Gedisa Energia
Empresa curitibana prevê faturamento de R$ 1 bi com geração de energia sustentável
O Paraná é o principal estado brasileiro em geração distribuída (GD) de energia, aponta a Agência Nacional de Energia Elétrica. A região ocupa a melhor colocação nacional há três anos, na análise que corresponde à relação entre potência instalada e número de unidades consumidoras. O estado apresentou, em 2024, 706 Megawatts (MW) em potência instalada para 45 mil unidades consumidoras, detalha o ranking.
A geração distribuída de energia privilegia a sustentabilidade, com geração solar, eólica e biomassa. O Governo do Paraná detalha que, no estado, a GD é principalmente usada no agronegócio, com instalação em locais de alta demanda, como a avicultura, o pescado de água doce, a cadeira leiteira e as agroindústrias.
O cenário promissor oportunizou o desenvolvimento de negócios como o da Gedisa Energia. Fundada em 2018, em Curitiba, a empresa é especialista em geração distribuída e apresenta um crescimento sólido na cartela de clientes ligados ao agronegócio. Com sete anos de atuação, a marca está entre as cinco maiores do setor no âmbito nacional e conta com mais de 6 mil clientes.
A Gedisa Energia é a apresentadora oficial do GazzSummit Agro e Foodtechs, evento que acontece nesta quarta (26) e quinta-feira (27) em Curitiba e vai conectar especialistas, empresas e startups em debates sobre tendências, tecnologias e desafios do agronegócio e do setor alimentício nacional.
Mais de R$ 460 milhões em faturamento
Referência no setor, a marca alcançou um faturamento de 462,8 milhões em 2024. A empresa obteve um crescimento de 10 vezes entre 2023 e 2024, e estima alcançar R$ 1 bilhão em receita anual até 2027.
O principal desafio da Gedisa não é convencer os clientes de que a empresa é a melhor escolha para garantir a economia na fatura de energia elétrica, mas sim conscientizar os consumidores de que as contas não são imutáveis e podem ser negociadas, revela Miguel Segundo, CEO da Gedisa Energia.
Para driblar a falta de maturidade do setor, a empresa aposta em parcerias estratégicas com marcas que fazem parte do dia a dia dos possíveis clientes. O resultado? O alcance de 98% de satisfação na avaliação dos consumidores.
Parcerias: sustentabilidade e eficiência
Uma das parcerias mais eficientes para a Gedisa Energia foi a realizada com a Hambre, fabricante paranaense de gin. Na destilaria, a geração distribuída de energia promove uma economia de até 24% na tarifa de energia elétrica, tornando a fabricação da bebida mais sustentável.
“A Hambre tem um mercado super legal. Além do uso na fábrica, a marca oferece as vantagens da Gedisa para os clientes, para as unidades e para os pontos de venda da bebida”, revela Miguel.
O custo da energia elétrica impacta diretamente no valor de venda do gin. Com a parceria entre as duas marcas, a destilaria se torna beneficiária das usinas de energia renovável sob administração da Gedisa e não precisa, por exemplo, custear a compra e a instalação de placas solares. Embora muito vantajosas, são onerosas e os consumidores demoram a ver os benefícios financeiros promovidos pela geração da energia renovável.
Outra parceria que garante à Gedisa um alcance a novos clientes é a realizada com a Ligga Telecom. “A energia é oferecida como um benefício. O cliente já usa a internet da empresa, já confia na marca. Com a parceria, ela mantém o cliente e ainda o beneficia na conta de energia”, diz o empresário.
Incentivadora de diversos projetos ligados à sustentabilidade e ao esporte, a Ligga dá o nome à Ligga Arena, local onde o GazzSummit Agro e Foodtechs 2025 será realizado.
O CEO da Gedisa cita, ainda, a parceria com o sistema paranaense de cooperativas Cresol - que ajuda a fortalecer a economia e ampliar a produtividade no agronegócio.
“Com a parceria com a Gedisa Energia, as grandes marcas fidelizam os clientes, oferecendo o benefício de economia na energia”, comenta Miguel. Os clientes, por sua vez, confiam nas indicações das marcas e passam a integrar o universo da Gedisa.
A meta da empresa é alcançar 100% de satisfação dos clientes em relação aos serviços. O CEO revela o que é feito para cumprir a meta: “é preciso oferecer a solução mais eficiente, ser transparente, honesto e demonstrar a realidade. O cliente precisa saber qual será a economia real”, afirma.
Hoje, a marca atua com tecnologia e sistemas próprios para melhorar o processo de gestão e aprimorar a jornada de contratação - realizada de forma 100% digital e em poucos passos.
Futuro de expansão acelerada
A Gedisa está presente em 1,2 mil cidades distribuídas em 16 estados. A meta para 2025 é chegar a 23. O crescimento anual estimado para este ano é de quatro vezes o resultado anual de 2024.
Ainda em 2025, a marca trabalha para sanar uma demanda dos clientes de geração distribuída e do mercado livre de energia: a divisão das faturas entre as comercializadoras de energia local e a distribuidora. A Gedisa oferecerá a possibilidade de uma fatura unificada e, futuramente, com débito em conta.
A gente quer que esta jornada seja boa, que o cliente veja e economia, que sinta que a energia renovável é mais barata e que a jornada de consumo seja fácil, almeja o CEO.
Excelência e crescimento
Com mais de 6 mil clientes, a Gedisa conta com 60 usinas elétricas em operação - que garantem um fornecimento estável e confiável. Para o conforto dos clientes, são 15 distribuidoras conectadas, que permitem a integração ao sistema energético nacional.
Em sete anos de atuação, a marca gerou mais de 100 GWh de energia e planeja a expansão da potência instalada, que alcança 400 MW.
Entre as principais soluções da empresa estão a geração distribuída, que conecta pequenos produtores de energia limpa aos consumidores de grandes centros; o financiamento para a geração de energia própria, permitindo ao cliente o aproveitamento mais ágil dos benefícios econômicos; a emissão de Selo de Sustentabilidade para comprovação do uso de energia renovável e o apoio para o ingresso de grandes consumidores no mercado livre de energia, o que possibilita melhor negociação de preços e melhores prazos das tarifas.
Gedisa apresenta o GazzSummit Agro e Foodtechs
O GazzSummit Agro e Foodtechs vem para ocupar um lugar de destaque nas discussões sobre inovação no agronegócio e no setor food, conectando especialistas, empresas e startups para debater tendências, tecnologias e os principais desafios desses segmentos, fortalecendo o debate em torno da cadeia produtiva que leva os produtos do campo à mesa do consumidor.
O evento será realizado nesta quarta (26) e quinta-feira (27) dentro do Smart City Expo Curitiba, segundo maior evento sobre cidades inteligentes do mundo. Os ingressos já estão disponíveis no site oficial do GazzSummit Agro e Foodtechs.