Thumbnail

União entre os hubs facilitará a associação de novos membros e a participação em programas de ambas as partes. Crédito: Divulgação.

Inovação Aberta

Instituto Caldeira e Cubo Itaú se unem para colocar em prática a colaboração entre grandes players do ecossistema

GazzConecta
01/11/2023 18:06
Utilizar o potencial colaborativo para incentivar ainda mais a inovação aberta foi o que dois grandes players do ecossistema de inovação decidiram fazer. O Instituto Caldeira, hub de inovação de Porto Alegre, e o Cubo Itaú, mais relevante hub de fomento ao empreendedorismo tecnológico da América Latina, iniciaram uma parceria em que a conexão e a troca são os pilares.
A união dos dois hubs é uma oportunidade para as comunidades envolvidas acessarem espaços antes inacessíveis e desenvolverem relacionamentos estratégicos.
Desta parceria, startups e corporates associadas terão a oportunidade de usufruir de programas oferecidos pelos dois hubs. Algumas das ações previstas são a realização de eventos em formato de pitch - momento em que startups apresentam suas propostas - e a abertura para que startups conectadas ao Cubo Itaú participem do Ebulição Startups, programa de aceleração do Caldeira.
Ao mesmo tempo, os parceiros do Instituto Caldeira serão inseridos no buscador da plataforma digital do Cubo.
Outro exemplo de iniciativa de conexão é a abertura de inscrição de startups do Cubo para o Conecta Caldeira, programa de inovação aberta do Instituto Caldeira que une empresas fundadoras do hub gaúcho à startups da comunidade que possam solucionar seus desafios. Do lado do Cubo, as startups conectadas ao Instituto Caldeira que entrarem para a comunidade poderão se cadastrar para resolver os desafios disponíveis na plataforma.
A oficialização da parceria dará aos membros das comunidades Caldeira e Cubo Itaú descontos no valor para se tornarem membros do hub parceiro, ou seja, as startups e instituições da comunidade Caldeira que desejarem ingressar no Cubo Itaú terão essa possibilidade de negociação exclusiva e vice-versa. Com esse cenário, os hubs buscam aumentar o número de instituições e startups conectadas.

Aceleração de startups na capital gaúcha

O Instituto Caldeira é um hub de inovação e fomento à nova economia, localizado no coração de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Estabelecido em mais de 22 mil m² no Distrito Industrial da capital gaúcha, o Caldeira promove programas de aceleração para startups, eventos de conexões e programas de inovação aberta.
Em mais de 20 salas de reunião, 4 espaços de eventos e cerca de 120 posições de coworking para uso dos membros, o espaço físico ainda abriga 100 empresas residentes, startups, poder público e universidades, unindo iniciativas diversas em prol do desenvolvimento tecnológico na região.
Além dos programas de desenvolvimento de startups, o Caldeira promove eventos semanais sobre temas centrais para o avanço do ecossistema de inovação. A plataforma de educação, o Campus Caldeira, também é sediada no espaço físico exclusivo dedicado a operações de ensino superior e profissionalizante.
Na última edição o Nova Geração, principal programa da iniciativa, foram selecionados 5 mil jovens para capacitação em tecnologia. O Instituto Caldeira foi reconhecido no Top 3 pelo Startup Awards e no Top 25 na categoria Ecossistema pelo 100 Open Startups, ambos em 2022.

Enquete

A inteligência artificial está transformando rapidamente aspectos da sociedade. Como você percebe o impacto da IA em nossas vidas?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão