Maior mercado mundial da Avon
Centro de inovação global da Avon é transferido dos Estados Unidos para o Brasil
Três anos depois da operação da Avon na América Latina ter sido adquirida pela Natura, o centro de inovação global da centenária marca de cosméticos foi transferido de Suffern, no estado de Nova York, nos Estados Unidos, para o Brasil. A inauguração aconteceu nesta quinta-feira (30) na fábrica da Natura, em Cajamar (SP).
A transferência do centro mundial já vinha sendo estudada desde a aquisição da operação da Avon pela Natura. O Brasil representa, em número de faturamento, o maior mercado da Avon no mundo, que hoje é composto por cerca de 50 países. A América Latina representa mais da metade deste faturamento.
De acordo com o vice-presidente de marca, marketing e inovação da Avon para América Latina, Daniel Silveira, as novas instalações para as operações de pesquisa e inovação têm a responsabilidade do avanço tecnológico da marca em todo o mundo. “Tudo alavancado com o conhecimento e tecnologia que a Natura já vem desenvolvendo aqui”.
Segundo Silveira, as marcas irmãs têm, agora, a possibilidade de compartilhar conhecimento, equipamentos e times de pesquisadores, além de fornecedores e comunidades em nível global. Também, agora, a totalidade dos processos de pesquisa e desenvolvimento da Avon será realizado a partir das novas instalações na fábrica da Natura em Cajamar.
O processo de transferências do centro global de inovação da Avon se deu ao longo do mês de novembro. A estratégia, neste momento, é colocar o Brasil em evidência, liderando o desenvolvimento de produtos e tecnologias da Avon para o mundo, de acordo com o executivo da marca. “Conseguimos ser mais eficientes e, além disso, mais inovadores, transformando o Brasil, que é a sede da Natura, em um grande centro tecnológico”, afirma.
Movimento estratégico
De acordo com a marca, a transferência da estrutura de operação para o Brasil é um movimento estratégico não somente porque o país é o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo e o mais importante para os negócios da Avon, mas também pelas possibilidades de descobertas que uma região tão diversa em termos geográficos, culturais e étnico-raciais pode proporcionar no processo de criação de produtos que atendam às demandas de consumidores de todos os continentes.
O novo empreendimento terá capacidade e potencial para desenvolver mais de 100 fórmulas ao ano e mais de 30 fórmulas exclusivas para o mercado latino-americano.
A Natura já havia observado o potencial da pesquisa e desenvolvimento em solo brasileiro da Avon quando a marca instalou, em São Paulo, em 2017, seu laboratório de inovação nacional, onde eram desenvolvidos produtos focados nos países latinos, como adaptações de cores, fragrâncias e texturas, substituição de ingredientes e estudos para adequação de formulações para demandas regionais.
Para a nova operação da Avon no Brasil, foram contratados mais de 70 profissionais com atuação em áreas como pesquisa, desenvolvimento e inovação em embalagens, fórmulas de fragrância, produtos para rosto, corpo e banho, entre outras.
Segundo a marca, o objetivo é formar equipes interdisciplinares e diversas de cientistas, engenheiros e especialistas em beleza, responsáveis pelo estudo de soluções seguras, eficazes e de qualidade em cosméticos, criando os melhores produtos e produzindo em escala global, o que os tornam mais acessíveis.
E vem aí o GazzSummit
O GazzSummit Agro e Foodtechs é uma iniciativa pioneira do GazzConecta para debater o cenário de inovação em dois setores de grande relevância para o país. O evento será realizado nos dias 8 e 9 de maio de 2024 com o propósito de conectar e promover conhecimento para geração de novos negócios, discussão de problemas e desafios, além de propor soluções para o setor.
O GazzSummit promove a disseminação de tecnologias e práticas de inovação que possam levar a cadeira produtiva ainda mais longe. Uma super estrutura espera os participantes, que poderão conferir mais de 30 palestrantes e mais de 300 empresas. O evento vai reunir players importantes do ecossistema como grandes empresas, cooperativas, produtores, entidades públicas, startups e inovadores. Garanta já a sua inscrição no site.