Thumbnail

Andrea Sorgenfrei, Head da PinÓ, e Raphael Tristão, CEO da Archa, no anuncio da fusão de HAUS com a plataforma de arquitetura e decoração.

Negociação inédita

Archa anuncia fusão com HAUS e se torna maior plataforma de arquitetura e design do país

Fernando Henrique de Oliveira, especial para o GazzConecta
02/08/2023 17:40
HAUS, uma das maiores referências em conteúdo sobre arquitetura e decoração do Brasil, anunciou nesta quarta-feira (2) uma fusão com a Archa, empresa de tecnologia para arquitetos e designers de interiores. Com este movimento, a Archa passa a gerir as marcas HAUS e Let’s Arch, tornando-se a maior plataforma para profissionais e empresas do setor no Brasil.
Fundada em 2017 por Raphael Tristão e sua sócia, Anna Rafaela, a Archa é especializada em inteligência de mercado e usa a tecnologia para consolidar o mercado de arquitetura e design em três frentes: profissionalização, contratação de arquitetos e especificação de produtos.
Com a operação, a Archa passa a atuar também na frente de conteúdo especializado em arquitetura, design e mercado imobiliário.
A partir desta fusão, vamos integrar nossa tecnologia e nosso conhecimento aos conteúdos produzidos por HAUS, ampliando as possibilidades para o cliente, seja contactando o arquiteto do projeto retratado em uma determinada matéria, seja escolhendo um dos produtos ilustrados.
Comenta Tristão, também CEO da Archa.
A negociação complementa a primeira rodada de investimentos captada pela Archa para acelerar novas tecnologias que facilitem a contratação de profissionais e a compra de produtos. O objetivo também é expandir nacionalmente a cobertura de arquitetura, design e mercado imobiliário decorrente de uma evolução de décadas dessa atuação, consolidada desde 2015 por HAUS, que de lá para cá assumiu posição de referência entre as mais respeitadas produtoras de conteúdo do setor, nacional e internacionalmente.
De acordo com Andréa Sorgenfrei, head da PinÓ, spin-off da Gazeta do Povo, a fusão traz grandes oportunidades para quem busca conteúdo especializado nesses segmentos, do consumidor ao trade.
Essa conexão faz com que a abrangência das marcas HAUS e Let’s Arch, plataforma que tem foco em gestão e educação, se tornem ainda maior. Quem sai ganhando são os profissionais e o consumidor final
, salienta.

Atentos ao mercado

Segundo a head da PinÓ, desenvolver novos negócios e oportunidades sempre foi o objetivo da spin-off da Gazeta do Povo, fundada no fim de 2019. A diretora da unidade jornais do GRPCOM (Grupo Paranaense de Comunicação), Ana Amélia Filizola, avalia que a operação representa uma validação da expertise da PinÓ em relação a estes mercados e em vislumbrar produtos, soluções e oportunidades que os colocam em novos patamares.
HAUS cresceu para além dos limites editoriais, o que justifica o interesse e o investimento da Archa na plataforma. Uma satisfação que temos é vê-la alcançar novos mercados e escalas, mantendo, ainda, relação com a Gazeta do Povo. Afinal, os conteúdos produzidos por HAUS dentro da nova estrutura continuarão sendo distribuídos também pelo nosso veículo, e a PinÓ passa a integrar a ter participação na Archa
, acrescenta.
Outra característica importante da união das marcas está na segmentação publicitária, que Tristão chama de “publicidade inteligente”: porque usa o tagueamento 3D de produtos para conectar indústria, arquitetos e clientes, do inspiracional ao projeto executado, garantindo resultado para todas as partes.
Junto com a aquisição de HAUS, a Archa passa a gerir também a Let’s Arch, comunidade criada pela PinÓ com foco em gestão e educação para os setores de arquitetura e design.
“A operação cria um pilar de comunicação na Archa. Estávamos atentos ao movimento que a PinÓ estava fazendo, de se colocar à frente do mercado com iniciativas inovadoras. Vimos aí uma oportunidade de fazer história, criando uma ferramenta de empoderamento para os arquitetos e que valorize a profissão por meio da comunicação”, finaliza o CEO da empresa de tecnologia.