Thumbnail

Brasileiros serão os primeiros a testar as novas funcionalidades lançadas pelo Google. Crédito: Pathum Danthanarayana/Unsplash.

Google For Brasil 2024

Celulares Android terão tela bloqueada em caso de roubo; entenda a novidade lançada pelo Google

Fernando Henrique de Oliveira
Fernando Henrique de Oliveira
14/06/2024 16:14
Usuários brasileiros de smartphones com sistema operacional Android serão os primeiros do mundo a testar três novas ferramentas de proteção contra roubo anunciadas na terça-feira (11) pelo Google. Disponíveis para as versões 10 ou superiores do Android a partir de julho, os novos recursos permitem o bloqueio da tela do aparelho para evitar o acesso indevido a arquivos e aplicativos sensíveis.
As ferramentas foram algumas das novidades apresentadas pela gigante de tecnologia durante o Google For Brasil, evento anual que revela lançamentos e atualizações de suas plataformas para o mercado brasileiro. Os recursos já haviam sido antecipados pela companhia em maio, durante o Google I/O, conferência global de desenvolvedores da empresa.

IA para detecção de roubo e bloqueio remoto

A função "Bloqueio por detecção de roubo" utiliza a inteligência artificial do Google e o acelerômetro do dispositivo para bloquear a tela imediatamente após qualquer movimento brusco detectado. Caso algum comportamento suspeito (como sair em disparada, por exemplo) seja identificado pela IA, a tela será protegida automaticamente, impedindo o acesso a aplicativos e dados que poderiam ser explorados caso o celular fosse levado com a tela desbloqueada. Uma vez bloqueada, será necessário o uso da senha para reativação.
O "Bloqueio remoto" permite que o usuário bloqueie a tela do dispositivo inserindo apenas o número de telefone no site do recurso em qualquer dispositivo. O usuário também precisará completar um rápido desafio de segurança para ativar o bloqueio. A página ainda não está disponibilizada.
A função também está disponível na ferramenta "Encontre meu Dispositivo", pela qual é possível bloquear e limpar o dispositivo remotamente em caso de perda ou roubo. No entanto, este recurso requer o login e senha da Conta Google — e muitos usuários tendem a esquecer de suas senhas, como sinaliza a empresa. Com o "Bloqueio Remoto", será mais fácil proteger os dados dos usuários, concedendo tempo adicional para recuperar os detalhes de suas contas e acessar as opções mais completas da função "Encontre meu Dispositivo".
Outra medida de segurança anunciada é o "Bloqueio de dispositivo offline", que automaticamente bloqueia a tela do celular Android após longos períodos sem conexão com a internet. A explicação da empresa sugere que é comum que aparelhos roubados sejam desconectados da internet para evitar localização ou bloqueio.
Quem quiser ser notificado por e-mail quando as novas ferramentas de segurança estiverem disponíveis na Google Play Store, pode se inscrever pelo site.

Brasil: prioridade para o Google

De acordo com Maia Mau, diretora de marketing para Android no Google Brasil, 85% dos celulares no país operam com o sistema Android. Este foi um dos fatores que motivou a escolha do Brasil para testar as ferramentas antes do restante do mundo.
Entre os cinco principais países usuários das plataformas do Google, o Brasil é uma prioridade para a empresa. Tanto que, em setembro do ano passado, lideranças do Android, incluindo o presidente Sameer Samat, visitaram o país para compreender melhor os problemas de roubo de celulares. Desde então, foram realizadas discussões com representantes do Ministério da Justiça e Segurança Pública para desenvolver aplicações que contribuam para a segurança dos brasileiros.
Desde dezembro, o país conta com o Celular Seguro, lançado pelo governo federal com apoio do Ministério da Justiça. O aplicativo bloqueia imediatamente o acesso a smartphones furtados ou roubados, notificando operadoras e bancos para o bloqueio dos acessos. A medida busca desencorajar o roubo de dispositivos no país.

Proteção contra golpes e fraudes

O Google também anunciou a expansão de um programa-piloto de proteção contra fraudes em celulares Android que chega ao Brasil ainda em junho. Usuários brasileiros terão uma versão melhorada do Google Play Protect, que não permitirá a instalação de aplicativos baixados por navegadores, apps de mensagens ou gerenciadores de arquivos, se estes solicitarem permissões sensíveis como leitura de SMS, notificações e acessibilidade (RECEIVE_SMS, READ_SMS, BIND_Notifications e Accessibility). 
O Play Protect bloqueará automaticamente essas instalações e notificará o usuário sobre o motivo. Desenvolvedores afetados são aconselhados a revisar suas permissões e seguir as práticas recomendadas pelo Google. O piloto começa no Brasil no fim de junho e será expandido gradualmente nos próximos meses para dispositivos Android com Google Play Services.

E vem aí o GazzSummit Agrotechs

O GazzSummit Agrotechs é uma iniciativa pioneira do GazzConecta para debater o cenário de inovação em um dos setores mais relevantes do país. O evento será realizado no dia 15 de agosto de 2024 com o propósito de conectar e promover conhecimento para geração de novos negócios, discussão de problemas e desafios, além de propor soluções para o setor.
O GazzSummit promove a disseminação de tecnologias e práticas de inovação que possam levar a cadeia produtiva ainda mais longe. Uma programação intensa de 12 horas de conteúdo, e mais de 25 palestrantes, espera os participantes que poderão interagir com players importantes do ecossistema como grandes empresas, cooperativas, produtores, entidades públicas, startups e inovadores. Garanta já a sua vaga.

Enquete

No Google for Brasil 2024, a gigante de tecnologia anunciou diversas novidades para o mercado brasileiro. Dentre elas, qual lhe chamou mais a atenção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão