Thumbnail

O GazzSummit teve lançamento oficial nesta quinta-feira (16). O evento acontece em 9 de maio de 2024. Crédito: Andressa Miretzki.

Mais de mil participantes

GazzConecta lança evento inédito sobre inovações no agronegócio; GazzSummit Agrotechs será realizado em Curitiba em 2024

Fernando Henrique de Oliveira
Fernando Henrique de Oliveira
17/11/2023 18:16
De olho no futuro do agronegócio e no Paraná e no Brasil, o GazzConecta lançou, nesta quinta-feira (16), o GazzSummit Agrotechs, um evento inédito em Curitiba que abre espaço para a discussão da inovação no setor no dia 15 de agosto.
A inovação no agronegócio brasileiro é o principal ativo para manter o crescimento, a agilidade, o faturamento e a sustentabilidade no setor que é responsável por 25% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro, com uma movimentação de mais de R$ 500 bilhões em 2022.
O propósito do evento é conectar e promover conhecimento para geração de novos negócios, discussão de problemas e desafios, além de propor soluções para o setor. O GazzSummit promove a disseminação de tecnologias e práticas de inovação que possam levar a cadeia produtiva ainda mais longe. 
A jornada do evento começa desde o seu lançamento. Ao longo dos próximos meses, serão realizadas reuniões de trabalho para propor soluções ao lado de entidades públicas, setores privados e cooperativas, além da definição de estratégias de geração de conhecimento e disseminação da inovação. 
O palestrante Allan Costa no lançamento do GazzSummit. Crédito: Andressa Miretzki.
O palestrante Allan Costa no lançamento do GazzSummit. Crédito: Andressa Miretzki.
Com uma imersão completa, o GazzSummit concretiza sua jornada unindo líderes, empreendedores e especialistas com o objetivo de estimular a inovação e promover um debate relevante sobre os desafios e oportunidades no setor.

Desafios e oportunidades

Conectividade, digitalização e novas tecnologias são alguns dos pontos relacionados à inovação no agro, bem como aos desafios desta indústria no Brasil, temas que serão discutidos durante o evento. 
Nos últimos anos, o setor tem passado por transformações substanciais, especialmente em relação ao aumento da produtividade e a entrada de novos players no mercado, como é o caso das agrotechs, startups que atuam no diretamente neste segmento.
No caso das agrotechs, só em 2022, foram investidos R$ 273 milhões nestas startups, de acordo com dados do Distrito. Os números chamam a atenção, ainda mais diante da retração do tradicional mercado de venture capital no ano passado. Todo o cenário de desafios e oportunidades será debatido no GazzSummit. 

Conectando o ecossistema estadual

Marcelo Rangel, secretário de inovação, modernização e transformação digital do estado do Paraná, reforçou a importância da conexão entre diferentes atores dos ecossistemas para fortalecer o setor do agro. 
“É extremamente importante fazer essas conexões em todos os setores para que a gente possa aproximar as tecnologias, as ideias e também fomentar novos investimentos, mas, no agro, é mais importante ainda. Isso porque a inovação do agro teve um crescimento exponencial nesses últimos anos e ter um evento dedicado à inovação setorial é fundamental para que sejam feitos mais avanços", comenta.
Marcelo Rangel, secretário de inovação, modernização e transformação digital do Paraná. Crédito: Andressa Miretzki.
Marcelo Rangel, secretário de inovação, modernização e transformação digital do Paraná. Crédito: Andressa Miretzki.
O líder de inovação do Sistema Ocepar, Jaffer Besen, também destacou a relevância do evento e a necessidade de se ter um espaço como o GazzSummit para a discussão setorial da inovação.
“A gente entende que movimentos como o do GazzSummit são extremamente relevantes, porque vão tornando perene uma discussão que não pode parar, atraindo atores para falar do agronegócio, entendendo que ele não é mais como imaginávamos, mas como uma potência moderna, tecnológica e avançada”, salienta.

Lançamento para marcar o início da jornada

O GazzSummit Agrotechs teve seu lançamento na noite desta quinta-feira (16), em um evento para mais de 70 pessoas na sede da Gazeta do Povo, em Curitiba. A ocasião reuniu representantes de órgãos do governo estadual e municipal, setor produtivo e da iniciativa privada.
Para marcar o início do movimento, o lançamento contou com um painel para debater a importância da inovação no agronegócio e tendências para o futuro do setor. Participaram do bate-papo a consultora de inovação Cris Alessi, ex-presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação; Luciano Doll, CEO e cofundador da Inbix, TEDx Speaker e professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná; e Jaffer Besen, líder de inovação do Sistema Ocepar. O evento também contou com a palestra do empresário e investidor-anjo Allan Costa.
Luciano Doll; a Head do GazzConecta, Millena Prado; Cris Alessi e Jaffer Besen. Crédito: Andressa Miretzki.
Luciano Doll; a Head do GazzConecta, Millena Prado; Cris Alessi e Jaffer Besen. Crédito: Andressa Miretzki.
Para Luciano Doll, que também é membro do conselho do GazzSummit, a inovação, por si só, é um assunto demandado e discutido, e precisa ser refletido nas empresas. Ela tem um caráter de transformação, que se dá pela educação - e o GazzSummit tem relevância porque vai conectar conhecimento e experiências, além unir os atores do ecossistema.
“É um evento ímpar para o Brasil, porque vem para discutir de uma maneira muito inovadora uma das verticais econômicas mais importantes para o país, a exemplo do que outros países estão fazendo mundo afora. Ele vem para aproximar elos de uma cadeia produtiva, conectar diferentes pontos para que a inovação tenha, de fato, resultado e que seja prática, para que traga, realmente, resultados”, reflete.
Cris Alessi, também conselheira do Summit, destaca, ainda, a importância de se jogar jogar luz em um tema essencial para o estado e o país. 
“O GazzSummit vai discutir de uma forma estratégica a inovação no campo, a inovação no agro. Mas ele vai, também, discutir de uma forma muito prática o que a gente pode fazer para inovar amanhã, o que a gente pode fazer para transformar um negócio que vem sendo realizado há muito tempo de uma forma, mas que precisa se transformar para o futuro”, comenta.
“Este tipo de inovação a gente faz de uma forma colaborativa, chamando todos os atores participantes do mundo do agro, mas também chamando atores de fora desse universo para contribuir. E é isso que pretende fazer o GazzSummit”, pontua.

Inovação no DNA

Andréa Sorgenfrei, Head da PinÓ, que reúne as marcas GazzConecta, Haus e Bom Gourmet, destaca que o GazzSummit Agrotechs traz uma proposta importante, porque vem para debater desafios de um setor que faz parte da trajetória da spin-off de inovação da Gazeta do Povo.
Andréa Sorgenfrei, Head da Pinó. Crédito: Andressa Miretzki.
Andréa Sorgenfrei, Head da Pinó. Crédito: Andressa Miretzki.
“Vamos discutir as potencialidades e soluções reais para o setor de agro que, de alguma forma, atinge, também, o setor de food, tão importante na história da PinÓ. E vamos fazer isso em Curitiba, na cidade eleita a mais inteligente do mundo, onde temos agentes importantes de inovação e vamos jogar luz nessa discussão tão fundamental para o Paraná e para o Brasil”, comenta. 

Enquete

A inteligência artificial está transformando rapidamente aspectos da sociedade. Como você percebe o impacto da IA em nossas vidas?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão