Thumbnail

Fundada em Curitiba, Celero se tornou case nacional em Open Finance. Crédito: divulgação.

Parceria estratégica com Visa

Celero vira sucesso nacional com cases em Open Finance

Bruno Raphael Müller
Bruno Raphael Müller
13/06/2025 13:16
Fundada em 2016, a Celero iniciou suas atividades como uma consultoria financeira voltada para Pequenas e Médias Empresas (PMEs). Porém, hoje, a empresa é conhecida como um dos grandes cases em Open Finance do Brasil e não quer parar por aí. Pedro Chaves, COO e um dos fundadores da Celero, relembra os primeiros passos.
"Nosso foco inicial era atender diretamente as PMEs, pois percebíamos a dificuldade delas na gestão do fluxo de caixa. Lembro de um dos nossos primeiros clientes de consultoria que nos entregou uma caderneta com entradas e saídas quando pedimos o fluxo de caixa. Entendemos que a maior dificuldade era o controle efetivo do dinheiro", conta.
A partir dessa percepção, a Celero começou a investir em tecnologia, focando na entrada e enriquecimento de dados por meio de inteligência artificial desde 2017. "Sempre usamos inteligência artificial para enriquecer dados financeiros e transacionais, pois o empreendedor de PME tem muito trabalho na rotina e não tem tempo para classificar transações, o que é um custo ou uma despesa", explica Chaves.
A capacidade de processar e categorizar mais de R$ 1 bilhão por mês reflete a robustez dessa tecnologia proprietária. "Segurança é nossa prioridade, especialmente para nossos clientes e parceiros. Temos um investimento altíssimo em segurança e várias certificações, como as exigidas pela Visa", complementa.
Hora de pivotar: pandemia liga sinal de alerta e vira oportunidade
A grande virada, porém, ocorreu durante a pandemia. "Nossa carteira sofreu muito com a incerteza do mercado em 2020. A atração de novos clientes se tornou muito complicada. Entendemos que nossa grande riqueza estava nos dados que enriquecíamos para as PMEs", afirma Chaves. Essa percepção levou à pivotagem do modelo de negócio. "Junto com a Visa, entendemos que poderíamos fornecer esses dados e essa solução em uma escala muito maior, com o mesmo impacto, levando educação financeira para a PME na ponta através de grandes instituições financeiras", complementa o COO.
Essa mudança estratégica foi fundamental para o sucesso atual da empresa. A Celero, que antes atendia diretamente as PMEs, hoje se posiciona como o primeiro Business Financial Management (BFM) na América Latina, fornecendo infraestrutura e tecnologia para bancos e fintechs automatizarem a gestão financeira de suas carteiras de PMEs.
"Tomamos muito cuidado para, ao fazer a pivotagem, mudar o estilo do cliente sem deixar de pensar no nosso usuário, que continua sendo a PME, e sem deixar de entregar nosso propósito de trazer a gestão financeira simplificada e o dado enriquecido para o usuário final, para ele poder entender melhor como funciona a gestão financeira na empresa dele", ressalta Chaves.
Tina: A inteligência artificial com alma de astronauta e hiperpersonalização
Na quinta (12), a Celero celebrou o lançamento de sua inteligência artificial generativa, a TINA. O nome é uma homenagem a Valentina Vladimirovna Tereshkova, a primeira mulher a ir ao espaço. A escolha, segundo Pedro Chaves, não é por acaso. "O pioneirismo dela traduz muito do que a Celero faz. Nosso pioneirismo está no formato como construímos as coisas, como entregamos a solução e como entregamos esse dado", reflete.
A TINA representa um avanço significativo na oferta de soluções hiperpersonalizadas para empresas, integrando-se aos canais digitais bancários para atuar como uma extensão do banco no dia a dia do cliente PJ. Ela analisa comportamentos, sugere produtos financeiros, organiza o fluxo financeiro e categoriza dados de forma automatizada, facilitando a tomada de decisões.
"Basicamente, fazemos o cruzamento de diversas informações que coletamos, dos nossos parceiros, dos nossos clientes, e cruzamos essas informações para chegar ao dado enriquecido", explica Chaves sobre a tecnologia por trás da TINA. "Nosso principal diferencial é todo o histórico que criamos, as milhões de transações que classificamos manualmente e que temos como base, pois foram feitas por nós e por nossa equipe. Isso nos permite entregar uma precisão na classificação que é diferente no mercado."
Representação feminina além da TINA
Chaves enfatiza a importância da representatividade feminina na cultura da empresa, refletida na escolha do nome Tina. "Sempre trouxemos muito para nossa cultura, não só o pioneirismo dela, mas o posicionamento que ela teve perante ao momento e à história que estava vivendo. Em 2022, fomos certificados pela ONU Mulher pelo volume de gestões femininas e pelos programas de incentivo que tínhamos."
O ecossistema de Curitiba como pilar do crescimento
Curitiba, cidade natal da Celero, desempenhou um papel crucial no surgimento e crescimento da empresa. Chaves menciona a participação em movimentos e eventos, como o lançamento do GazzConecta em 2019, e a troca de experiências com outros empreendedores.
"O acesso aos empreendedores aqui no Paraná, para compartilhar aprendizados, sempre foi muito importante para nosso crescimento e desenvolvimento. E até hoje tentamos nos manter o mais ativo possível dentro da comunidade", avalia o COO.
"Nossa solução é necessária para o mercado pois nunca ninguém conseguiu construir isso", diz Pedro Chaves, COO da Celero. Crédito: divulgação.
"Nossa solução é necessária para o mercado pois nunca ninguém conseguiu construir isso", diz Pedro Chaves, COO da Celero. Crédito: divulgação.
Crescimento sustentável, parcerias estratégicas e inovação contínua
A Celero projeta um futuro de crescimento contínuo, com a expectativa de triplicar a receita nos próximos 12 meses. Pedro Chaves atribui esse sucesso à relevância da solução da Celero e à parceria estratégica com a Visa.
"Nossa solução é necessária para o mercado pois nunca ninguém conseguiu construir isso. Ter o aval da Visa é muito importante para nós, por toda a segurança que traz aos clientes e as certificações que eles exigem. Todo banco que trabalha com a Visa entende o que eles exigem, então isso traz uma segurança muito grande e foi um dos principais motivos para conseguirmos entrar em outros mercados aqui no Brasil e expandir a nível nacional."
A parceria entre Celero e Visa, estabelecida em 2022, representa um movimento estratégico para oferecer infraestrutura de dados PJ com foco em Business Financial Management (BFM). Através dessa colaboração, a Celero fornece sua plataforma tecnológica que auxilia na administração de negócios, garantindo controle de fluxo de caixa, previsibilidade financeira e apuração de resultados para PMEs. Essa solução é integrável ao Internet Banking de diversas instituições financeiras via API, permitindo a análise de contas a pagar e a receber, e pode ser customizada para atender às necessidades específicas de bancos, cooperativas, franquias e marketplaces.
"Encontramos na Celero a parceira perfeita em nosso propósito de ajudar as micro e pequenas empresas a prosperarem. Juntos, oferecemos de maneira agnóstica para bancos, cooperativas e fintechs uma solução que endereça uma das maiores dificuldades das PMEs brasileiras – o gerenciamento do fluxo financeiro", conta Nuno Lopes Alves, Group Country Manager da Visa no Brasil.
Futuro do Open Finance no Brasil
Para a Celero, o Open Finance no Brasil tem qualidade de nível mundial. A Inglaterra, segundo Chaves, está alguns anos à frente, mas o Brasil não deixa a desejar. "Muito disso é graças ao Banco Central, que tem evoluído muito a passos largos nos últimos anos, no acesso à informação, no compartilhamento e no poder que o usuário tem de controlar essa informação. O próprio Pix, quando surgiu, foi uma demonstração da força que o Banco Central tem de colocar as coisas no ar e da importância que ele está dando para toda a rede do Open Finance como um todo", acredita o COO.
Recentemente, a Celero anunciou uma parceria com a Caixa Econômica Federal para ampliar o gerenciador PJ do banco. Outro projeto com o Sicredi, o Organizador PJ, foi inclusive premiado como "Melhor Caso de Uso Open Finance" e "Melhor Caso de Uso Pessoa Jurídica" no Open Summit Awards 2023.
"Uma cultura de inovação tem que ser vivida e isso vai em toda a forma como fazemos a gestão das pessoas, toda a trilha de carreira, todo o desenvolvimento, toda a experiência que o colaborador tem", pondera ele sobre o dia a dia da Celero para seguir buscando novos sucessos. "Nossa solução não é criada por nós; ela é criada pelas pessoas que estão na ponta, trabalhando com o cliente, com o usuário e enriquecendo o dado diariamente".