mãos, a Matera, especializada em core banking-software para instituições financeiras, mira na expansão internacional

GazzConecta
23/07/2024 18:57
A Matera levantou cerca de R$ 500 milhões com o fundo global Warburg Pincus, com sede em Nova York. Com o aporte, a empresa brasileira de core banking, que fornece sistemas e soluções de tecnologia para bancos e instituições financeiras, vai aprimorar produtos e serviços com foco na expansão de negócios para outros países. Além do Brasil, a companhia, com 30 anos de operação, também atua nos Estados Unidos e no Canadá.
"O investimento vai impulsionar nossa expansão em áreas-chave como desenvolvimento de produtos, excelência no atendimento ao cliente e aquisição de soluções complementares", disse Carlos André, um dos sócios-fundadores e presidente do Conselho de Administração da Matera, em nota. "Queremos continuar a crescer de forma ainda mais acelerada. O potencial do mercado brasileiro e dos mercados internacionais é imenso."
Em 2020, a Matera recebeu um investimento minoritário do Kinea Private Equity, que ajudou a companhia a quadruplicar seu faturamento desde então. Nesses quatro anos, a empresa fortaleceu sua plataforma e serviços, consolidando-se como líder em soluções de core banking-software para transações bancárias e em pagamentos instantâneos.
As soluções da Matera processam mais de 60 milhões de contas e 5 bilhões de Pix por ano, e têm a capacidade de suportar mais de 12 mil transações por segundo, informa a empresa.
Em 2023, a receita da Matera cresceu 30% em relação ao ano anterior. Os números, segundo ela, refletem a capacidade de atender instituições financeiras de grande porte como C6 Bank, Digio, Cielo, XP, Pefisa, Pagbank e Valia, além dos principais bancos estrangeiros em atuação no Brasil.
Este ano, o objetivo da empresa é manter a mesma velocidade de expansão orgânica e alcançar um crescimento adicional de 10% por meio de aquisições e expansão internacional. O plano da companhia prevê uma receita igual à do recente aporte até o final de 2024, com a chegada de novos clientes de grande porte.
“Queremos continuar a aperfeiçoar e evoluir nossas soluções cada vez mais rápido”, comentou Ricardo Chisman, presidente da Matera, também em nota. “Vamos em busca do 'core perfeito', uma solução focada no futuro, suportando todo o crescimento e evolução das necessidades de nossos clientes.”
A chegada do Warburg Pincus será importante para impulsionar um novo ciclo de expansão da companhia. “A experiência internacional na gestão de produtos, em tecnologia e em atendimento ao cliente do Warburg Pincus será de imenso valor nesta nova fase e facilitará toda atualização e expansão do uso de novas tecnologias, como IA”, diz Chisman.
O aporte feito na Matera é o maior realizado pelo Warburg Pincus no Brasil nos últimos dois anos. O fundo global tem como foco investir em empresas de tecnologia com alto potencial de crescimento e que ofereçam soluções inovadoras. "Esse movimento reforça nossa atuação no país", afirmou Henrique Muramoto, sócio responsável pelas operações nacionais do WP. "A Matera é um exemplo de modelo de negócio que, além de crescer a taxas aceleradas, dificilmente é replicado."
O Bank of America e FreitasLeite Advogados assessoraram a Matera na transação.

E vem aí o GazzSummit Agrotechs

O GazzSummit Agrotechs é uma iniciativa pioneira do GazzConecta para debater o cenário de inovação em um dos setores mais relevantes do país. O evento será realizado no dia 15 de agosto de 2024 com o propósito de conectar e promover conhecimento para geração de novos negócios, discussão de problemas e desafios, além de propor soluções para o setor.
O GazzSummit promove a disseminação de tecnologias e práticas de inovação que possam levar a cadeia produtiva ainda mais longe. Uma programação intensa de 12 horas de conteúdo, e mais de 25 palestrantes, espera os participantes que poderão interagir com players importantes do ecossistema como grandes empresas, cooperativas, produtores, entidades públicas, startups e inovadores. Garanta já a sua vaga.