Educação e sustentabilidade
Assaí e Curitiba saem vitoriosas do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora
Empreendedorismo aliado à educação, meio ambiente, tecnologia e sustentabilidade. Com essas temáticas, as prefeituras de Curitiba e Assaí conquistaram reconhecimento nacional na 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE) e colocaram o Paraná como o único estado do país com dois troféus. A cerimônia de entrega dos prêmios aconteceu na terça-feira (11), em Brasília. As informações são da Agência Estadual de Notícias (AEN).
A atual edição da premiação do Sebrae Nacional recebeu cerca de 2,5 mil inscrições de práticas municipais que induzem o desenvolvimento e fortalecem o empreendedorismo por todo o Brasil. Foram 145 projetos inscritos na etapa Paraná do PSPE, vindos de 104 municípios de todas as regiões do estado.
Localizada no norte do Paraná, Assaí recebeu prêmio na categoria Empreendedorismo na Escola. A iniciativa “Assaí Tech – Empreendedorismo do infantil ao primeiro emprego” mobiliza professores e estudantes municipais e estaduais para fomentar a Tecnologia da Informação, tendo como foco uma política de retenção de talentos, buscando em agregar valor para o cidadão e para a iniciativa privada.
O prefeito de Assaí (PR), Michel Ângelo Bomtempo, recebeu o troféu e também, no encerramento da cerimônia, foi escolhido para falar em nome dos vencedores.
“É inexplicável a sensação de você trabalhar com uma grande equipe, como é a da educação. Temos mais de 200 professores junto de mais de 3.700 alunos das redes municipal e estadual. Vir até aqui, receber este prêmio, é muito importante para a nossa cidade, é fruto de um trabalho de integração realizado para levar tecnologia e inovação às escolas”, disse.
Já a prefeitura da capital paranaense levou o troféu com o projeto “Curitiba Cidade Sustentável”, na categoria Sustentabilidade e Meio Ambiente. Segundo Dario Paixão, secretário municipal de Inovação, a cidade estabeleceu programas modernos que levaram à implementação de políticas públicas e à criação de novos espaços. Como exemplos, Paixão cita a Pirâmide Solar e o Bairro Novo da Caximba, a eletrificação dos ônibus, as fazendas urbanas, a promoção de energia limpa e renovável, entre outros.
Além de Assaí e Curitiba, outras oito prefeituras paranaenses foram vencedoras estaduais e participaram da final: Bom Jesus do Sul, Cerro Azul, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Jacarezinho, Londrina, Pato Branco e Ponta Grossa.
Em nível nacional, o Paraná tem destaques no prêmio desde a primeira edição. Jacarezinho levou o prêmio duas vezes, em 2012 e 2022, que havia sido a última edição. A lista de projetos paranaenses que venceram o PSPE, nacionalmente, tem ainda Guarapuava (primeira edição), Carlópolis (décima edição), Ponta Grossa (décima edição), Santa Helena (segunda edição), Munhoz de Mello (sexta edição), Laranjeiras do Sul (nona edição), Bom Sucesso do Sul (sétima edição) e Cascavel (sétima edição).
Em sua 12ª edição, o prêmio contou com dez categorias: Simplificação e Fomento do Empreendedorismo; Sala do Empreendedor; Compras Governamentais; Empreendedorismo na Escola; Turismo e Identidade Territorial; Sustentabilidade e Meio Ambiente; Cidade Empreendedora; Governança Territorial; Empreendedorismo Rural e Inclusão Produtiva. As duas últimas categorias são novidades desta edição.
O Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora é realizado desde 2001 com edições bienais.
E vem aí o GazzSummit Agrotechs
O GazzSummit Agrotechs é uma iniciativa pioneira do GazzConecta para debater o cenário de inovação em um dos setores mais relevantes do país. O evento será realizado no dia 15 de agosto de 2024 com o propósito de conectar e promover conhecimento para geração de novos negócios, discussão de problemas e desafios, além de propor soluções para o setor.
O GazzSummit promove a disseminação de tecnologias e práticas de inovação que possam levar a cadeia produtiva ainda mais longe. Uma programação intensa de 12 horas de conteúdo, e mais de 25 palestrantes, espera os participantes que poderão interagir com players importantes do ecossistema como grandes empresas, cooperativas, produtores, entidades públicas, startups e inovadores. Garanta já a sua vaga.