Thumbnail

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Inteligência Artificial de Curitiba, Dario Paixão, na entrega dos prêmios do Seul Smart City Prize nesta quinta-feira (10) na capital sul-coreana. Crédito: Divulgação.

Cidade inteligente

Curitiba é premiada no Seul Smart City Prize, uma das mais importantes premiações de cidades inteligentes do mundo

GazzConecta
11/10/2024 19:27
Curitiba acaba de ser premiada no Seul Smart City Prize, concurso internacional de cidades inteligentes promovido pelo governo metropolitano de Seul, na Coreia do Sul. O anúncio foi feito na quinta-feira (10) durante a Smart Life Week, na capital sul-coreana.
Curitiba recebeu a prata na categoria Cidade Centrada nas Pessoas (Human-CentriCity), com o case Curitiba Cidade Inteligente e Sustentável. O troféu foi recebido pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Inteligência Artificial de Curitiba, Dario Paixão.
O prefeito Rafael Greca destacou que Curitiba, eleita no ano passado a cidade mais inteligente do mundo no World Smart City Awards, realizado no Smart City Expo World Congress, em Barcelona, chega, agora, a mais uma etapa importante, sendo reconhecida em outro dos mais importantes rankings globais de cidades inteligentes, o Seul Smart City Prize. “É mais um reconhecimento mundial de que, aqui, a inovação é um processo social para melhorar a vida das pessoas”, disse.
A premiação foi criada pelo governo metropolitano de Seul e pela fundação World Smart Sustainable Cities Organization (WeGO), que promove iniciativas de cidades inteligentes pelo mundo. Concorreram, neste ano, 216 projetos de 123 cidades, representando 58 países de todos os continentes.
Curitiba foi finalista ao lado de cidades como: Kragujevac (Sérvia), Baguio e Iligan (Filipinas), Bilbao (Espanha), Helsinque (Finlândia), Doha (Catar), Goyang (Coreia do Sul), Nova York (Estados Unidos), Miri (Malásia), Taoyuan (Taiwan), Yazd (Irã), Tampere (Finlândia), Dar es Salaam (Tanzânia) e Londres (Inglaterra).
Curitiba foi a única cidade do Brasil entre as 32 finalistas. Além de Curitiba, na categoria Human-CentriCity foram premiadas as cidades de Baguio (ouro), Miri (prata), Kragujevac (bronze), Bilbao (bronze) e Taoyuan (bronze). O prêmio também teve 16 finalistas na categoria TechInovaCity.
O Seul Smart City Prize incentiva a inovação urbana voltada à sustentabilidade, tecnologias digitais e inclusão social. Os vencedores foram escolhidos por um comitê de especialistas em energia, economia digital, gestão de desastres e desenvolvimento urbano.
Ainda neste ano Curitiba disputará o título de Comunidade Mais Inteligente do Mundo, em premiação do Intelligent Community Forum, do Canadá/Estados Unidos. Curitiba está entre as sete finalistas e a cidade vencedora será anunciada dia 4 de novembro no ICF Global Summit, em Barcelona.