Thumbnail

O Dia Mundial da Criatividade e da Inovação é comemorado no em 21 de abril. Crédito: Canva.

Dia Mundial da Criatividade e Inovação

Dia da Criatividade e da Inovação: as novas prioridades das empresas brasileiras

GazzConecta
22/04/2024 17:26
Tríade do desenvolvimento, a convergência entre criatividade, inovação e tecnologia moldam os negócios, permitindo que as empresas se destaquem em um mercado saturado e evoluam constantemente para atender às demandas em constante mutação dos consumidores. No dia 21 de abril é comemorado o Dia da Criatividade e da Inovação. A data foi instituída em 2017 pela ONU e faz parte das metas de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas. Afinal, a transformação parte da criatividade e da inovação.
Para os empresários e donos de startups, o Dia Mundial da Criatividade e Inovação é uma oportunidade para renovar o compromisso com a experimentação e a busca incansável por soluções inovadoras. “As inovações vão continuar a surgir; portanto, nossa responsabilidade é usarmos delas de maneira a amplificarem nossas capacidades”, pondera Guilherme Massa, cofundador da Liga Ventures, maior rede de inovação aberta da América Latina, que conecta startups e grandes empresas para geração de negócios.
A data também sinaliza que, nos dias de hoje e se bem utilizada, a inteligência artificial não corromperá a criatividade nem ameaçará carreias, mas sim a inovação transformará ideias criativas em realidade tangível, aplicando novos métodos, processos e tecnologias para resolver problemas complexos e criar valor.
Nos negócios, a criatividade é a chave para a diferenciação competitiva, permitindo que as empresas se destaquem em um mercado saturado e evoluam constantemente para atender às demandas em constante mutação dos consumidores. Nesse aspecto, o estudo Innovation Survey 2024 revelou que mais da metade das companhias brasileiras que responderam a pesquisa (52%) considera a inovação como prioridade em suas organizações.
Já pensando no futuro, característica do pensamento inovador, 53,5% das empresas do país planejam implementar inteligência artificial como potencial estratégico - e ela está destinada a se tornar a principal facilitadora em suas jornadas de inovação. O estudo foi realizado pela consultoria especializada em tecnologia ACE Cortex, em colaboração com a plataforma educacional Future Dojo e a consultoria em fusões e aquisições (M&A), ACE Advisors.