Thumbnail

A Tembici, que detém a tecnologia das bicicletas compartilhadas em Curitiba, com a marca da Estácio, opera com 500 bikes na cidade, sendo 250 elétricas. Crédito: Distribuição.

Mobilidade urbana

Bike Estácio ultrapassa meio milhão de deslocamentos em apenas seis meses de atuação em Curitiba

GazzConecta
06/02/2024 16:44
Em apenas seis meses do serviço de bicicletas compartilhadas em Curitiba, a Tembici contabilizou mais de 550 mil deslocamentos. A empresa é líder em tecnologia para micromobilidade na América Latina.
O diretor de negócios e operações na Tembici, Gabriel Reginato, comenta que o número superou as expectativas da empresa e que esse feito é fruto de parcerias com a população e com a prefeitura. “Quando chegamos a Curitiba, em julho de 2023, sabíamos que a cidade teria grande potencial para a Tembici, mas alcançar meio milhão de deslocamentos em seis meses foi acima das nossas expectativas", diz em nota.

Enfoque da administração municipal

Atualmente, a capital paranaense dispõe de uma malha cicloviária de 280,4 km, composta por ciclovias, ciclofaixas, ciclorrotas e vias compartilhadas. Tendo isso em vista, Rosangela Battistella, superintendente de trânsito de Curitiba, enxerga a crescente adesão dos curitibanos a meios de locomoção sustentáveis como motivo de orgulho para o município.
Ela salienta que, devido a isso, deve haver um trabalho pautado em uma convivência harmoniosa no trânsito, com empatia e com respeito entre os diferentes modais. "É fundamental que os ciclistas desempenhem seu papel, optando por pedalar nas estruturas cicloviárias sempre que possível e não fazer o uso das canaletas que são exclusivas do transporte coletivo", afirma.

Impacto ambiental positivo

Quem também sai ganhando com esses números é o meio ambiente. Esses 550 mil deslocamentos equivalem a mais de 1,3 milhões de quilômetros rodados - cerca de 48 voltas ao redor da Terra. Na tradução como impacto ambiental positivo, 100 toneladas de CO² deixaram de ser emitidos, economia essa que equivale ao plantio de mais de 690 árvores.

Posicionamento da Estácio e seus objetivos de sustentabilidade

Eduardo Guedes, diretor de mídia e marketing da Estácio, destaca o papel da instituição em integrar iniciativas sustentáveis como a Bike Estácio e seu compromisso com a sustentabilidade.
"Investimos continuamente em iniciativas que fortaleçam o comprometimento da instituição com a sustentabilidade. O desempenho registrado pelo sistema em Curitiba destaca o potencial da mobilidade ativa e reforça nossa busca por uma cidade mais conectada e sustentável, proporcionando uma alternativa de transporte ou lazer que, além de não ser prejudicial ao meio ambiente, traz benefícios para a saúde da comunidade. A sustentabilidade é um dos objetivos fundamentais da Estácio", revela.

Dados operacionais da Bike Estácio em Curitiba‌

A Tembici opera com 500 bicicletas em Curitiba, sendo 250 elétricas. Ao todo, são 50 estações espalhadas pela capital. Os pontos mais utilizados são as duas estações no Parque Barigui, na Câmara Municipal e no Parque São Lourenço. Dos deslocamentos, 37% ocorrem nos fins de semana. A empresa registrou aumento de 23% no número de deslocamentos nos últimos três meses de utilização em comparação com os três primeiros da operação.
Segundo a Tembici, os dados revelam que, durante os fins de semana, a utilização é mais voltada para o lazer e para atividade física; já durante a semana, para o deslocamento de trabalho, principalmente nas estações próximas do transporte público, o que revela a importância da conectividade. Além disso, a tendência é que o sistema seja descoberto por ainda mais pessoas, ampliando esses números nos próximos meses.

E vem aí o GazzSummit

O GazzSummit Agro e Foodtechs é uma iniciativa pioneira do GazzConecta para debater o cenário de inovação em dois setores de grande relevância para o país. O evento será realizado nos dias 8 e 9 de maio de 2024 com o propósito de conectar e promover conhecimento para geração de novos negócios, discussão de problemas e desafios, além de propor soluções para o setor.
O GazzSummit promove a disseminação de tecnologias e práticas de inovação que possam levar a cadeira produtiva ainda mais longe. Uma super estrutura espera os participantes, que poderão conferir mais de 30 palestrantes e mais de 300 empresas. O evento vai reunir players importantes do ecossistema como grandes empresas, cooperativas, produtores, entidades públicas, startups e inovadores. Garanta já a sua inscrição no site.

Enquete

As ferramentas de IA estão se tornando cada vez mais populares e acessíveis, com diversas opções disponíveis para diferentes necessidades. Qual delas você mais utiliza?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão