Novidade
WhatsApp lança recurso de transcrição de mensagens de áudio; saiba como utilizar
Recebeu um áudio e ele é muito longo? Ou está em um lugar barulhento e não consegue ouvi-lo? A partir de agora, isso não será mais um problema. O WhatsApp anunciou nesta quinta-feira (21) a chegada do recurso de transcrição de mensagens de voz diretamente no aplicativo. Com isso, ao invés de ouvir, o usuário poderá ler a mensagem quando não tiver condições de a reproduzir.
Antes da novidade, o Zapia já era uma opção para quem precisava do texto transcrito, mas era necessário encaminhar o áudio para o contato salvo no telefone. Agora, a transcrição é automática, na mesma conversa em que o áudio foi recebido.
Apesar do lançamento oficial, o recurso será liberado gradualmente para todos os usuários. No momento, a funcionalidade estará disponível apenas em inglês, português, espanhol e russo. A intenção é que mais idiomas sejam contemplados nos próximos meses.
Segundo o WhatsApp, esta era uma ferramenta bastante aguardada, especialmente pelo público brasileiro. Por aqui, são enviadas quatro vezes mais mensagens de voz pelo aplicativo do que qualquer outro país do mundo. Além disso, a empresa informa que as transcrições serão renderizadas no dispositivo, isto é, as mensagens de voz pessoais permanecem criptografadas de ponta a ponta. Isso significa que ninguém, nem mesmo o WhatsApp, pode ver, ouvir ou ler as mensagens.
Caso o usuário já tenha o recurso de transcrição habilitado, é necessário ativá-lo antes de iniciar a utilizá-lo. Para isso, é preciso seguir os passos abaixo:
- Entre em "Configurações";
- Clique em "Conversas";
- Selecione "Transcrição de mensagens de voz" e ative a a ferramenta;
- Selecione o idioma da transcrição.
Pronto. Depois desses passos, a função já estará ativa. Para transcrever o áudio, toque e segure a mensagem de voz. Selecione "Transcrever" e o texto vai aparecer logo após o áudio.
Por padrão, a transcrição de mensagens de voz fica desativada até que ela seja habilitada no aplicativo. A opção também pode ser desativada. A transcrição pode demorar um pouco para que fique disponível. O aviso "Transcrição indisponível" é exibido quando o idioma configurado para a transcrição de mensagens de voz não é o mesmo da mensagem recebida; quando algumas palavras não são reconhecidas (possivelmente devido a barulho ao fundo); e quando a transcrição não está disponível no idioma da mensagem de voz.
As transcrições das mensagens de voz podem apresentar erros.